6 benefícios da dança para seu corpo e sua vida

Você sabia que a dança ajuda a melhorar a circulação e a depurar o excesso de líquidos e toxinas? Você pode aproveitar seus benefícios sozinho ou aumentá-los ao praticar com outras pessoas.

Descubra neste artigo quais são os benefícios da dança para o nosso corpo e também para melhorar a nossa qualidade de vida. Ela nos ajuda a estar em forma, a melhorar o humor e a ganhar resistência e flexibilidade, entre outras vantagens.

A dança é uma das atividades lúdicas que mais foram praticadas em todo o mundo ao longo da história.

A mistura de movimento rítmicos com diferentes tipos de música traz como resultado um exercício divertido e saudável que podemos praticar em qualquer momento. 

Benefícios da dança

Os benefícios da dança para a nossa forma física são consideráveis, e é bom levá-los em consideração quando tiver preguiça para sair para dançar.

1. Melhora a forma física

Pessoas dançando

Existem muitos estilos de dança que você pode escolher. Existem tipos de dança pensados de maneira específica para melhorar a forma física.

Em qualquer academia poderemos descobrir quais são, já que combinam movimentos de tonificação a um ritmo de exercício aeróbico.

Deste modo, podemos aumentar nosso rendimento físico, a resistência, a elasticidade e o tônus muscular enquanto melhoramos, também, nossa silhueta. A dança define a musculatura sem aumentá-la, nos torna mais atléticos e nos converte em pessoa mais ativas.

Lembre-se de que uma das causas da obesidade é o sedentarismo e, nesse sentido, a dança nos faz ter vitalidade, energia e positivismo.

2. Ajuda a emagrecer

Enquanto dançamos ajudamos o corpo a queimar calorias que estão sobrando. Além disso, desta forma podemos, enquanto nos divertimos, perder peso e gordura corporal. É, portanto, uma maneira muito prazerosa e saudável de emagrecer.

  • Existem alguns tipos de dança que destacam-se por seu grande gasto energético. Ou seja, que nos ajudam a queimar muitas calorias em pouco tempo.
  • Os mais conhecidos são a zumba, o samba, a dança do ventre ou as danças latinas, por exemplo.

3. Elimina líquidos e toxinas

Mulher dançando em casa

Uma boa sessão de dança uma ou duas vezes por semana é um hábito excelente para aumentar a transpiração. Isso é importante para limpar o organismo, já que mediante a transpiração ajudamos a eliminar os líquidos que estão retidos em excesso e as toxinas que nos prejudicam.

Por este mesmo motivo, é importante estar sempre bem hidratado. Em cada sessão de dança costuma-se suar bastante e perder muito líquido corporal. Por isso, a água nos revitalizará e ajudará a hidratar os órgãos e as articulações.

Além disso, eliminaremos assim as substâncias tóxicas que, se acumuladas, podem nos deixar doentes. 

4. Ativa a circulação

As pessoas que sofrem de problemas de circulação como sensação de peso nas pernas, varizes ou inchaço, devem evitar a todo custo o sedentarismo. No entanto, ficar muito tempo de pé sem se mover tampouco é benéfico. Por este motivo, a melhor solução é a dança.

  • Dançar ativa e melhora a circulação de todo o corpo. Com o ritmo conseguimos colocar em movimento cada músculo do corpo, desde os pés até a cabeça.
  • Somente teremos que buscar o estilo que mais se adapte a nossos gostos, nossa idade e nossas capacidades físicas.

5. Melhora as relações sociais

Aula de dança

Existem pessoas que preferem desfrutar dos benefícios da dança de maneira individual, em casa. No entanto, quando praticamos alguma aula de dança em casal ou em grupo podemos compartilhar um tempo toda semana com outras pessoas.

  • Iniciar aulas de dança, por exemplo, é uma excelente ideia para conhecer novas pessoas que entrarão em nossas vidas e ampliarão nosso círculo de amizades.
  • Isso nos obriga a relacionar com outras pessoas que compartilham este gosto e com as quais poderão surgir grandes amizades ou, até mesmo o amor.

6. Melhora nosso humor

Os benefícios da dança vão muito além dos resultados físicos. Além de nos manter em forma, modelar nosso corpo e prevenir doenças, dançar também age de maneira muito positiva sobre nosso ânimo.

Se preferimos estar sozinhos em casa, esse é momento mais adequado para nos obrigarmos a fazê-lo.

  • Dançando podemos solucionar problemas de timidez, de solidão, e até mesmo de tristeza. É uma terapia muito efetiva para combater etapas de estresse, de isolamento ou de luto.
  • Ainda que não gostemos, é certo que depois da sessão de dança notaremos uma melhora no humor.
Recomendados para você