5 alimentos que devemos evitar no café da manhã

O problema destes alimentos é que estamos muito acostumados a incluí-los em nosso café da manhã, e mesmo que não sejam benéficos, já nos parecem imprescindíveis na primeira hora do dia.
5 alimentos que devemos evitar no café da manhã
Carlos Fabián Avila

Revisado e aprovado por o médico Carlos Fabián Avila.

Escrito por Okairy Zuñiga

Última atualização: 23 agosto, 2022

Em diversas ocasiões já falamos da importância do café da manhã para o corpo. Hoje, por outro lado, queremos falar dos alimentos que devemos evitar nesta primeira refeição do dia.

Sendo esta a refeição inicial com o objetivo de trazer vitaminas, minerais e fitonutrientes, devemos ter cuidado com o que incluímos no café da manhã.

Podemos estar consumindo produtos que causem os efeitos contrários aos desejados:  obesidade, desnutrição e mais fome.

É muito comum que muitas pessoas se encham de alimentos vazios de nutrientes ou muito pesados e que provocam uma sensação de cansaço e mau humor. 

Quando dormimos, nosso corpo está tecnicamente jejuando, reparando e desintoxicando, mas isso acaba no primeiro momento em que introduzimos a primeira mordida de alimento.

Tome nota dos seguintes alimentos que devemos evitar e elimine-os por completo de seu menu matinal.

1. Alimentos que devemos evitar: suco de frutas artificial ou processado 

suco-de-frutas-industrializado

Começamos por um dos alimentos mais comuns e que deveríamos evitar no café da manhã. Costumamos vê-lo como algo comum porque desde pequenos o tomamos.

A confiança nestas bebidas se deve muito ao fato de lermos no rótulo “enriquecidos com vitaminas”.

Mas o que não estamos conscientes é de que também vêm carregados de muito açúcar, sabores artificiais e corantes. Já sabemos que esta é uma combinação nada saudável para o corpo.

Os sucos pasteurizados não são bem recebidos pelo corpo, já que podem aumentar os níveis de açúcar no sangue.

Se você realmente deseja uma bebida de frutas, é melhor preparar seu próprio suco com somente uma porção da fruta. 

Já sabemos que parece pouco, mas lembre-se de que inclusive os sucos naturais tem muita açúcar na forma de frutose.

Para obter algo mais substancial, escolha o consumo das vitaminas.

2. Alimentos que devemos evitar: iogurtes comerciais

O iogurte é outro alimento muito comum em quase todos os cafés da manhã, já que por ser um derivado do leite, pensamos que sempre é saudável e nutritivo, mas a realidade é outra.

O iogurte comercial é outros dos alimentos que é melhor evitar no café da manhã, pois:

  • Provoca a liberação de muco, fazendo com que apareça fleuma.
  • O iogurte costuma estar carregado de açúcar e componente artificiais.

No lugar, opte pelo iogurte natural. Você pode prepará-lo em casa ou comprá-lo no supermercado, mas assegure-se de ler o rótulo antes.

Entre seus ingredientes, não deverá conter nada de açúcar nem químicos.

Se você deseja algo com sabor, misture uma xícara de iogurte natural com uma porção de fruta.

3. Alimentos que devemos evitar: carnes processadas

Todas as carnes como o toucinho, presunto e salsicha são prejudiciais para a saúde. A maioria destes alimentos são ricos em sódio e gorduras saturadas.

Além disso, seu sistema digestivo tem dificuldade para digeri-las, por isso deixam uma sensação de cansaço e peso, nada agradável caso você tenha que estar ativo durante o dia.

Ao invés destas carnes processadas, sugerimos consumir frango, ovos ou qualquer tipo de corte magro acompanhado de uma boa opção de vegetais.

4. Alimentos que devemos evitar: cereais de caixa

cereais-comerciais

Este é um clássico que, assim como os sucos, a publicidade nos fez crer que oferecem energia para todo o dia.

O problema é que geram sensação de peso e cansaço, por isso seria bom evitá-los no café da manhã.

Estes produtos são ricos em açúcares, corantes e flavorizantes artificiais. Como já vimos nos sucos, esta mistura não é nada boa para a manhã.

Quando juntamos estes cereais com leite de origem animal, obtemos uma combinação péssima para iniciar o dia.

É preferível substituir este café da manhã por cereais naturais e orgânicos. Você pode preparar aveia, barra de cereais caseiras ou pão integral.

Se você deseja adicionar leite, procure que este seja de origem vegetal, como de soja, amêndoas ou coco.

5. Alimentos que devemos evitar: panquecas com xarope de ácer

Este é o preferido de muitos pois são deliciosas, principalmente com xarope de ácer ou bordo e um toque de manteiga.

No entanto, apesar de ser delicioso e dar uma sensação de saciedade, não valem a pena como café da manhã.

A massa com que as panquecas são feitas é rica em farinha refinada e contém muito açúcar, por isso fará com que você se sinta lento por algumas horas depois de comê-las.

  • Se a ideia de eliminá-las por completo de sua vida não parece boa, substitua a farinha comercial pela farinha de aveia
  • Com relação ao doce, tente substitui-lo por pedaços de frutas como parte da massa.

Não estamos dizendo que você nunca mais deva comer algum destes alimentos, mas que é recomendável tentar manter uma dieta equilibrada.

Você pode consumir estes produtos no máximo uma vez por semana. No resto dos dias, siga uma dieta saudável e sem estes alimentos.

Sabemos que a vida saudável pode ser mais difícil, mas é gratificante.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Bray GA, Nielsen SJ, Popkin BM. Consumption of high-fructose corn syrup in beverages may play a role in the epidemic of obesity [published correction appears in Am J Clin Nutr. 2004 Oct;80(4):1090]. Am J Clin Nutr. 2004;79(4):537-543. doi:10.1093/ajcn/79.4.537
  • Stanhope, K. L., & Havel, P. J. (2009). Fructose consumption: considerations for future research on its effects on adipose distribution, lipid metabolism, and insulin sensitivity in humans. The Journal of nutrition139(6), 1236S–1241S. https://doi.org/10.3945/jn.109.106641
  • Paik, D. C., Wendel, T. D., & Freeman, H. P. (2005). Cured meat consumption and hypertension: An analysis from NHANES III (1988-94). Nutrition Research. https://doi.org/10.1016/j.nutres.2005.10.002
  • Environmental Working Group. Sugar in children’s cereals: Popular brands pack more sugar than snack cakes and cookies. (2011). recuperado el 28 de agosto de 2020. http://static.ewg.org/reports/2011/cereals/pdf/2011-EWG-Cereals-Report.pdf

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.