É possível queimar calorias ao beber água gelada?

6 de janeiro de 2019
Hoje analisaremos se é possível queimar calorias bebendo água gelada. Este é um mito que pode ser verdade, embora possa também levar a certas consequências negativas.

Você pode ter ouvido falar que se pode queimar calorias bebendo água gelada. Existem opiniões que apoiam esta versão e há outras que a rejeitam. Além disso, geralmente há um grande número de razões “científicas” que não costumam ter muito fundamento.

De qualquer forma, aqui nós lhes dizemos o que há de verdade nela, bem como algumas curiosidades da água gelada e seu papel no esporte. Continue lendo!

Queimar calorias ao beber água gelada

É possível queimar calorias ao beber água gelada?

O manual de medicina esportiva de Oxford nos diz que, ao beber um copo de água fria estaríamos queimando um total de 4 a 7 calorias. Portanto, isso é quase nada.

Beber bastante água é necessário para o corpo. Portanto, se quisermos perder peso, a hidratação será muito importante. Isso acontece porque, ao beber água, seu metabolismo estará em maior movimento. Outra coisa importante, é que se prefere a água fria porque é mais agradável nesses momentos, mas nada mais.

Além disso, beber água fria dará um pequeno aumento de energia, por isso é aconselhável tê-la em mãos durante as sessões de exercício. Nesses casos, o impacto do metabolismo geralmente é muito positivo, pois permite que você queime mais calorias durante o treinamento. Do mesmo modo, podemos evitar a desidratação.

A causa disso tem uma explicação fácil. O organismo necessita realizar um pequeno consumo de energia, para aquecer a água fria à uma temperatura normal. Por isso, acredita-se que você pode queimar calorias bebendo água gelada. No entanto, o gasto calórico é mínimo.

Veja também: O que acontece quando você começa a beber um copo de água meia hora antes de comer

Beber água gelada como método para controlar a ingestão de alimentos

Outra opção saudável seria beber água antes das refeições, não importa se fria ou à temperatura ambiente. Mas, como dissemos antes, isso não ocorre porque se queimam calorias tomando gelada. Mas que, dessa forma, ficaremos saciados antes e não vamos comer tanto.

Beber água gelada como método para controlar a ingestão de alimentos

Um copo grande de água ajuda você a não beliscar a qualquer hora do dia. De fato, estudos mostram que pessoas que bebem um copo de água meia hora antes de comer, perdem mais peso do que aquelas que não bebem.

Os problemas de beber água gelada após o exercício

Os problemas de beber água gelada após o exercício

Todos concordamos que é importante manter-se bem hidratado durante e após o treino. As opiniões variam, no entanto, sobre a temperatura em que a água deve estar. O que está claro é que a desidratação pode levar à uma diminuição no nível de desempenho, e a um aumento na sensação de esforço.

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Em suma, a melhor solução pode ser limitar-se a beber água morna ou natural. O que pode nos ajudar a manter a hidratação adequada antes, durante, e depois do exercício físico.

No entanto, como vimos, a ideia de queimar calorias bebendo água gelada é bastante incerta. Em qualquer caso, se tivermos alguma dúvida sobre a correta hidratação do nosso corpo no momento do exercício, é sempre aconselhável consultar um especialista.

  • Eugene Sherry, Stepahm F. Wilson. Manual oxford de medicina deportiva. Editorial Paidotribo, 2002.
  • Diego Bellido Guerrero. Manual de nutrición y metabolismo. Ediciones Díaz de Santos, 2006.
  • David Grotto. Lo mejor que puedes comer (Colección Vital): De la A a la Z, la guía nutricional definitiva para llenarte de energía, de salud. Penguin Random House Grupo Editorial México, 2014.