Leite de amêndoas: receita caseira e fácil

· 11 de março de 2019
O leite de amêndoas é muito fácil de preparar em casa. Em simples passos obteremos um leite tão saboroso e cremoso que nunca mais voltará a comprá-lo no supermercado.

O leite de amêndoas, além de ser delicioso, é altamente nutritivo. Nos últimos anos, a venda deste produto despontou, posto que muitos comprovaram seu valor nutricional. Sua textura cremosa e seu sabor levemente doce é o que o converteu facilmente no favorito das pessoas que optaram por reduzir ou eliminar o consumo de leite animal.

A verdade é que o leite de amêndoas que é vendido nos supermercados tem um preço alto e, além disso, tem aditivos que comprometem seu valor nutricional. Você verá que esta receita é muito deliciosa e cremosa como dizem. Anime-se e prove-a se ainda não o fez!

Valor nutricional do leite de amêndoas

O leite de amêndoas é obtido ao se triturar amêndoas na água. A verdade é que se chama leite, mas na realidade é somente por sua cor. Sua composição, pelo fato de ser vegetal, o torna bem diferente do leite de vaca. É muito consumido pelas pessoas que tem uma dieta vegetariana e vegana e também os atletas.

Devido à variedade e tipos de preparo desta deliciosa bebida, é difícil dar um dado exato de seu conteúdo energético e composição nutricional. Mas é aceito, de forma geral, que 100 gramas de leite de amêndoas trazem entre 25 a 50 Kcal. Este conteúdo calórico na realidade se deve mais ao seu teor de açúcar, já que o teor proteico apenas chega a menos de 1%.

Por se tratar de um fruto seco, tem um importante teor de gorduras. Mas não se preocupe, estas gorduras são mono insaturadas, as quais são conhecidas como gorduras boas. Lembre-se de que estes são lipídeos de alto nível nutricional.

O leite de amêndoas também tem alguns micronutrientes, entre os quais destacam-se as vitaminas B6 e E. Em menor quantidade temos a presença de vitaminas B1, B2 e B3. Os sais minerais contidos são o fósforo, cálcio, magnésio e potássio. Também existe a presença de zinco, ferro e sódio, mas em menor quantidade.

Confira também: 6 benefícios do óleo de amêndoas para a saúde

Amêndoas

Como preparar leite de amêndoas caseiro?

Para obter um leite de amêndoas caseiro de qualidade é necessário que as amêndoas estejam bem pulverizadas, para isso, deveremos usar um bom liquidificador. Separe as amêndoas por porções, triture-as, repita e depois adicione a seguinte porção de amêndoas; e assim sucessivamente até que somente fique um fino pó.

Assim que tiver as amêndoas processadas, precisará de um coador e de um pano. Depois, estará pronto para começar a preparar seu próprio leite de amêndoas.

Ingredientes

  • 1 pitada de sal.
  • 3 xícaras de água (750 ml).
  • 1 xícara e meia de amêndoas (150 g).
  • 1/2 colher de extrato de baunilha (2,5 ml).
  • 1 1/2 colher de mel ou xarope de agave (7,5 ml).
  • Opcional: canela ou cacau (sem açúcar) em pó. 

Modo de preparo

  1. Coloque as amêndoas em um recipiente e cubra-as. Deixe repousar na água durante a noite. As amêndoas podem estar de molho por um par de horas, mas para preparar o leite de amêndoas mais cremoso, umas oito horas é melhor.
  2. Coe as amêndoas e lave-as com água bem fria.
  3. Adicione as amêndoas com as três xícaras de água no liquidificador.
  4. Bata durante pelo menos 1 minuto ou até que ver que a mistura é cremosa e opaca. É possível encontrar alguns pedaços de amêndoas, mas estes serão eliminados.
  5. Coloque o pano sobre o coador e coloque-os em um recipiente mediano.
  6. Verta a mistura sobre o coador. Quando o coador começar a se encher, segure e levante o pano e mova-o para que todo o líquido saia.
  7. Lentamente, escorra o pano até que somente fiquem resíduos sólidos dentro do mesmo. Tenha cuidado ao fazer isso lentamente, tendo alguma paciência. Se escorrer o pano, pode filtrar alguma amêndoa ou pode rasgá-lo. Quando escorrer toda a amêndoa dentro do pano, pode colocá-lo de lado.

Considerações finais

Esta receita deve render pelo menos 3 xícaras de um cremoso leite de amêndoas. Adicione uma pitada de sal, a baunilha e o adoçante que escolher. Se você preferir, pode até mesmo adicionar canela ou cacau cru em pó.

Não deixe de ler: Como preparar leite de amêndoas para emagrecer

Leite de amêndoas

O leite de amêndoas deve ser conservado na geladeira até no máximo três dias. Por outro lado, não jogue fora a polpa das amêndoas, já que esta pode ser útil para substituir farinhas em outras receitas de sobremesa. Neste caso, espalhe-a em uma forma de bolo e asse-a a 90 ºC durante duas horas para retirar a umidade.

Em conclusão, para preparar o leite de amêndoas, a única coisa que precisará é tirar alguns minutos de seu tempo para fazer esta deliciosa bebida de qualidade única. Por outro lado, por ser um “leite” vegetal, não correr o risco de ter a típica inflamação na área abdominal que o leite animal produz.