Como preparar leite de amêndoas para emagrecer

23 de janeiro de 2019
Devemos aproveitar a contribuição de gorduras saudáveis, aminoácidos, e fibras do leite de amêndoas para emagrecer e cuidar da nossa saúde em geral, já que também tem benefícios cardiovasculares e ósseos.

Muitas pessoas começaram a consumir o leite de amêndoas para perder peso. Embora seja uma bebida com uma alta ingestão calórica em comparação com outros leites vegetais, suas contribuições de fibras, aminoácidos, e gorduras saudáveis ​​a tornam uma ótima opção para a dieta.

Por outro lado, é um alimento sem lactose nem glúten, e sua concentração de colesterol é quase zero. Além disso, é uma contribuição interessante do cálcio, o que também o torna adequado para cuidar dos ossos. Quais os outros benefícios que fornece? Como se prepara?

Devido ao boom que teve entre os famosos de Hollywood, hoje em dia pode ser adquirido em apresentações comerciais. No entanto, sua preparação natural ainda é recomendada, pois é a melhor maneira de preservar todas as suas propriedades e evitar aditivos químicos.

Benefícios do leite de amêndoas para emagrecer

Leite de amêndoas ajuda a emagrecer

O leite de amêndoas tornou-se popular em todo o mundo como um dos melhores substitutos para o leite de vaca. Não só é recomendado para pessoas intolerantes à lactose e seguidores da dieta vegana, mas também para aqueles que querem cuidar do seu peso e saúde.

Do ponto de vista nutricional, destaca-se por suas contribuições de ácidos graxos ômega 3, um tipo de gordura saudável que protege a saúde do coração. Este nutriente diminui a concentração de colesterol nas artérias, e contribui para um bom funcionamento metabólico.

Também contribui de forma leve com carboidratos complexos, um macronutriente que ajuda a obter um bom nível de energia. Sua lenta assimilação mantém o metabolismo ativo, e evita os altos picos de glicose no sangue.

Devido ao seu teor de cálcio e magnésio, seu consumo regular também fortalece os ossos. Embora suas contribuições não sejam tão altas quanto as do leite de vaca, são significativas para obter as exigências do corpo.

Outra razão importante para beber o leite de amêndoas para emagrecer é o seu conteúdo de aminoácidos. Como alguns de sabem, esses nutrientes são essenciais para perder peso e aumentar a massa muscular. Sua assimilação adequada melhora o desempenho esportivo, e reduz o risco de lesões.

Recomendamos que leia: Café da manhã saudável: panquecas de aveia, banana, cacau e óleo de coco

Como preparar o leite de amêndoas para emagrecer?

Leite de amêndoas engarrafada

A preparação do leite de amêndoas para perder peso não leva muito tempo e é bastante simples. Além disso, é mais saudável do que comprar os leites que são vendidos prontos no mercado, pois não contém conservantes ou aditivos químicos.

Ingredientes

  • 1 xícara de amêndoas naturais, não torradas (150 g)
  • 6 xícaras de água (1,5 litros)

Preparo

  • Em primeiro lugar, coloque as amêndoas de molho em duas xícaras de água (500 ml).
  • Deixe-as descansar por pelo menos 8 horas, ou a noite toda.
  • Após este tempo, descarte a água de imersão, e coloque as amêndoas no liquidificador.
  • Ademais, adicione os copos de água restantes, e processe por alguns minutos.
  • Logo depois de obter uma bebida branca e espumosa, continue a coar.
  • Use um filtro de pano para obter melhores resultados. Esprema bem o leite e guarde-o em uma jarra de vidro com tampa.

Opcionalmente você pode adicionar um pouco de canela e mel.

Modo de consumo

  • Tome uma xícara de leite de amêndoas no café da manhã da manhã, ou durante os lanches.
  • Se preferir, use-o como base para preparar seus batidos com frutas e vegetais.
  • Tente moderar o seu consumo, já que em excesso pode adicionar muitas calorias.

Como usar os restos das amêndoas?

Amêndoas para fazer leite de amêndoas

Depois de coar o leite de amêndoas, você terá uma farinha fina que pode ser reutilizada. Na verdade, é uma ótima opção para criar outra receita saudável para dieta. No entanto, para armazená-la, você terá que fazer outro processo.

Instruções

  • Em primeiro lugar coloque o forno a cerca de 180 °C.
  • Enquanto isso, espalhe a farinha de amêndoa em uma bandeja.
  • Logo, introduza no forno e deixe por 15 minutos, até que esteja completamente seca.
  • Use esta farinha para substituir as farinhas refinadas ao fazer biscoitos, pães, ou qualquer sobremesa.

Recomendamos que não deixe de ler: Por que devemos evitar as farinhas refinadas? Descubra 7 efeitos negativos

Contraindicações do leite de amêndoas

Embora o leite de amêndoas ofereça muitos benefícios para a perda de peso, suas contraindicações não devem ser negligenciadas. Em caso de distúrbios metabólicos, gravidez ou doenças específicas, o melhor é consultar o médico antes do seu consumo.

  • Beber leite de amêndoas em excesso pode dificultar a absorção do iodo.
  • Este contém substâncias que podem irritar a glândula tireoide, causando inflamação.
  • Não é recomendado para bebês.
  • Quando ingerido em grandes quantidades pode desencadear crises de enxaqueca devido ao seu conteúdo de tirosina.

Em resumo, preparar o leite de amêndoas para perder peso tem benefícios importantes. No entanto, alguns casos especiais devem ser levados em consideração, para que sua ingestão não seja contraproducente.

 

  • Dhakal, S., Liu, C., Zhang, Y., Roux, K. H., Sathe, S. K., & Balasubramaniam, V. M. (2014). Effect of high pressure processing on the immunoreactivity of almond milk. Food Research International. https://doi.org/10.1016/j.foodres.2014.02.021
  • Fasoli, E., D'Amato, A., Kravchuk, A. V., Citterio, A., & Righetti, P. G. (2011). In-depth proteomic analysis of non-alcoholic beverages with peptide ligand libraries. I: Almond milk and orgeat syrup. Journal of Proteomics. https://doi.org/10.1016/j.jprot.2011.03.016
  • Maghsoudlou, Y., Alami, M., Mashkour, M., & Shahraki, M. H. (2016). Optimization of Ultrasound-Assisted Stabilization and Formulation of Almond Milk. Journal of Food Processing and Preservation. https://doi.org/10.1111/jfpp.12661