As melhores dicas para melhorar o seu humor

· 21 de agosto de 2018
Existem alguns conselhos que podem te ajudar a melhorar seu humor de forma eficaz.

Existe uma série de conselhos para melhorar seu humor quando se sentir desanimada. Mas é preciso que você se empenhe muito e, principalmente, haja. Algo que, em ocasiões, nos custa muito.

É normal que tenhamos dias em que nosso humor está mais baixo do que outros. Porém, não devemos nos lamentar por nos sentirmos mal. É algo natural, algo que ainda que rejeitemos continuará aí e é melhor que tenhamos algumas ferramentas para gerir estes momentos da melhor maneira.

Não fique quieto

Não se isole se quiser melhorar o seu humor

Um dos primeiros conselhos para que melhore seu humor é o de não ficar quieto. Claro que pode se refugiar em sua alma e tomar umas horas para se jogar no sofá e não levantar. Se isso é o que precisa, siga em frente. Mas isso não pode durar o dia todo.

Você precisa continuar com sua vida e, principalmente, continuar fazendo aquilo que gosta. O que acha de ir à academia? Pois, ainda que não tenha vontade, coloque o tênis e vá. Não pense muito ou terminará ficando em casa.

Muitas pessoas, quando se sentem mau humoradas, tendem a deixar de fazer as atividades que lhes apaixona. Isso é um grave. Se fizer o que gosta, seu humor voltará a um ponto de equilíbrio.

Leia também: Câncer de mama

Se rodeie de pessoas positivas

Outro dos conselhos para melhorar o seu humor é que se rodeie de pessoas positivas. Dizem que as pessoas que fazem exercício são muito positivas, assim que, se gosta de ir à academia, vá!  Porque encontrará as pessoas que precisa.

Ainda que acredite que vai se sentir mal porque verá os outros felizes, o certo é que isso não é assim. O positivismo se contagia, irá perceber de que não é razoável que se sinta tão mal e que a vida ainda brilha.

O que acontece se houver pessoas negativas em sua vida? Afaste-se delas o quanto antes. Não perca nem um minuto mais de seu tempo em estar ao seu lado. As pessoas negativas farão com que seu estado de humor piore.

Escreva um diário emocional

O terceiro dos conselhos para que melhore o seu humor é escrever. Escrever tem muitos aspectos positivos e dentre eles está o fato de que te ajuda a liberar as emoções. Assim que, se você se sentir desanimado, escreva.

Faça atividades se quiser melhorar o seu humor

Uma maneira de fazer isso, se não quiser começar a descrever suas emoções de forma livre, é realizar um pequeno esquema com os seguintes pontos:

  • Estímulo: detalhe o que é que faz com que você se sinta assim, por exemplo, que alguém tenha falado mal de você.
  • Sensação: descreva como esse estímulo fez você se sentir, por exemplo, desolado, triste.
  • Emoção: faça um esforço para detalhar que emoções estão em você, por exemplo, medo.
  • Resposta: descreva sua forma de responder perante isso, por exemplo, se isolar dos demais.
  • Sugestões: escreva o que é que poderia fazer para se sentir melhor, por exemplo, sair para passear ou correr.

Ainda que não pareça, se esforçar para cobrir cada um destes pontos te dará uma visão mais clara sobre o que te acontece e como pode solucioná-lo. Talvez, uma vez que tenha feito isso, se dará conta de que não tem motivos reais para se sentir tão mal e que isso pode se resolver.

Veja também: Como tomar uma atitude positiva diante de uma situação adversa

Expresse suas emoções

Expresse suas emoções. Se quer chorar, chore. Se deseja gritar, grite. Não se reprima, porque a única pessoa afetada será você mesmo. Assim que, se expresse como deseja. Se sentirá liberado.

Você pode falar com alguém de confiança, também, e expressar o que sente. Desta maneira, se sentirá ouvido e acompanhado. Isso é muito importante e te beneficiará.

Como você age quando está de mau humor? Segue alguns dos conselhos anteriores? É importante que tente aplicar algumas das sugestões mencionadas. Não fazer nada a respeito pode piorar a maneira como se sente.