Melhores dicas para perder peso depois das férias

· 11 de junho de 2018
Para conseguir perder peso depois das férias é fundamental traçar metas realistas que possam ser alcançadas pouco a pouco, para não desanimarmos no caminho.

Sabemos que voltar do nosso tempo de descanso não é uma ideia que agrada a todos. Menos ainda se nos dermos conta de que durante este período ganhamos alguns quilos extras. Porém, existem alguns truques que podemos aplicar para perder peso depois das férias.

A seguir, compartilharemos oito conselhos que serão úteis no momento de iniciar a jornada de emagrecimento.

1. Adeque a sua mente ao processo de mudança

Antes de começar os ajustes alimentares ou iniciar uma rotina de exercícios, é necessário tomar um tempo para compreender realmente as mudanças às quais submeterá seu corpo durante os próximos meses.

A maneira mais simples de superar a síndrome pós-férias que muitas pessoas podem experimentar é implementando uma rotina que se adeque à nossa nova realidade. Assim, a melhor forma de fazer esta mudança é entendendo que já não teremos tanto tempo livre.

É momento de trabalhar em nosso desejo de cumprir uma determinada meta, como perder peso ou nos reincorporarmos a nossa rotina de trabalho.

2. Fazer exercícios para perder peso depois das férias

Mulher comendo maçã

Embora possa faltar motivação, um dos pilares para perder peso depois de um tempo livre é retomar nossas rotinas de exercício.

Lembre-se de que a ideia não é competir em um evento de fisiculturismo ao retornar, mas acostumar novamente nosso corpo a se manter ativo com exercícios funcionais.

  • Nos primeiros dias, você pode dedicar 30 minutos para caminhar com intensidade média.
  • Depois, se possível, inclua exercícios com pesos ou atividades ao ar livre. Temos certeza de que seu corpo agradecerá.

3. Complemente com uma rotina alimentar saudável

Na vida, tudo que fazemos cumpre uma relação de 80-20. Na hora de chegar ao seu peso ideal, acontece o mesmo. Faça escolhas saudáveis 80% do tempo, e dê alguns caprichos a si mesmo nos outros 20%.

Para perder peso depois das férias é necessário complementar nossa rotina de exercícios com uma alimentação balanceada.

  • Recomendamos moderar o consumo de carboidratos e eliminar de forma periódica a comida processada.
  • Evite o consumo de açúcar e fast food.

4. Não se esqueça de consumir muita água

A importância de beber água

Uma das chaves para que o seu metabolismo se acelere e você possa perder peso rapidamente é consumir a quantidade correta de água.

Recomendamos substituir gradativamente as bebidas com as quais acompanha suas refeições por água.

5. A importância da organização

O mais normal é que, ao reincorporamos a nossa rotina diária depois de umas férias, nossa agenda se torne um pouco apertada. Quando isso acontece, pode ser que tendamos a pular refeições ou fazer algumas a mais.

Para que isso não aconteça com você, recomendamos que se organize muito bem e prepare suas refeições com antecedência. Desta maneira, terá tempo para cumprir com as suas obrigações e comer bem o dia todo (café da manhã, almoço, lanches e jantar).

6. Deixe o estresse de lado

Mulher estressada

Um dos fatores primordiais no ganho de peso é o estresse e as rotinas angustiantes às quais certos indivíduos se submetem. Isso se deve ao fato de que os níveis de ansiedade e frustração são altos sob estes regimes.

Por mais apertada que seja a sua agenda, é importante dedicar pelo menos uma hora do dia para fazer exercícios de meditação e relaxamento. Desta maneira, você verá que será muito fácil perder peso depois das férias.

7. Se cair, levante-se

Errar é humano e você não é alheio a essa premissa. Ao começar uma rotina que, de certo modo, é completamente diferente do que está acostumado, é normal que você pense em jogar a toalha.

Isso é a coisa mais normal do mundo, por isso recomendamos que não entre em pânico. Quando isso acontecer, a única coisa que deve fazer é entender qual foi a sua falha e começar de novo.

Não é à toa que existe um provérbio chinês que diz: “Se você cair sete vezes, lembre-se de se levantar oito”.

8. Estabeleça metas realistas

Mãe e filha fazendo exercícios

Nem tudo é tão simples quanto imaginamos em nossa mente, sabemos disso muito bem. Ao mesmo tempo, devemos reconhecer o que somos capazes de fazer e alcançar.

Por isso recomendamos criar uma lista de metas que saiba que pode cumprir, ainda que o processo para alcançá-las seja um pouco mais longo do que o normal. Esta lista pode ser acompanhada de frases motivadoras que o impulsionem a não jogar a toalha.

Dica extra para perder peso depois das férias

Assim que chegar das férias, em uma folha em branco, estabeleça de uma maneira clara a meta que quer alcançar. Quanto mais detalhes colocar, mais simples será alcançá-la.

Depois, fracione esta meta em várias metas pequenas que possa ir cumprindo todos os dias depois de suas férias e adicione-as ao calendário.

Desta maneira, você se sentirá melhor internamente ao saber que sua meta final é real e que só deve pôr um pouco mais de empenho e ânimo para alcançá-la.