Conheça os benefícios do vinagre

· 7 de dezembro de 2013
Além de dar um sabor extra aos nossos pratos, o vinagre nos permite aliviar sintomas de várias doenças e, inclusive, ajudar a emagrecer.

Quantas vezes prometemos mudar alguns hábitos para ter uma vida mais saudável? Isto inclui também a nossa alimentação e dentro dela estão os temperos. Um deles é o vinagre com todos os seus benefícios.

Mas, para ter uma vida mais saudável é preciso optar pela ingestão de nutrientes que façam bem ao nosso corpo sem causar efeitos colaterais. O que muita gente faz é optar por remédios, muitas vezes caros, que nem sempre são eficientes.

Uma excelente alternativa é buscar soluções naturais para fortalecer o nosso organismo. E podemos encontrar essas soluções em alimentos e temperos, como o vinagre, por exemplo.

Todas as suas vantagens e benefícios demonstram que é muito mais que um simples tempero para saladas.

Vinagre de maçã para temperar a salada

Benefícios do Vinagre

Apresenta em sua composição mais de trinta elementos nutritivos importantes para o nosso organismo. Entre eles destacam-se:

  • minerais,
  • vitaminas,
  • ácidos essenciais,
  • várias enzimas como a pectina, excelente para o coração,
  • ferro,
  • vitamina B 12,
  • ácido fólico,
  • cálcio.

Ajuda no diabetes e a emagrecer

Entre os vários benefícios que o vinagre traz ao nosso organismo, há vantagens fundamentais para pessoas portadoras do diabetes tipo 2 e para quem precisa e deseja emagrecer.

Não deixe de ler: 7 hábitos para controlar o diabetes

Pesquisas comprovaram que a ingestão de uma colher de chá do vinagre de maçã, com alta concentração de ácido acético, reduz taxas de insulina e glicose, que normalmente se elevam após a alimentação, e que podem trazer efeitos negativos aos diabéticos.

Já para quem apresenta sintomas de obesidade ou para quem desejar perder apenas alguns quilinhos, este tempero pode ser uma boa arma.

Uma pesquisa realizada mostrou que um grupo de pessoas tomou o mesmo tipo de vinagre antes das duas principais refeições do dia e outro grupo recebeu apenas placebo.

Os resultados foram surpreendentes. Em um mês, o grupo do vinagre apresentou perda de quatro a sete quilos, enquanto o peso das pessoas tratadas com placebo não se alterou de forma significativa.

Dieta do Vinagre

Vinagre para dieta

Já ouviu falar na dieta do vinagre?

Promete ajudar a perder cerca de 3 kg por semana. Simplesmente, inclua duas a três colheres de sopa de vinagre diariamente em saladas, pratos quentes e também no tempero de carnes.

Leia também: Qual é a importância dos legumes na dieta?

Acredita-se na eficácia da dieta pelo ácido acético, principal componente do vinagre. Esta substância possui um efeito termogênico, portanto, acelera o metabolismo, promovendo o emagrecimento.

Outra vantagem do ácido acético é sua atuação como inibidor da atividade de enzimas que atuam na digestão de carboidratos. Ele então evitaria a absorção do nutriente. Por outro lado, possui a capacidade de controlar seu apetite.

Com a ingestão do vinagre a digestão dos alimentos se tornaria mais lenta fazendo com que eles permaneçam mais tempo no estômago, promovendo então maior sensação de saciedade.

Cuidado com a dieta do Vinagre

O vinagre traz muitos benefícios, entretanto, CUIDADO! Seu consumo excessivo pode provocar irritação gastrointestinal. Portanto, se você já apresenta um quadro de gastrite ou úlcera, a dieta não deve ser seguida devido ao risco de agravar os sintomas.

E lembre que sempre é aconselhável a consulta ao médico, porque ele orientará sobre o tratamento mais adequado.

As informações foram úteis pra você? Sendo assim, continue antenado na nossa página com mais dicas para a sua saúde, beleza e bem-estar.

  • Krehbiel, D. (2014). Acetic Acid Content of Vinegar. https://doi.org/10.1158/0008-5472.CAN-08-3221
  • Morgan, J., & Mosawy, S. (2016). The Potential of Apple Cider Vinegar in the Management of Type 2 Diabetes. International Journal of Diabetes Research. https://doi.org/10.5923/j.diabetes.20160506.02
  • Chen, H., Chen, T., Giudici, P., & Chen, F. (2016). Vinegar Functions on Health: Constituents, Sources, and Formation Mechanisms. Comprehensive Reviews in Food Science and Food Safety. https://doi.org/10.1111/1541-4337.12228