Razões para incluir sementes de chia na dieta

30 de maio de 2017
As sementes de chia ajudam a controlar o colesterol e a regular o estresse, além de serem ricas em fibras, saciantes, e favorecerem a perda de peso.

As sementes de chia são pequenas, mas são muito poderosas. Estamos certos de que já ouviu falar delas.

No entanto, se é uma das pessoas que ainda não as experimentou, convidamos a dá-las uma chance.

Uma das grandes vantagens das redes sociais e das novas tecnologias é que permitem compartilhar informações e conhecer determinadas práticas como as de uma alimentação saudável, equilibrada e benéfica para toda a família.

Com frequência, entram na moda determinados alimentos que prometem resultados milagrosos. Certamente já ouviu que as sementes de chia são um “superalimento”.

No entanto, é preciso esclarecer que, por si só, não curam doenças e não eliminam os quilos extras.

Estas sementes são “mediadoras” da boa saúde. São um complemento indispensável em toda alimentação saudável por três razões muito simples:

  • São ricas em proteínas.
  • Não contêm gordura.
  • Têm um alto nível nutricional.

Por isso, recomendamos que as consuma no café da manhã. É o momento ideal do dia e o instante no qual poderá aproveitar melhor todos os seus benefícios.

Razões para consumir sementes de chia no café da manhã

sementes-de-chia-com-abacate

É possível encontrar as sementes de chia em qualquer loja de produtos naturais ou na seção especializada do supermercado.

Hoje em dia as sementes estão muito na moda no mundo da nutrição, por isso, se for possível, não hesite em experimentar também as sementes de abóbora, linhaça e cânhamo.

Por outro lado, um problema que muitas pessoas costumam ter é o fato de não saber como prepará-las. É muito fácil: o limite está na sua imaginação.

Pode-se incluí-las em iogurtes, em seu mingau de aveia, em uma tigela com várias frutas ou até em vitaminas deliciosas.

Descubra também: 5 alimentos que devemos evitar no café da manhã

Veja a seguir todos os seus benefícios.

1. São uma fonte natural de ácidos graxos ômega 3

Os ácidos graxos ômega 3 são gorduras essenciais e poderosos aliados dos ossos.

  • Não se esqueça que o organismo não pode fabricar este tipo de gordura, por isso somos “obrigados” a obtê-las através da alimentação.
  • As sementes de chia são maravilhosas para começar a cuidar do coração desde a primeira hora do dia.
  • Graças ao ômega 3 reduz-se o colesterol, cuida-se do cérebro, melhora-se a função nervosa, e favorece-se uma adequada hidratação celular.

2. Oferecem uma dose extra de proteínas

agua-saborizada-com-sementes-de-chia

As sementes de chia são compostas por 20% de proteínas vegetais.

Algo tão fácil quanto acrescentar uma colher destas sementes em uma vitamina natural ajudará a conseguir um nível de energia constante ao longo do dia.

Não se esqueça que tomar um café da manhã rico em proteínas melhora o metabolismo, coloca-o em funcionamento e facilita a perda de peso.

3. As sementes de chia são saciantes

Se está pensando em perder alguns quilos, as sementes de chia podem ser sua melhor estratégia nutricional.

  • Em primeiro lugar, permitirão começar o dia com um alto nível de energia e nutrição.
  • São ricas em fibras e, por isso, conseguirá depurar o organismo e evitar a prisão de ventre.
  • O segundo aspecto que faz delas um dos alimentos mais clássicos nas dietas para perder peso é seu poder saciante.
  • Estas sementes são hidrófilas, ou seja, aumentam quando entram em contato com a água. Portanto, ajudarão a não comer entre as refeições.

Descubra também quais são os melhores alimentos para perder peso.

4. Reduzem seus níveis de estresse

Outra boa razão para consumir sementes de chia no café da manhã é por suas propriedades para reduzir o nível de cortisol no sangue.

Além disso, algo que nem todos sabem é que o estresse queima grande parte das reservas de magnésio.

  • Isso explica, por exemplo, por que aparecem cefaleias, dores nos ossos, ou por que costumamos sofrer sobrecargas musculares.
  • As sementes de chia aumentam os níveis de magnésio de forma natural, favorecendo o bem-estar e a força, e cuidando da regulação do cortisol no sangue para promover o relaxamento.

5. Sementes de chia com frutas silvestres: a combinação mais saudável

pudim-de-sementes-de-chia

O segredo de por que sempre vemos em revistas de nutrição a saborosa mistura de sementes de chia e morangos ou framboesas é muito simples: pelo poderoso nível de antioxidantes que esta combinação oferece.

Não hesite em procurar frutas silvestres no mercado. Não importa se não é a temporada ou se é preciso comprá-las congeladas, porque seus benefícios continuam sendo notáveis.

Começar o dia com um café da manhã rico em proteínas e antioxidantes é algo muito positivo para o coração, para a saúde hepática, e para enfrentar os radicais livres que envelhecem de forma precoce.

Por isso, comece hoje mesmo a cuidar melhor de si consumindo sementes de chia regularmente.

  • Taga, M. S., Miller, E. E., & Pratt, D. E. (1984). Chia seeds as a source of natural lipid antioxidants. Journal of the American Oil Chemists’ Society61(5), 928-931.
  • Ixtaina, V. Y., Nolasco, S. M., & Tomas, M. C. (2008). Physical properties of chia (Salvia hispanica L.) seeds. Industrial crops and products28(3), 286-293.
  • Weber, C. W., Gentry, H. S., Kohlhepp, E. A., & McCrohan, P. R. (1991). The nutritional and chemical evaluation of chia seeds. Ecology of Food and Nutrition26(2), 119-125.