Devemos comer as cascas das frutas?

· 15 de setembro de 2014
Para poder comer frutas com casca, que costuma ser a parte mais rica em vitaminas, devemos nos assegurar de que são de cultivo ecológico e de que não contêm pesticidas.

Existe muita confusão quanto a se devemos ou não comer as cascas das frutas, como, por exemplo, a maçã, a pera, os cítricos, as uvas, etc. Outras, como as cascas da banana ou do abacaxi, podem nos surpreender muito devido às suas possibilidades.

Nesse artigo, explicaremos em quais casos é positivo consumir as cascas das frutas e em quais isso pode ser prejudicial, assim, aprenderemos a nos beneficiar ao máximo de todos os nutrientes que essas frutas nos oferecem.

Quais tipos de nutrientes encontramos nas cascas das frutas?

Antigamente, todas as partes das frutas eram aproveitadas, inclusive daquelas frutas que aparentemente eram impossíveis de aproveitar, como o limão ou a laranja. Elas também eram aproveitadas como remédios naturais para determinadas doenças.

As cascas das frutas são a parte que mais recebe energia através da luz solar; elas protegem seu interior das adversidades climáticas, contêm mais fibra e cores mais vistosas (e, portanto, mais nutrientes).

Leia também: Conheça a lista de frutas mais recomendadas pra sua dieta

cascas das frutas

Em quais casos não devemos comer as cascas das frutas?

O grande problema em consumir as cascas das frutas ou muitas variedades de verduras é que atualmente costuma-se adicionar pesticidas em grande quantidade, a fim de potencializar e proteger seu cultivo, diferente do que acontecia décadas atrás.

Esses pesticidas, ainda que lavemos as frutas, penetram na casca através de seus poros. Isso acontece mais em algumas frutas do que em outras, segundo a porosidade e a grossura da casca.

Por isso, atualmente, é tão sempre recomendável comer as cascas.

Aqueles que gostariam de se beneficiar dos nutrientes das cascas, a única opção é escolher sempre frutas de qualidade ecológica certificada ou de seu próprio cultivo, e que, além de lavá-las bem com água e bicarbonato de sódio, também raspem um pouco com ajuda de uma faca ou algum utensílio próprio para limpar vegetais.

Descubra: Como melhorar a saúde com uma mistura de bicarbonato de sódio e mel

raspa-limao-Emily-Barney

Quais são as cascas mais recomendadas?

Sempre e quando forem ecológicas, recomendamos o consumo habitual das seguintes cascas:

  • Maçã: sua casca contém ácido ursólico, que nos ajuda a manter os músculos saudáveis, tem propriedades anti-inflamatórias, previne o colesterol e potencializa a produção de colágeno. Também contém pectina e fibras, as quais combatem à prisão de ventre.
  • Pera: para nos beneficiarmos de todas as suas propriedades antioxidantes, devemos comê-la com casca, já que a maior parte de seu teor em vitamina C está presente nessa parte da fruta. Além disso, a quantidade de fibra solúvel que contém a torna um alimento com extremo potencial de saciar a fome e nos ajuda a prevenir a prisão de ventre, assim como doenças como o câncer de cólon.

Mais opções

  • Cítricos: a casca é a parte mais antioxidante das frutas cítricas, graças ao seu teor de flavonoides, que nos ajuda a prevenir e tratar o câncer naturalmente, principalmente os de pele e de mama, assim como minimizar os riscos de sofrermos doenças cardiovasculares. Também tem um maior teor de vitamina C e oferece benefícios depurativos, diuréticos, relaxantes e digestivos. Nesse artigo, explicaremos todas as suas propriedades, assim como as possibilidades cosméticas e culinárias que oferecem.
  • Uva: os maiores nutrientes da uva, ou seja, os flavonoides, os pigmentos antociânicos e principalmente o famoso resveratrol, encontram-se principalmente em suas sementes e em sua casca. Esses componentes trabalham protegendo os capilares sanguíneos e a saúde cardiovascular em geral, e são altamente antioxidantes.
  • Banana: a casca da banana tem propriedades antibióticas, antifúngicas e enzimáticas. Podem ser comidas cruas ou cozidas, previamente lavadas. Inclusive podemos usar a parte interna da casca para branquear os dentes, esfregando-a diariamente depois de escovar os dentes.
  • Abacaxi: é possível preparar uma saudável infusão terapêutica ou uma deliciosa bebida fermentada com a casca do abacaxi. Ambas são muito benéficas para evitar a retenção de líquidos e para melhorar a digestão.

abacaxi-casca-haleysuzanne

Sobre as alergias

Algumas pessoas apresentam alergia à casca de determinadas frutas.

Porém, é possível que a alergia seja na realidade devido à alguma substância química a qual a planta tenha sido submetida para prevenir insetos, por isso sempre recomendamos o consumo de frutas de cultivo orgânico, principalmente quando se pretende comê-la com a casca.