Como preparar o aipo para combater a constipação

· 29 de abril de 2018
O aipo nos fornece grandes quantidades de fibra. No entanto, devemos suplementá-lo com bastante água para que ele seja eliminado adequadamente e alivie a constipação. Caso contrário, poderíamos piorar a situação. Aqui lhe mostramos como usar o aipo para combater a constipação.

O aipo é um vegetal que é muito benéfico para a digestão. Ele estimula o apetite, reduz os gases e nos ajuda a combater a constipação de forma eficaz e natural.

Descubra neste artigo como você pode consumir o aipo para combater a constipação e regular a função intestinal.

Aipo para regular o intestino

O aipo é um vegetal rico em fibras, que limpa o intestino e promove uma boa evacuação. Desta forma, combatemos a constipação naturalmente e evitamos o dano que alguns laxantes causam ao nosso intestino.

Recomendamos que você leia: Como preparar abacaxi para aliviar a constipação

1. Suco de aipo

Suco verde de aipo para combater a constipação

O suco de aipo, graças ao seu alto teor de fibras, é um excelente remédio para aliviar a constipação.

No entanto, por seu sabor forte, recomendamos combiná-lo com algumas frutas, como maçã, pera ou abacaxi. Também podemos prepará-lo, em uma versão salgada como um gaspacho, com tomate, pepino, pimenta e alho.

O aipo também tem um alto poder depurativo e diurético, isto é, nos ajuda a eliminar toxinas e líquidos. É, portanto, um bom alimento para perder peso de forma saudável.

No entanto, recomendamos que o tome sazonalmente, para não sobrecarregar a função dos rins.

Podemos tomá-lo fora das refeições para torná-lo mais eficaz. Por exemplo, meia hora antes de cada uma das três refeições principais do dia.

2. Caldo de aipo e legumes

Sopa de aipo para combater a constipação

Se for amante de pratos de sopa ou está um dia frio, quando quiser uma receita reconfortante, podemos optar pelo caldo.

  • O aipo combina perfeitamente com todos os tipos de vegetais: batata, alho-poró, cebola, alho, cenoura, repolho, abobrinha, abóbora, etc.
  • Os caldos são pratos deliciosos e leves que nos ajudam a perder peso graças ao seu poder saciante. Eles também são o acompanhamento mais adequado para um jantar saudável.

No entanto, se quisermos uma opção mais consistente, podemos bater os legumes com o caldo para obter um creme ou preparar uma sopa.

Quer consumemos o aipo em caldo, sopa ou creme, em todos os três casos, será uma boa forma de incluir o aipo para combater a constipação.

Veja também: 11 alimentos que afetam a digestão e causam constipação

3. Batida contra a constipação

Suco de aipo para combater a constipação

Em seguida, propomos uma batida muito eficaz com aipo para combater a constipação naturalmente.

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de sementes de chia (15 g)
  • 3 ameixas
  • 1 ramo de aipo
  • 1 maçã orgânica
  • ½ xícara de amêndoas moídas (35 g)
  • 1 colher de mel de acácia ou outro tipo de mel (25 g)
  • 1 copo de água (200 ml)

Recomendamos mel de acácia, pois é um excelente remédio natural para reduzir a inflamação do intestino e promover a evacuação.

Preparação

  • Na noite anterior, vamos colocar as sementes de chia e as ameixas de molho em uma taça com água.
  • Introduziremos todos os ingredientes no liquidificador e incluiremos as sementes de chia, as ameixas secas sem o caroço e a água.

maçã, se for orgânica, vamos adicioná-la com a pele.

  • Vamos bater por pelo menos 2 minutos para obter uma textura cremosa. Se ficar muito grosso, podemos adicionar mais água.

Como tomar essa batida?

  • A melhor hora para tomar esta batida de aipo para combater a constipação é de manhã, em jejum.

De acordo com a medicina tradicional chinesa, a coisa mais benéfica para o intestino é tomar café da manhã antes das 7 da manhã. No entanto, esta batida terá o seu efeito mesmo se a tomarmos mais tarde.

Essa bebida é muito rica em fibras e, portanto, muito saciante.

Se ficarmos com fome depois de tomar a batida, podemos tomar o café da manhã normalmente, mas devemos esperar pelo menos meia hora para limpar o intestino.

Durante todo o dia, especialmente de manhã, devemos beber muita água para facilitar a digestão das fibras. Caso contrário, poderíamos até piorar o bloqueio intestinal.

Podemos tomar esta batida por vários dias até conseguirmos regular o trânsito intestinal. Se nossa dieta for geralmente pobre em fibra, nos primeiros dias podemos notar um agravamento da constipação, como parte do processo de adaptação.

Com um pouco de paciência e bebendo muita água, vamos notar os benefícios rapidamente.

Se a constipação persistir, apesar de seguir uma dieta equilibrada rica em fibras, devemos consultar o médico para descartar qualquer problema de saúde mais grave.