Tortilha de abobrinha vegana

10 Março, 2020
A tortilha espanhola de abobrinha sem ovo é adequada para dietas veganas e low carb. É uma receita muito versátil e combina com muitos alimentos. Confira!
 

A tortilha de abobrinha vegana é uma excelente substituta para a tortilha de batata tradicional. É adequada para dietas vegetarianas estritas, pois também não contém ovo. Além disso, é muito interessante para quem quer controlar o peso, pois a abobrinha tem um teor calórico muito baixo.

Valor nutricional e benefícios da abobrinha

Abobrinha fatiada para fazer tortilha
A abobrinha é um vegetal com um grande número de nutrientes benéficos e antioxidantes.

A abobrinha tem uma grande quantidade de água e um baixo índice glicêmico, graças ao seu baixo teor de carboidratos. Do ponto de vista nutricional, vale destacar a grande quantidade de minerais essenciais que ela possui: potássio, magnésio, fósforo, ferro e cálcio.

Além disso, é rica em antioxidantes como, por exemplo, vitamina C, B9, K e C. Graças à sua composição, o consumo de abobrinha está relacionado a uma série de benefícios que detalharemos abaixo.

1. Melhora a saúde cardiovascular

A abobrinha é um alimento livre de colesterol, portanto, seu consumo é recomendado para quem sofre de hipercolesterolemia. Ao incluir abobrinha em nossa dieta diária, estamos ingerindo grandes quantidades de nutrientes sem aumentar nossos níveis de LDL (colesterol ruim).

 

2. Promove o trânsito intestinal

Boa digestão
Seu teor de fibras é um aliado contra a prisão de ventre.

Este vegetal contém uma quantidade significativa de mucilagem, um tipo de fibra solúvel muito benéfica para a saúde intestinal, pois melhora a constipação, a acidez e o refluxo, por exemplo.

Além disso, promove o desenvolvimento de bactérias benéficas na flora intestinal e facilita a absorção de nutrientes graças ao seu efeito prebiótico. Seu consumo também está relacionado à prevenção de úlceras gástricas e da síndrome do intestino irritável.

3. Previne a pressão alta

A abobrinha contém potássio, um mineral associado à hipotensão arterial, pois está envolvido na excreção urinária de sódio, e seu déficit está relacionado ao aumento da pressão arterial.

Além disso, o consumo de receitas com abobrinha está associado à eliminação do excesso de líquidos, uma propriedade muito benéfica para quem sofre de oligúria (baixa produção de urina) ou pedras nos rins.

Leia mais: Como fazer um gratinado de abobrinha e tomate

Receita vegana de tortilha de abobrinha

Tortilha de abobrinha
Esta receita é 100% vegana e ajuda a incluir vegetais e alimentos saudáveis à dieta com facilidade.
 

A tortilha de abobrinha é relativamente fácil de preparar e é muito saborosa. Pode ser consumida com salada, ratatouille, creme de cenoura e chia, gaspacho ou qualquer receita à base de vegetais.

Ingredientes da tortilha de abobrinha

  • 2 abobrinhas médias
  • 1 cebola grande
  • Azeite de oliva extravirgem
  • 100 gramas de farinha de grão de bico
  • 1 colher grande de amido de milho
  • 200 ml de leite vegetal, de preferência de soja
  • 200 ml de água
  • Sal, pimenta e alho em pó

Leia mais: Leite de amêndoas: receita caseira e fácil

Modo de preparo da tortilha de abobrinha

  • Primeiramente, corte a cebola em julienne e descasque e corte a abobrinha em fatias.
  • Para cozinhar esses vegetais, você pode usar uma panela ou o micro-ondas. No caso da panela, coloque cerca de quatro colheres de sopa de azeite e refogue em fogo médio até que a cebola e a abobrinha adquiram uma textura macia.
  • Se você quiser usar menos azeite, use o micro-ondas: adicione os legumes a uma tigela com tampa para micro-ondas e cozinhe em intervalos de dois minutos até considerar que está no ponto certo.
  • Em seguida, para preparar a mistura que substitui os ovos, adicione a farinha de grão de bico, amido de milho, água e leite vegetal em uma tigela. Misture tudo muito bem com a ajuda de uma batedeira manual e tempere com sal e pimenta a gosto. Além disso, você pode adicionar todas as especiarias que achar que combinam com este prato.
  • Adicione à receita a cebola e abobrinha refogadas. É importante ir adicionando pouco a pouco e parar quando considerar que obteve uma mistura espessa. As quantidades podem variar dependendo do teor de água do vegetal e da redução de seu tamanho durante o cozimento.
 
  • A mistura vai engrossar com o passar do tempo, por isso é importante prepará-la imediatamente antes de misturar com a cebola e a abobrinha.
  • Em seguida, coloque o óleo em uma panela e, quando estiver quente o suficiente, adicione o conteúdo da tigela.
  • Use um prato ou a tampa da panela para virar a tortilha. Você saberá que é a hora certa quando as bordas começarem a ficar definidas e pequenas bolhas surgirem no centro.
  • Termine de dourar do outro lado e retire do fogo.
  • Sua tortilha de abobrinha sem ovo está pronta.

Considerações finais

Prepare esta receita para toda a família e tire proveito de todas as propriedades mencionadas da abobrinha. Esta é uma excelente maneira de incluir esses vegetais na dieta das crianças.