Má sorte? Saiba como converter os pensamentos negativos em positivos

· 13 de agosto de 2017
Quando os pensamentos derrotistas inundam nossa mente, é fundamental mudar de atitude e aprender a relativizar para que a depressão não apareça.

Todos nós, em algum momento, passamos por momentos de má sorte nos quais é quase impossível se afastar dos pensamentos negativos. Com isso, às vezes perdemos a força mental que nos mantém em pé e nos faz continuar lutando por nossos objetivos.

Embora às vezes procuremos fazer as coisas bem, ao longo do caminho encontramos obstáculos e erros que nos fazem sentir frustrados e incapazes.

É essencial manter uma boa atitude em todas as situações. Por mais difícil que pareça, é a única maneira de seguir em frente. Por este motivo, neste artigo compartilhamos uma série de dicas com as quais é possível alcançar uma mentalidade mais positiva.

Preste atenção na mente

Prestar atenção à nossa mente é um dos primeiros passos para acabar com os pensamentos negativos

Prestar atenção à nossa mente é um dos primeiros passos para acabar com os pensamentos negativos.

O diálogo interno nos permite saber se estamos nos criticando severamente. Também pode nos indicar se estamos criando barreiras mentais como “você não vai conseguir” ou “você faz tudo errado”.

Por isso, é importante tomar o controle do que pensamos e fundamental reconhecer o que é negativo e buscar uma solução.

Se avaliar sem se atacar, criar novas metas e sermos mais abertos mentalmente nos permitirá dar um grande passo para superar qualquer obstáculo.

Leia também: Saiba por que se sentir bem é a melhor atitude

Escreva os pensamentos negativos

Muitos têm dificuldades para pensar com clareza quando os pensamentos negativos invadem a mente. Nestes casos, o mais conveniente é pegar um caderno ou folha de papel para escrever o que está acontecendo. Deste modo é possível identificar o que está nos fazendo mal.

Essa terapia simples pode ser de grande ajuda para liberar a energia negativa. Em especial quando não queremos falar com alguém próximo a respeito.

Relativize os pensamentos

Para mudar os pensamentos negativos quando atravessamos momentos difíceis, é necessário liberar os medos e tomar novas decisões

Levar muito a sério nossos pensamentos, fechar nossa mente às possibilidades e encarar todas as situações aos extremos são hábitos que nos fazem cair num grave erro quando as coisas não vão bem.

Sermos rígidos e absolutistas impede que vejamos mais além quando, talvez, a solução está mais próxima do que imaginamos.

Procure ativar seu poder de reflexão e pergunte-se de novo, sem limitar sua mente, por que as coisas ocorreram dessa forma e quais as possibilidades de superá-las.

Liberte-se dos medos e decida

Para mudar os pensamentos negativos quando atravessamos momentos difíceis, é necessário liberar os medos e tomar novas decisões.

Embora novos fracassos existam entre as possibilidades, devemos ter sempre em mente que, para chegar ao sucesso, é necessário fracassar.

Portanto, ao invés de pensar sobre o que pode acontecer de ruim, devemos visualizar quantas coisas boas podem ser obtidas.

Mude de atitude

O estado de ânimo pode piorar muito quando as coisas não saem como queremos. Isso nos leva a atitudes completamente negativas que, de forma direta, influenciam nossa maneira de viver, pensar e nos relacionar.

Pensamentos como “me sinto mal”, “tudo está dando errado”, entre outros, nos fazem perder a força mental. Além disso, nos levam a episódios de estresse, ansiedade e depressão.

O que poucas pessoas imaginam é que algo tão simples como mudar de atitude pode ser determinante para tomarmos melhores rumos.

Repetir a cada dia “hoje me sinto bem“, “vou conseguir” e frases similares, aumentará sua autoconfiança e abrirá caminho para novas possibilidades.

Pode te interessar: Aprendi a ser feliz à minha maneira

Ative as afirmações positivas

As afirmações positivas são aquelas frases que podemos repetir em voz alta para combater os pensamentos que nos impedem de avançar

As afirmações positivas são aquelas frases que podemos repetir em voz alta para combater os pensamentos que nos impedem de avançar.

São frases repletas de sentimento e emoção que, ao serem pronunciadas, nos dão uma sensação de convencimento e verdade.

Podemos criar nossas próprias frases pensando no objetivo que queremos alcançar. Além disso, também podemos nos inspirar nas ideias de outras pessoas, escritores ou não.

Podemos repeti-las todas as manhãs, ao iniciar o dia, logo após despertar, ou também durante a noite, durante uma sessão de relaxamento e respiração profunda.

Pronta para transformar sua forma de pensar? Se ultimamente as coisas não estão indo bem e os pensamentos negativos estão se apoderando da sua vida, coloque em prática estes conselhos. Supere esta fase, para que não se torne um obstáculo.

  • Dranovsky, A., & Leonardo, E. D. (2015). The power of positivity. Nature. https://doi.org/10.1038/522294a