Como comer entre as refeições sem engordar: 8 recomendações

· 21 de outubro de 2018
Há muitas opções para comer com intervalos sem engordar. O segredo é planejar com antecedência e evitar alimentos com calorias vazias vendidos nos mercados e que servem apenas para matar a vontade

Existem estratégias simples que permitem comer entre as refeições sem engordar. Embora às vezes a tendência seja relacionar as “beliscadas” com alimentos cheios de calorias, na realidade, há várias maneiras de planejar as refeições para que elas sejam mais saudáveis e satisfatórias.

De fato, esses tipos de alimentos estão em qualquer plano alimentar, já que são uma forma de “recarregar” o corpo para que ele funcione sem quaisquer dificuldades. O essencial é aprender a fazer boas escolas, evitando os lanches fora de hora.

O que é preciso levar em conta para comer entre as refeições sem engordar? As regras são bem simples. A seguir, vamos passar as mais importantes para que você comece a incorporá-las imediatamente. Tome nota!

1. Faça apenas dois lanches

Mulher comendo salada de frutas entre as refeições

Os lanches têm o objetivo de controlar a sensação de fome entre as principais refeições. Por isso, para que não se tornem inimigos da sua dieta, você deve fazê-los apenas duas vezes ao dia: um no meio da manhã e um no meio da tarde.

Beliscar fora desses horários é um dos motivos pelos quais as dietas fracassam. Embora às vezes pareça “inofensivo”, esse hábito leva ao consumo de calorias extras que impedem você de emagrecer.

2. Escolha bem os alimentos

Há centenas de opções de produtos processados disponíveis no supermercado que prometem acabar com os desejos entre as refeições. No entanto, a maioria contém calorias vazias e que não ajudam a manter a sensação de saciedade.

Se o objetivo for comer entre as refeições sem engordar, é essencial escolher bem os alimentos. Por isso, em vez de comer frituras, doces e industrializados em geral, o melhor é optar por alternativas saudáveis, como frutas picadas, sanduíches de legumes e vegetais ou porções de frutas secas.

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3. Modere as porções

Pode comer frutos secos entre as refeições

Esse é o ponto em que muita gente falha, mesmo comendo alimentos saudáveis. O fato do lanche ser composto de alimentos saudáveis não quer dizer que você deva comê-los em excesso. 

Então, para não comprometer o equilíbrio da dieta, todas as porções devem ser moderadas.

4. Não exceda 200 calorias

Seguindo a recomendação anterior, vale destacar que o lanche escolhido não deve passar de 200 calorias. O ideal é que tenha no máximo 150. Embora pareça pouco, há muitas opções com propriedades saciantes: frutas, palitos de legumes, batidas, etc.

5. Coma devagar

Pode comer saladas entre refeições

Essa regra se aplica à todas as refeições, inclusive aos lanches menores. Embora muitas pessoas ignorem esse hábito, comer devagar e mastigar bem os alimentos ajuda a ter uma maior sensação de saciedade e favorece a digestão.

6. Combine nutrientes para comer entre as refeições sem engordar

A combinação de diferentes nutrientes também faz com que você possa comer entre as refeições sem engordar. Embora as frutas e vegetais sejam as opções com menos calorias, é válido combiná-las com alguma fonte de proteínas, carboidratos ou gorduras saudáveis.

O truque é não ultrapassar a quantidade recomendada de calorias. Por isso, você pode fazer combinações simples, como frutas e cubos de queijo, pão com abacate ou um punhado de frutas secas com iogurte natural.

Confira no seguinte artigo Para que serve o iogurte?

7. Prepare batidas

Pode beber sucos entre refeições

Há muitas receitas de batidas com baixo teor de calorias que permitem controlar a sensação de fome entre as principais refeições. Evite apenas as opções ricas em gorduras e açúcares para não estragar a sua dieta por completo.

Entre algumas opções interessantes, estão:

  • Verduras verdes acompanhadas de maçã e kiwi
  • Água de coco com abacaxi
  • Frutas vermelhas com semente de chia
  • Leite de aveia com mamão
  • Aipo, abacaxi e salsinha

8. Planeje seus lanches com antecedência

Como já dissemos anteriormente, comer comer entre as refeições sem engordar é possível, desde que haja planejamento. Muitas pessoas tendem a consumir lanches pouco saudáveis porque não se planejam com antecedência.

Por isso, quando a fome ataca, elas tendem a ingerir frituras, doces e todo tipo de comida imprópria em uma dieta.

Como solucionar isso? É bem fácil! Prepare seus lanches antes de sair para trabalhar. Esse hábito vai garantir não só que você escolha alimentos orgânicos e com baixo teor em calorias, como economizar muito dinheiro.

Para concluir, é possível “beliscar” entre as principais refeições sem ganhar muito peso. Para isso, é importante escolher alimentos com alto valor nutricional e que contenham poucas calorias.

Da mesma forma, é essencial evitar alimentos processados, mesmo aqueles que contenham a palavra “light” no rótulo.

Você já segue essas recomendações? Lembre-se delas ao seguir a sua dieta!