Como tomar uma atitude positiva diante de uma situação adversa

14 de janeiro de 2020
Como o passado não pode ser mudado, temos de nos concentrar no presente e no futuro e trabalhar para que sejam o mais benevolentes e proveitosos quanto possível.

Em algumas ocasiões, a vida nos dá notícias que não queremos ouvir ou que simplesmente não esperamos. Nesse momento, pensamos que tudo está ruim e vai dar errado, que não há nada que possa dar certo. Esse é o momento em que devemos fazer o impossível para ter uma atitude positiva.

No entanto, existem muitas pessoas que, durante esse período de dificuldades, consideram difícil não apenas a situação em si, mas também o futuro, isto é, acham difícil ver o lado bom da situação. Você quer saber como tomar uma atitude positiva diante de uma situação adversa? Neste artigo, oferecemos alguns conselhos.

Atitude positiva e grata

É verdade que quando tudo está contra nós é muito difícil ter um sorriso no rosto ou dizer “obrigado vida”. No entanto, isso é necessário para seguir em frente.

Uma atitude positiva irá melhorar a sua autoestima e sua atitude em relação aos problemas. Todos nós passamos por dificuldades, porque assim é a vida. O cerne da questão é a forma como nós enfrentamos esses momentos ruins e os transformamos em novas oportunidades.

Se estivermos passando por um momento terrível, sem dúvida, isso se refletirá tanto no nosso exterior como no nosso interior. Claro, porque ficamos doentes devido ao aumento do estresse ou a períodos de extrema tristeza, que às vezes terminam em depressão. Para evitar ou reduzir isso, é essencial ter as ferramentas necessárias a fim de enfrentar o problema com uma atitude positiva.

Veja também: Os pensamentos positivos melhoram a saúde

A vida é, em partes, feita de crises

Uma situação problemática pode afetar todos e cada um de nossos passos diários. O mesmo acontece com nossos relacionamentos com aqueles que nos rodeiam, nossa saúde etc. Parece uma roda sem fim, uma espécie de círculo vicioso.

A verdade é que você sente que anda com uma nuvem escura sobre sua cabeça e que só tem tempestade em torno de você. Nesses momentos, não vemos a luz no fim do túnel, mas isso não significa que ela não esteja lá.Mulher chorando porque não tem uma atitude positiva

Sem falar que quando as coisas não parecem melhorar, muito pelo contrário, as más notícias, uma após outra, acontecem durante algum tempo, curto ou longo, não importa, parece eterno. Parece que fica cada vez mais difícil sair do problema e encontrar o ar puro de que precisamos.

Mas não se desespere, porque você tem a chance de melhorar o seu dia e sua vida se mantiver o compromisso e a atitude correspondentes. Mentalize que tudo vai ficar bem e não pense no lado negativo do problema que você está enfrentando. Aprenda a tirar vantagem disso porque, mais tarde, você poderá estar em uma situação semelhante ou pior.

Dicas para que o mal não nos afete tanto

Não se trata de sermos robôs insensíveis ou máquinas. Claro que as coisas negativas alteram nossas vidas. Mas, como se costuma dizer, “os extremos nunca são bons”.

Portanto, tente ser um pouco mais gentil consigo mesmo e com aqueles que o rodeiam. Estas dicas para tomar uma atitude positiva diante de uma situação adversa serão muito úteis:

Preste atenção às coisas boasMulher com uma atitude positiva

Você tem milhares de razões para ter uma atitude positiva. Tudo o que acontece em sua vida (bom ou ruim) serve para fortalecê-lo, para chegar mais rápido ao seu objetivo. Acredite nisso e você encontrará o lado bom (o copo meio cheio) de cada situação.

Talvez em alguns aspectos, seja difícil conseguir, mas vale o esforço. Sempre pese na balança o lado bom e o lado ruim… e analise o que pesa mais. Encontre o lado positivo em tudo e você verá como sua perspectiva de vida muda para melhor.

Aprenda uma lição

Além de buscar o lado positivo de cada situação, seria bom tentar encontrar uma boa lição que você tenha recebido. A vida é o melhor professor que você pode ter.

Você vai ter uma melhor visão de tudo o que acontecer ao seu redor e poderá enfrentar coisas semelhantes que surgirem no futuro (sempre temos que estar preparados). Com todas as lições que irá receber de seus problemas, você poderá usar o que melhor se adequar à situação específica, e crescerá e amadurecerá.

Você também melhorará a sua autoestima e não voltará a se sentir mal. Pelo menos não da mesma maneira. Tudo isso ajudará você a ter a atitude positiva necessária. Sem dúvida, isso terá resultados positivos em sua vida.

Encontre uma solução

Todo problema tem uma resposta, mesmo que em alguns casos seja mais difícil de encontrar do que um tesouro no meio do mar. Mas não se preocupe, você vai encontrar a solução. Em vez de pensar sobre o problema, concentre-se mais em como repará-lo.

Então você mudará sua atitude negativa e se sentirá muito melhor sobre si mesmo por fazer algo a respeito. Crie um plano de trabalho ou de ação que te permita chegar a uma solução eficaz, rápida e completa. Lembre-se de que se você chorar, porque não consegue ver o sol, as lágrimas não te permitirão ver as estrelas!

Não se esqueça do futuroPensar no futuro com atitude positiva

Quando temos um problema ou nos acontece algo ruim, “estagnamos” no passado. Isso é um erro fatal. Você não pode mudar o que já aconteceu, portanto, opte por pensar no amanhã, que é incerto, mas se você idealizar um plano e o executar, estará em vantagem.

Em vez de se preocupar muito com a situação adversa que já aconteceu, pense sobre como você poderá se sentir daqui a um certo tempo. Mantenha sua mente voltada para o futuro, em como você prefere que ele seja, quais serão as ações que você vai tomar, etc.

Recomendamos a leitura: Má sorte? Descubra como converter os pensamentos negativos em positivos

Fale de maneira positivaHomem com atitude positiva

A negatividade que temos quando as coisas dão errado também são refletidas na forma como falamos e nos dirigimos aos outros. É provável que você perca tempo reclamando de tudo e de todos, que nada que saia de sua boca seja agradável e que as palavras mais frequentes sejam “não”, “nunca”, “impossível”, “tristeza”, “ruim”.

Mude sua maneira de falar para atrair o positivo. Diga “sim”, “sempre”, “possível”, “felicidade”, “bom” da próxima vez que iniciar uma conversa com alguém ou pensar em algo.

Você vai ver como essa pequena grande mudança pode ser o pontapé inicial para o caminho da recuperação. Tenha confiança e fé de que você poderá desfrutar da vida com seus altos e baixos, mas com uma atitude positiva.

  • Pérez-Álvarez, M. (2012). La psicología positiva: Magia simpática. Papeles Del Psicologo.
  • Mohanty, M. S. (2014). What determines happiness? Income or attitude: Evidence from the U.S. longitudinal data. Journal of Neuroscience, Psychology, and Economics. https://doi.org/10.1037/npe0000019
  • Fredrickson, B. L. (2012). Gratitude, Like Other Positive Emotions, Broadens and Builds. In The Psychology of Gratitude. https://doi.org/10.1093/acprof:oso/9780195150100.003.0008
  • Webb, L. (2015). How to Be Happy. How to Be Happy. https://doi.org/10.1016/S0262-4079(15)31241-0