Os melhores Alimentos para perder peso

Além de alimentos com poucas calorias, devemos escolher aqueles alimentos que facilitem a perda de peso. É importante escolher itens que sejam ricos em fibras e água.
Os melhores Alimentos para perder peso

Última atualização: 28 Janeiro, 2021

A obesidade eleva o risco de desenvolver problemas coronários e acidentes cerebrovasculares, por isso, muitas pessoas desejam emagrecer. Conheça aqui os melhores alimentos para perder peso.

Ainda que a redução do consumo de calorias seja primordial pra perder o excesso de quilos, é importante escolher os alimentos adequados para que a dieta seja eficaz.

Perder peso com pepino na dieta

O pepino apresenta vitaminas A, C e K e minerais como o magnésio, cálcio, manganês, fósforo, cobre, ferro e zinco.

É ideal para uma dieta de perda de peso, pois é rico em fibras e tem pouca gordura, ajuda principalmente a diminuir sua cintura. Adicione o pepino às saladas ou consuma-o com sal e azeite.

O suco de pepino é ideal para a perda de peso, pois contém uma grande quantidade de água. Além de proporcionar os eletrólitos necessários, hidrata as células do corpo e mantém uma sensação de plenitude por mais tempo.

O suco de pepino é usado frequentemente na limpeza do organismo, você pode bebê-lo sozinho ou misturado com outras verduras.

Alimentos para perder peso: aipo

O aipo ajuda a reduzir o colesterol e é utilizado como um supressor de apetite, já que tem poucas calorias e é rico em fibras. O suco de aipo é um grande anti-inflamatório e ajuda a desintoxicar o organismo.

Possui também um efeito diurético, pois elimina líquidos e toxinas. O suco também aumenta o fluxo intestinal.

Caldo desintoxicante

Prepare uma panela com quatro litros de água e adicione um ramo de aipo, duas maçãs grandes e duas cebolas grandes.

Deixe ferver até que os ingredientes estejam macios. Coe o líquido e guarde-o na geladeira. Tome uma xícara de caldo meia hora antes de cada refeição principal e, a cada vez, adicione um suco de meio limão. Tome três vezes ao dia.

Você pode consumir o caldo a hora que quiser, pois é anti-inflamatório e ajuda a eliminar os líquidos acumulados; os resultados chegarão após uma semana.

Alimentos para perder peso: aveia

A aveia é uma fonte excelente de vitamina B1, selênio, manganês, ferro, fósforo e triptofano, além de conter proteínas com pouca gordura.

A fibra solúvel ajuda a perder peso, já que proporciona uma sensação de plenitude por mais tempo. Procure incluir no seu café da manhã a aveia com leite, iogurte desnatado ou kefir.

Alimentos para perder peso: limão

O suco de limão é uma rica fonte de vitamina C, pois aumenta a função hepática e o metabolismo de gorduras. Além dos níveis de glutationa, um poderoso antioxidante, que ajuda na perda de peso e desintoxica o corpo com mais eficiência.

Cabe ressaltar, também, que o limão é um grande diurético. Por isso, é mais efetivo beber o suco de limão com água morna em jejum.

Isso ajudará a limpar seu intestino, além de promover a diurese e a perda de peso.

Pode interessar a você...
Opinião da ciência sobre as dietas para perder peso
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Opinião da ciência sobre as dietas para perder peso

Talvez você já tenha tomado a decisão de começar a seguir dietas para perder peso, mas você sabe o que a ciência opina sobre elas?



  • Mukherjee, P. K., Nema, N. K., Maity, N., & Sarkar, B. K. (2013, January). Phytochemical and therapeutic potential of cucumber. Fitoterapia. https://doi.org/10.1016/j.fitote.2012.10.003
  • Fujioka, K., Greenway, F., Sheard, J., & Ying, Y. (2006). The effects of grapefruit on weight and insulin resistance: Relationship to the metabolic syndrome. Journal of Medicinal Food9(1), 49–54. https://doi.org/10.1089/jmf.2006.9.49
  • Li X, Cai X, Ma X, et al. Short- and Long-Term Effects of Wholegrain Oat Intake on Weight Management and Glucolipid Metabolism in Overweight Type-2 Diabetics: A Randomized Control Trial. Nutrients. 2016;8(9):549. Published 2016 Sep 7. doi:10.3390/nu8090549
  • Wien, M. A., Sabaté, J. M., Iklé, D. N., Cole, S. E., & Kandeel, F. R. (2003). Almonds vs complex carbohydrates in a weight reduction program. International Journal of Obesity27(11), 1365–1372. https://doi.org/10.1038/sj.ijo.0802411