Como eliminar cheiros ruins de lugares fechados com estes 2 ingredientes?

Com estes dois ingredientes naturais e de uso cotidiano, a umidade e os aromas desagradáveis vão desaparecer da sua casa rapidamente. Experimente e comprove sua efetividade!
Como eliminar cheiros ruins de lugares fechados com estes 2 ingredientes?

Última atualização: 07 Janeiro, 2021

Os maus odores podem ter origens diferentes. No entanto, em espaços fechados, a umidade, a falta de ventilação e o crescimento de fungos costumam ser as causas mais comuns.

A equação é simples. Em geral, o mau cheiro dentro de casa é causado, em geral, pela umidade no ambiente ou armazenada em objetos guardados em ambientes internos. Isso favorece a proliferação de ácaros e bactérias. Ao mesmo tempo, esses micro-organismos são os mais obstinados inimigos das pessoas alérgicas e asmáticas.

Para que o espaço não cheire mal e não prejudique a saúde dos habitantes da casa, o ideal é encontrar uma solução. Uma deles envolve o uso de dois ingredientes em particular. Descubra abaixo!

2 ingredientes para eliminar cheiros ruins de lugares fechados

Se você sair de férias ou passar muito tempo fora de casa, é provável que surja um mau cheiro. Também acontecerá isso se você não ventilá-la durante o dia ou se, simplesmente, o espaço não receber a quantidade de luz solar apropriada.

O que acontece é que a umidade se acumula e infesta tudo o que está ao seu alcance. As paredes podem ser afetadas, assim como as roupas — principalmente a roupa suja —, os sapatos sujos ou as cortinas.

Portanto, a primeira medida que deveremos tomar para eliminar maus cheiros em lugares fechados é ventilar e lavar bem o ambiente correspondente. Os desodorizantes e os desinfetantes para chão não podem faltar.

Carvão vegetal

O carvão vegetal é o elemento perfeito para eliminar os odores ruins. Não só é natural, como também não causa contaminação alguma e nos permite não recorrer a produtos industrializados.

Você pode encontrá-lo em qualquer supermercado e pode ser usado facilmente tanto em quartos da casa quanto na geladeira, nos armários e em qualquer outro compartimento que solte um aroma desagradável.

Dizem que um grama de carvão vegetal equivale a uns 250 metros quadrados quanto à capacidade de absorção. Aqui não só estão incluídos os cheiros ruins, mas também outras substâncias nocivas para a nossa saúde que mal percebemos. Tudo isso desaparece com esse simples elemento de origem natural.

Ele é obtido de um carvalho chamado Quercus phillyraeoides, o qual passa por um processo de carbonização moderado e é misturado com areia, terra e cinzas. Isso lhe dá um tom esbranquiçado.

Agora, com certeza você estará se perguntando o que fazer quando os odores desaparecerem. A “renovação” do carbono consiste em um processo tão fácil quanto deixá-lo algumas horas ao sol. Ali secará, expulsará a umidade e as substâncias absorvidas e estará pronto para um novo uso.

Cânfora

A cânfora é uma substância esbranquiçada, parecida com o sal. Provém de uma planta cientificamente chamada Laurus camphora, ainda que seja mais conhecida como canforeira.

Trata-se de uma substância com uma grande quantidade de usos. Além de ser um elemento para eliminar odores, é usada como analgésico, anti-inflamatório e preventivo de muitas doenças, dentre outras coisas.

Como usar cânfora para eliminar odores de lugares fechados? Fácil! Primeiro, você deve tê-la em qualquer uma de suas apresentações: pode ser óleo essencial, líquido ou sólido, seja em pó ou bolinhas.

Uma primeira opção é misturá-la com a água e o desinfetante que você usa para limpar o chão. A cânfora dará um aroma gostoso e relaxante aos seus ambientes depois de uma boa limpeza.

Por ouro lado, também é aconselhável seu uso por meio de um pulverizador para borrifar nos ambientes. Para isso, basta misturá-la com um pouco de água e óleo essencial de qualquer aroma. É fundamental a moderação, já que inalá-la em grandes quantidades pode ser prejudicial para a saúde. Por isso, adicione só algumas gotas.

Por fim, você também pode se valer das bolinhas de cânfora para o armário. Simplesmente coloque-as dentro do armário e diga adeus aos cheiros que surgem devido à umidade e ao ambiente fechado.

Eliminar cheiros ruins de lugares fechados já não será uma tarefa extremamente difícil. De agora em diante, em questão de minutos, seus ambientes vão cheirar muito bem e sua chegada em casa terá uma sensação mais acolhedora.

Pode interessar a você...
9 dicas para evitar mau cheiro em casa
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
9 dicas para evitar mau cheiro em casa

Existem áreas da casa onde o mau cheiro se acumula. Se você notar isso em sua casa, considere estas dicas que ajudarão a evitar os maus cheiros.



  • Rutala, W. (1996). Desinfectantes de uso hospitalario. In Mayhall Hospital Epidemiology and Infection Control. Maryland: G. Baltimore.
  • Carrasco, S. (2017). 5 objetos en casa que acumulan millones de bacterias : Su Médico.
  • Adams, H. S. (1956). UN PROYECTO DE PROGRAMA DE PROTECCION DE LOS ALIMENTOS PARA LOS PAISES QUE NO LO TIENEN. PSP.
  • Analiza Calidad. (2006). Microorganismos indicadores. Microbiología de Los Alimentos.