11 alimentos que afetam a digestão e causam constipação

· 27 de janeiro de 2018
Problemas digestivos como a constipação podem ser decorrentes de alimentos que afetam a digestão. Uma dieta equilibrada e a ingestão de água podem ajudar a evitar o seu aparecimento.

Todas as pessoas sofreram de constipação em algum momento de sua vida, e geralmente tentam aliviar os sintomas comendo alimentos ricos em fibras. No entanto, muitas não sabem que consomem alimentos que afetam a digestão.

Ao passar constantemente por esse processo, é possível que seu sistema digestivo fique inflamado e não consiga decompor os alimentos normalmente.

Se você já se perguntou quais alimentos que afetam a digestão você está ingerindo, neste artigo você encontrará a resposta. Não perca!

Por que alguns alimentos podem causar constipação?

Fast food

As pessoas com constipação consomem alimentos cuja composição não é boa para a digestão fácil, porque é baseada em:

  • Gorduras saturadas
  • Açúcares
  • Carboidratos
  • Pouco nível de água

Alimentos que afetam a digestão

1. Leite

Como é um produto com altos níveis de gordura, ácido lático e lactose, o leite é capaz de constipar muito facilmente.

É normal que esse alimento cause:

  • Estômago irritado
  • Gases
  • Dor abdominal

2. Carnes vermelhas

Carnes vermelhas 

As carnes vermelhas são alimentos que afetam a digestão porque têm níveis muito baixos de fibra e altos níveis de gordura, tornando sua digestão bastante complicada.

3. Queijos

Tal como acontece com o leite, o queijo é um alimento que contém:

  • Ácido lático
  • Lactose
  • Altos níveis de gordura

Esses componentes são difíceis de digerir para pessoas que sofrem de prisão de ventre.

4. Cafeína

Xícara de café

É comum que as pessoas adeptas da cafeína sofram frequentemente de constipação e cistite, pois este alimento causa um alto grau de desidratação.

5. Alimentos fritos

Além de não proporcionarem benefícios para o corpo, os alimentos fritos normalmente possuem altos níveis de gorduras saturadas.

As gorduras saturadas fazem com que os alimentos se movam lentamente através do sistema digestivo.

6. Açúcar

Doces ricos em açúcar

O açúcar é prejudicial puro ou em receitas de alimentos como:

  • Bolos
  • Cupcakes
  • Biscoitos
  • Refrigerantes

Esses doces costumam conter altos níveis de gorduras. Também têm pouca fibra e níveis muito baixos de água. Por estas razões, não é aconselhável incluí-los na dieta diária, pois eles são alimentos que afetam a digestão negativamente.

7. Ovos

Apesar dos benefícios que os ovos oferecem ao corpo, como vitamina C, ácido fólico e vitamina B12, se eles não forem consumidos corretamente, podem ser a causa de problemas de constipação.

Recomendamos que não coma mais de 7 ovos distribuídos durante a semana.

8. Chocolate

O chocolate é um daqueles alimentos que uma pessoa constipada não deve consumir, porque ele não é apenas rico em gordura, mas também pode conter cafeína.

Ambos os componentes causam desidratação, tornando a digestão ainda mais difícil.

9. Bananas

Banana verde

Se as bananas ainda estão verdes, elas liberarão gases que eventualmente se acumulam dentro dos intestinos. Esses gases causam inflamação no sistema digestivo, o que desencadeia a constipação.

10. Álcool

Embora o álcool não seja considerado um alimento, muitas pessoas o consomem com frequência.

O problema com o álcool é que não só causa desidratação, mas também obriga nosso corpo a recuperar líquidos diretamente de nossos intestinos, com a finalidade de manter hidratados os órgãos mais importantes.

Finalmente, o intestino terá um menor nível de hidratação, o que produzirá inflamação e constipação subsequente.

 11. Farinha de milho

Farinha de milho

O amido de milho, principalmente conhecido como maisena, é um dos alimentos que prende nossos intestinos.

Isso ocorre porque a farinha de milho é um cereal refinado, capaz de piorar a situação se for ingerido por alguém com problemas de constipação.

Por sua vez, a amido de milho tem propriedades adstringentes capazes de absorver a água que está dentro do intestino.

Se você é uma das pessoas que sofre de constipação continuamente, a coisa mais saudável é não consumir a farinha de milho mais de uma vez por semana.

Para aliviar os sintomas que a constipação implica e evitar o seu aparecimento contínuo, sugerimos que você mantenha uma dieta equilibrada, rica em fibras, gorduras insaturadas e muita água, e que evite os alimentos que afetam a digestão.