Receita para preparar barras de cereais caseiras

Ao preparar as barrinhas de cereais em casa podemos combinar os ingredientes de acordo com os nossos gostos, além de nos assegurarmos de que todos são saudáveis.
Receita para preparar barras de cereais caseiras
Anna Vilarrasa

Revisado e aprovado por a nutricionista Anna Vilarrasa.

Escrito por Equipe Editorial

Última atualização: 15 janeiro, 2023

Sem dúvidas, a imagem de uma barra de cereais nos transmite uma ideia de alimentação saudável e boa saúde. Certamente você já escutou dizer que a barra de cereal é energética e que pode nos ajudar a recarregar as energias. Porém, o que nem todos sabem é que as barras de cereais produzidas de forma industrial e comercializadas em supermercados geralmente são saturadas em condimentos, açúcares e outros tipos de aditivos que não são nada favoráveis à saúde.

Por isso, entendemos que o melhor é prepará-las de maneira caseira. Dessa forma, estaremos nos assegurando de que seus ingredientes são produtos saudáveis; e se são orgânicos, melhor ainda.

BARRA DE CEREAIS DE AVEIA CROCANTE

Ingredientes

– 1 xícara de aveia em focos

– 2 colheres de chá de coco ralado

– 1 colher de sopa de uvas passas

– 1 colher de sopa de amendoim torrado

– 2 colheres de sopa de mel

– Raspas de 1 tangerina

– ½ colher de chá de sementes de anis

– 1 colher de chá de azeite de sésamo

– 1 colher de chá de canela em pó

– 1 pitada de sal

Modo de preparo

Esquentar o azeite de sésamo em uma frigideira em fogo baixo. Adicionar aveia, canela e coco ralado. Mexer suavemente durante 15    minutos, aproximadamente, até observar que os ingredientes absorveram todo o azeite e estão dourados e crocantes. Adicionar as uvas passas, os amendoins, o anis e o sal. Mexer durante alguns minutos. Para esse tipo de preparo é ideal usar uma colher de madeira.

Adicionar o mel e as raspas de tangerina e apagar o fogo. Continuar mexendo para que todos os ingredientes se mesclem bem com o mel. Para finalizar, despeje toda a mistura em uma forma e pressionar bem para que a mescla fique compacta. Colocar em um congelador e deixar repousar até que esfrie e endureça. Cortar com uma faca, dando a forma e tamanho desejados às barras.

É fundamental deixar esfriar durante o tempo necessário, do contrário, ao tentar cortar a barra ela quebrará.

Prove outras combinações

Como você pode ver, preparar as barras é bem simples. Baseando-se no modo de preparo descrito anteriormente você pode elaborar barras de distintos sabores. Sugerimos que experimente adicionando alguns sabores, tais como:

– Nozes

– Amêndoas

– Sementes de linhaça

– Sementes de amaranto

– Sementes de girassol

– Arroz tufado

– Pedacinhos de frutas

– Flocos de milho

– Granola

– Biscoito picado

– Pedaços de chocolate etc.

Naturalmente, não é necessário utilizar todos os ingredientes de vez, você pode experimentar diferentes combinações, incorporando alguns ingredientes em uma ocasião e outros diferentes em outra.

Esperamos que você considere a opção de preparar esta receita, pois as barras de cereais constituem uma excelente opção, prática e saudável, para o café da manhã e lanches. São efetivas tanto para adultos como para crianças e são uma alternativa saudável de alimento a ser consumido entre uma refeição e outra.

Além disso estas barras não somente possuem estas qualidades como também estimulam o trânsito intestinal.

O que esta esperando para começar a preparar suas próprias barras e incrementar com novos ingredientes? Sua saúde agradece!

Imagem oferecida por Jamieanne.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Sturtzel B, Elmadfa I. Intervention with dietary fiber to treat constipation and reduce laxative use in residents of nursing homes. Ann Nutr Metab. 2008;52 Suppl 1:54-6.
  • Clemens R, van Klinken B. Oats, more than just a whole grain: an introduction. Br J Nutr. 2014;112(Suppl 2):S1-3.
  • Meydani M. Potential health benefits of avenanthramides of oats. Nutr Rev [Internet]. 2009;67(12):731–5.
  • Rasane P, Jha A, Sabikhi L, Kumar A, Unnikrishnan VS. Nutritional advantages of oats and opportunities for its processing as value added foods – a review. J Food Sci Technol. 2015;52(2):662–75.
  • Aparicio A, Ortega R. Efectos del consumo del beta-glucano de la avena sobre el colesterol sanguíneo: una revisión. Rev Esp Nutr Hum Diet. 2016;20(2):127-139.
  • Román M, Valencia F. Evaluación de galletas con fibra de cereales como alimento funcional. Vitae [Internet]. 2006;13(2):36-43.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.