Como preparar o aipo para combater a constipação

O aipo nos fornece grandes quantidades de fibra. No entanto, devemos suplementá-lo com bastante água para que ele seja eliminado adequadamente e alivie a constipação. Caso contrário, poderíamos piorar a situação. Caso contrário, poderíamos piorar as coisas.
Como preparar o aipo para combater a constipação

Última atualização: 19 Fevereiro, 2021

O aipo é um vegetal muito fresco, rico em água e fibras, que se integra na preparação de vários pratos e agora, mais frequentemente, em batidas e vitaminas.

Acredita-se que ajuda a estimular o apetite, melhorar a digestão e combater a constipação naturalmente. Além disso, é considerado uma fonte complementar de hidratação, quando consumido fresco (sozinho ou com um pouco de homus), como snack nos meses de verão.

A seguir, vamos falar mais sobre as suas contribuições para a saúde e como você pode consumir aipo para combater a constipação e regular a função intestinal.

Aipo para combater a constipação

Os especialistas da Fundação Espanhola de Nutrição (FEN) dizem que o aipo é uma fonte de fibras, proteínas, potássio e flavonoides. É um alimento com baixo teor de energia, mas muito refrescante devido ao seu teor de água. Além disso, os especialistas comentam que:

“Ele também contém flavonoides, incluindo miricetina, quercetina e caempferol (flavonóis) e luteolina e apigenina (flavonas). Por outro lado, o óleo da semente de aipo contém ftalídeos, substâncias de origem natural que possuem propriedades na mucosa gástrica e um óleo volátil, o apiol”.

Quando consumido fresco e com suficiente regularidade, dentro de uma dieta adequada, pode ajudar a melhorar o trânsito intestinal e, assim, promover uma boa evacuação. Por esse motivo, acredita-se que possa ser útil no combate à constipação.

Recomendamos que você leia: Como preparar abacaxi para aliviar a constipação

1. Suco de aipo

Suco verde de aipo para combater a constipação

O suco de aipo, graças ao seu alto teor de fibras, seria um excelente remédio para aliviar a constipação. No entanto, por seu sabor forte, recomendamos combiná-lo com algumas frutas, como maçã, pera ou abacaxi. Também podemos prepará-lo em uma versão salgada como um gaspacho, com tomate, pepino, pimenta e alho.

O aipo tem certo efeito diurético, devido ao seu teor de água, ou seja, ajuda a eliminar os líquidos retidos. É, portanto, um bom alimento para perder peso de forma saudável.

Recomenda-se consumi-lo por curtos períodos para não forçar muito o funcionamento dos rins.

2. Caldo de aipo e legumes

Caldo de aipo e legumes

O aipo combina perfeitamente com todos os tipos de vegetais: batata, alho-poró, cebola, alho, cenoura, repolho, abobrinha, abóbora, etc.

Os caldos são pratos deliciosos e leves que ajudam a emagrecer, pois ajudam a saciar o apetite. São também o acompanhamento mais adequado para um jantar saudável. Porém, se quisermos uma opção mais consistente, podemos bater os vegetais com o caldo para obter um creme, ou preparar uma sopa.

O aipo em caldo, sopa ou creme é uma boa maneira de combater a constipação. 

Veja também: 11 alimentos que afetam a digestão e causam constipação

3. Batida contra a constipação

Suco de aipo para combater a constipação

Aqui vamos propor uma batida muito eficaz com aipo para combater a constipação naturalmente.

Ingredientes

  • 1 maçã
  • 1 pedaço de aipo
  • 3 ameixas
  • 1 copo de água (250 ml)
  • ½ xícara de amêndoas moídas (35 g)
  • 1 colher de sopa de sementes de chia (15 g)

Preparação

  • Na noite anterior, vamos colocar as sementes de chia e as ameixas de molho em uma taça com água.
  • Introduziremos todos os ingredientes no liquidificador e incluiremos as sementes de chia, as ameixas secas sem o caroço e a água.
  • Vamos lavar e cortar a maçã em pedaços, sem descascar.
  • Vamos descartar as sementes da maçã e usar o resto.
  • Vamos misturar tudo até obtermos uma bebida homogênea.
  • Se estiver muito grosso, você pode adicionar um pouco de água.

Modo de consumo

  • Acredita-se que a melhor hora para beber essa batida de aipo e regular o funcionamento do intestino é pela manhã, com o estômago vazio.
  • Meia hora depois, você pode tomar o café da manhã normalmente, para garantir que a bebida tenha seu efeito de limpeza no intestino.
  • Você pode tomar esta batida por vários dias até que o trânsito intestinal seja regulado. Se a sua dieta costuma ser pobre em fibras, nos primeiros dias você pode notar um agravamento da constipação, mas isso faz parte do processo de adaptação.
  • Ao longo do dia, é aconselhável beber bastante água para facilitar a digestão das fibras. Caso contrário, o bloqueio intestinal pode piorar.

Considerações finais

Por si só, nenhum remédio para constipação com aipo pode curar esse problema. No entanto, pode contribuir para isso, se ao mesmo tempo forem mantidos bons hábitos de vida.

Além disso, é preciso observar que nenhum remédio caseiro pode substituir o tratamento prescrito pelo médico. Se a constipação persistir, apesar de seguir uma dieta balanceada rica em fibras, devemos consultar o médico de família para descartar quaisquer problemas de saúde mais graves.

Pode interessar a você...
Remédios imediatos para crises de prisão de ventre
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Remédios imediatos para crises de prisão de ventre

Para aliviar uma crise pontual de prisão de ventre, podemos escolher qualquer um desses remédios, mas o consumo dos mesmos não deve se estender. Co...