7 dicas para prevenir a obesidade

· 9 de outubro de 2013
Beber água é muito importante para manter a forma e eliminar toxinas. Além disso, muitas vezes confundimos sede com fome, por isso a água também nos ajuda a não comer demais.

A prevenção é a chave para qualquer questão relacionada à saúde, principalmente para prevenir a obesidade. Reconhecer os sintomas de um problema antes que ele realmente se converta em um problema é o que melhor define a prevenção nesse caso.

Existem formas simples de reconhecer se o seu corpo e a sua saúde estão se deteriorando, além da maioria dos problemas relacionados serem passíveis de prevenção.

A obesidade não é uma exceção, logo, pratique estas 7 dicas para preveni-la. Lembre-se de que nunca é tarde para começar a levar uma vida saudável.

1. Mantenha-se ativo para prevenir a obesidade

A maneira mais comum de prevenir a obesidade é levando um estilo de vida ativo. Atividades simples, como optar por usar escadas em vez de elevadores ou caminhar até o trabalho quando possível, podem ajudar muito.

Muitas pessoas aproveitam para ir à academia, ainda que isso não seja imprescindível. Existem muitas maneiras de praticar exercícios.

Podemos optar por caminhar, correr, andar de bicicleta, nadar, praticar alguns exercícios em casa, tais como a próprio ioga, etc.

Recomendamos a leitura: A ioga e a saúde das articulações

Feet of jogging person
A maneira mais comum de prevenir a obesidade é levando um estilo de vida ativo.

2. Alimente-se de maneira saudável

A FDA (Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos) recomenda que uma pessoa consuma em media 2.000 calorias por dia, distribuídas em alimentos como lácteos, carnes, cereais, frutas, verduras e legumes.

Você pode tentar adaptar sua alimentação para cumprir estes requisitos; será uma das maneiras mais eficazes de prevenir a obesidade.

prevenir a obesidade
É recomendável que consumamos 2.000 calorias por dia, distribuídas em alimentos como lácteos, carnes, cereais, frutas, verduras e legumes.

3. Controle o seu peso

É importante nos pesarmos uma vez por semana para controlarmos o peso. Se notarmos um ganho de peso, devemos tomar as medidas apropriadas para perdê-lo. Outra opção pode ser comprar uma esteira para trabalhar o corpo em casa.

Leia também: Aprenda a preparar água de magnésio para controlar a ansiedade e o peso corporal

Need diet
Quando apresentamos excesso de peso e tivermos o objetivo de perdê-lo, é importante nos pesarmos uma vez por semana para controlar a perda.

4. Beba agua

Muitas vezes, as pessoas confundem a desidratação com os sinais de fome. A FDA recomenda bebermos de oito a dez copos d’água por dia. A água limpa e desintoxica todas as impurezas do organismo.

Lembre-se de que é importante que seja água natural, sem aromatizantes ou qualquer tipo de sucos ou açúcares.

beberagua
A água limpa e desintoxica todas as impurezas do organismo.

5. Faça uma avaliação médica pelo menos uma vez por ano

Os médicos aconselham que os adultos realizem uma avaliação pelo menos uma vez por ano para evitar complicações de saúde.

Ao detectar qualquer complicação com antecedência, o médico poderá tratá-la rapidamente e sem maiores consequências.

Paquita

6. Mantenha a comida pouco saudável fora de sua alimentação

O atrativo desse tipo de comida pode ser muito difícil de suportar e às vezes podemos sucumbir à tentação. Porém, seja inteligente e tente cortar esse tipo de alimento de sua dieta.

7-dicas-prevenir-obesidade.4
Seja inteligente e tente cortar esse tipo de produto de sua alimentação.

7. Coma apenas quando sentir fome

Pretty woman dithers between fruits or sweets

Estudos demonstraram que as pessoas naturalmente magras são assim porque comem apenas quando sentem fome. Comer apenas quando nosso corpo nos indica a necessidade é uma boa maneira de prevenir a obesidade.