5 maneiras de estimular seu metabolismo

· 3 de novembro de 2013
O exercício físico causa um impacto positivo na hora de acelerar o metabolismo, já que aumenta a energia da qual nosso corpo precisa, tanto na hora da prática quanto depois.

O metabolismo transforma as calorias dos alimentos na energia necessária para realizar diversas tarefas, como, por exemplo, o bombeamento de oxigênio aos músculos durante uma longa caminhada.

Muitas variáveis constituem nosso metabolismo, incluindo a herança genética, o sexo e a idade. Mas mesmo as pessoas com metabolismo naturalmente lento podem estimulá-lo e acelerá-lo.

Confira as 5 dicas que o Melhor com Saúde traz para te ajudar nessa tarefa.

1. Praticar mais exercício

Ao caminhar, correr ou levantar pesos, aumentamos a energia que o corpo necessita e, consequentemente, aceleramos nosso metabolismo no momento do exercício e durante algumas horas após realizá-lo.

Ainda que não se trate de uma grande aceleração, sem dúvida fará toda a diferença.

2. Exercícios com pesos

Durante o treinamento com pesos, o tecido muscular se destaca e, depois, é reparado, o que demanda mais energia e acelera o metabolismo.

Uma mulher que realize exercícios com pesos pelo menos três vezes por semana durante seis meses pode acumular músculos suficientes para queimar entre 10 e 32 calorias adicionais por dia.

3. Controlar a alimentação

Esse hábito nos ajudará a não sobrecarregar o metabolismo com um excedente de energia inutilizável (ou seja, excesso de alimentos). Utilize uma escala de alimentos ou xícaras para medir e identificar porções adequadas.

Outra opção é usar a própria mão como medida, ou seja, um punho equivalerá a uma porção de fruta, uma mão em forma de concha equivalerá a uma porção de cereais ou grãos, as duas mãos equivalem a uma porção de vegetais de folhas verdes e uma palma da mão é igual a uma porção de carne.

Leia mais: Aprenda a preparar saudáveis e nutritivas batidas verdes

o metabolismo

4. Fazer refeições menores e com mais frequência

Alguns especialistas recomendam que façamos pequenas refeições durante o dia.

Aumentar as refeições diárias, comendo porções pequenas em cada uma delas, ajuda a normalizar os níveis de açúcar no sangue, em vez de produzir três grandes picos da substância no organismo, que é o que acontece quando realizamos 3 refeições ao dia.

Primeiramente, devemos determinar a quantidade de calorias que necessitamos por dia e depois, manter esse número em mente à medida que realizamos a transição de deixar de comer três vezes e passar a comer menos e 5 vezes ao longo do dia.

5. Sorrir muito

Sorrir também acelera o metabolismo. Pesquisados da Universidade de Vanderbilt em Nashville, nos Estados Unidos, realizam um estudo trancando algumas pessoas em uma “câmara metabólica”.

Leia mais: Nunca deixe de sorrir

Essa câmara seria um pequeno quarto que mede a produção de calor corporal com a finalidade de calcular a taxa metabólica de uma pessoa.

Essas pessoas assistiam a vídeos de humor, e durante a atividade os pesquisadores notaram que a taxa metabólica delas aumentava em uma quantidade entre 10 e 40 calorias queimadas a mais.

Claro que se trata de um pequeno aumento, mas cada caloria conta para quem busca perder peso e acelerar o metabolismo.

Imagem oferecida por Seelensturm

  • López-Otín, C., Galluzzi, L., Freije, J. M. P., Madeo, F., & Kroemer, G. (2016). Metabolic Control of Longevity. Cell. https://doi.org/10.1016/j.cell.2016.07.031

  • Jadvar, H. (2017). Metabolism. In Molecular Imaging: An Introduction. https://doi.org/10.1017/9781107360044.008