6 dicas para prevenir a osteoporose com dieta

· 3 de setembro de 2018
Prevenir a osteoporose é um passo fundamental para manter a saúde durante toda a sua vida. Você está fazendo isso?

Todos nós gostamos de nos mover livremente, e certamente isso é algo que você também gosta. Portanto, prevenir a osteoporose é um passo fundamental para manter a saúde durante toda a sua vida. Claro que você sabe que a chave para esse objetivo é fornecer a quantidade correta de cálcio para os seus ossos. Mas você realmente faz isso? Você sabe como conseguir isso através da comida?

Possivelmente, a resposta não será totalmente positiva. Pensando nisso, queremos deixar algumas recomendações para prevenir a osteoporose com uma dieta saudável.

1. Comece a prevenir a osteoporose o mais rápido possível

Quantos anos você tem? Há quanto tempo você começou a se preocupar com a possibilidade de desenvolver osteoporose? Poucos pensam em prevenir esta e outras doenças quando são jovens e não têm nenhum problema de saúde.

Ossos com osteoporose

No entanto, isso é o ideal. Quanto mais cedo você começar a tomar medidas para impedir o desenvolvimento da doença, maiores são suas chances de sucesso. Nesse sentido, você também deve dar uma olhada em seu histórico familiar.

Caso seus parentes mais próximos tenham sofrido deste problema, é aconselhável começar a se cuidar após os 20 ou 30 anos de idade. Idealmente, adicione alimentos ricos em cálcio que fortaleçam a massa óssea e evitem a degeneração rápida.

2. Limite seu consumo de sal

Outro passo para prevenir a osteoporose é reduzir a quantidade de sal que você consome diariamente. Embora não haja estudos sobre o impacto do sal em seus ossos, foi descoberto que pessoas com pressão alta têm uma maior perda de densidade óssea.

É importante saber que o sal aumenta a quantidade de cálcio que o corpo elimina através da urina. Com o tempo, e se você não evitar essa situação, seus ossos se tornarão cada vez mais finos.

A alternativa para evitar o desgaste seria adicionar um suplemento de cálcio ou comer mais alimentos ricos em cálcio.

3. Coma mais nozes

Uma alternativa deliciosa para prevenir a osteoporose é comer nozes e sementes regularmente. Estes incluem pistaches, amendoins e amêndoas, mas você deve se certificar de que eles não contenham aditivos nem conservantes.

Frutos secos ajudam a prevenir a osteoporose

Esses alimentos são ricos em minerais que fortalecem os ossos, como fósforo, magnésio, manganês e cálcio. A recomendação de que eles sejam naturais é porque as versões comerciais geralmente contêm grandes quantidades de sódio e gorduras. Isso faz com que eles sejam menos saudáveis ​​e prejudiquem a sua saúde.

Idealmente, você deve consumir uma ou duas porções desses alimentos todos os dias. Você pode usá-los como um lanche para matar sua fome no meio da manhã ou no meio da tarde.

4. Limite seu consumo de refrigerantes

De acordo com um estudo realizado em 2006, as bebidas de cola causam uma maior incidência de osteoporose em mulheres adultas. Neste estudo, foram analisados os efeitos do consumo de refrigerantes à base de cafeína e ácido fosfórico na densidade óssea.

O resultado foi que as mulheres que consomem refrigerantes todos os dias têm uma redução no tamanho de determinados ossos do corpo em comparação com aquelas que evitaram essas bebidas.

5. Inclua produtos lácteos como parte de sua alimentação diária

Sem dúvida, um dos alimentos que mais associamos à prevenção da osteoporose é o leite e seus derivados. Devido ao seu conteúdo de cálcio, esse alimento é um dos principais nutrientes para a formação óssea.

Lacticínios ajudam a prevenir a osteoporose

Para evitar ficar entediado com esta comida, alterne entre as opções disponíveis: iogurte, queijos e leite. É preciso consumir apenas três porções de laticínios por dia para atender às necessidades de cálcio de uma pessoa com boa saúde.

6. Coma uma porção de salmão regularmente

Outro alimento que lhe permitirá prevenir a osteoporose é o salmão. Até agora, todos nós já ouvimos falar sobre seus benefícios para perder peso e como parte de uma dieta saudável. O que, talvez, você não saiba é que este tipo de peixe é rico em vitamina D.

Esta vitamina é fundamental para que o seu corpo absorva e processe o cálcio. Quando você não consome as quantidades certas, você pode ter problemas nos ossos, mesmo se você comer muitos produtos ricos em cálcio.

Você pode alternar o salmão com outros alimentos ricos em vitamina D, como o atum, cogumelos e gema de ovo.