Conheça a lista de frutas mais recomendadas pra sua dieta

· 5 de julho de 2018
Ainda que a fruta seja muito saudável, nem todos os tipos podem nos ajudar em uma dieta. Mostramos quais sim e quais não. 

Mostraremos a lista das frutas mais recomendadas para sua dieta. Com elas, poderemos obter uma boa quantidade dos nutrientes essenciais e em sua quantidade recomendada. Além disso, são ingredientes perfeitos para uma grande quantidade pratos e sobremesas, ou mesmo para serem consumidas somente como aperitivos.

1. Mirtilos azuis

Os mirtilos azuis constituem uma das frutas mais recomendadas com mais antioxidantes. Além disso, tem um índice glicêmico bastante baixo, por isso que são extremamente benéficas para pessoas com diabetes.

2. Melancia

A melancia é uma das frutas mais recomendadas

A melancia tem uma característica especial dentro das frutas, e é que cerca de 82% da mesma é água. Isso a converte em uma das melhores frutas para se hidratar no verão. Por outro lado, a melancia é uma fruta que permite reduzir o nível de açúcar no sangue e a pressão arterial, o que a converte em outra opção maravilhosa para os diabéticos ou as pessoas que sofrem de hipertensão.

3. Framboesa

Meia xícara de framboesas contém uma quantidade de cerca de 2,7 gramas de açúcar. Além disso, a maior quantidade dos carboidratos presentes nestas frutas provém da fibra. Isso faz com que as framboesas sejam frutas mais recomendadas, perfeitas para saciar o apetite por mais tempo.

4. Limão

O limão não contém quase nada de açúcar, é muito rico em vitamina C e contribui para a prevenção da artrite reumatoidePor isso, não deixe de usá-lo como ingrediente adicionado em saladas, chás, carnes ou peixes.

5. Goiaba

As goiabas têm um nível bastante baixo de açúcar. Mas, esta não é a única qualidade digna de ser ressaltada, como também contribuem para melhorar a visão, de maneira similar as cenouras, previnem o câncer e são uma das melhores aliadas para emagrecer.

Saiba mais: 8 benefícios desconhecidos do suco de cenouras

6. Toranja

Meia toranja contém somente 8 gramas de açúcar. Assim, esta fruta constitui uma das melhores fontes de vitamina C.

A toranja é uma das frutas mais recomendadas

7. Morangos

Os morangos são, simplesmente, deliciosos, e são os protagonistas de uma grande quantidade de sobremesas. Mas, não só sua aparência é que conta. Estas frutas mais recomendadas são muito boas para regular os níveis de açúcar no sangue. Por outro lado, não tem quase nada de açúcar, já que uma xícara traz somente cerca de 7 gramas.

8. Amoras

As amoras são um tipo de fruta especialmente nutritiva. Trazem fibras (imprescindível para a boa digestão), folato (vital para as mulheres grávidas), vitamina C (ideal para fortalecer as defesas) e potássio (relevantes no adequado funcionamento do sistema nervoso).

Leia mais: 8 sintomas que alertam uma deficiência de vitamina C

9. Mirtilos vermelhos

Esta variedade de mirtilo é também muito saudável, juntamente com os mirtilos azuis. Trazem um importante valor de fitonutrientes e de vitamina C. Além disso, não contêm quase nada de açúcar, o que faz com alguns sejam um pouco amargos. Por este pequeno detalhe, esta fruta pode não ser agradável para o gosto de todo mundo. 

As frutas “proibidas” para a dieta

Ainda que, na verdade, nenhum alimento deveria estar estritamente proibido dentro de uma dieta saudável, sempre que se consuma com moderação, mas existem alguns tipos de frutas menos recomendadas.

  • Mangas e mamão: estas frutas tem um índice glicêmico superior a 50 e quantidades relevantes de açúcar. Por isso, estas são frutas que são melhor desfrutadas de vez em quando e não de maneira diária.
  • Abacaxi: outra fruta tropical com alto conteúdo de açúcar, por isso que não é recomendado comê-la diariamente. No entanto, seu alto teor nutritivo e sua capacidade anti-inflamatória faz com que siga sendo uma boa ideia comer abacaxi de vez em quando.
  • Frutas desidratadas: o principal problema deste tipo de alimentos é que, ao eliminar toda a água, o conteúdo restante se baseia em açúcar.
As frutas secas são recomendadas

O problema dos sucos

Quando consumimos um suco estamos deixando de fora grande parte da fibra e ficando com todo o açúcar contido na fruta. Por isso, podemos dizer que o sabor doce da fruta é a forma que tem a natureza de fazer com que consumimos fibras.

Esta fibra, além das propriedades benéficas que tem por si só, faz precisamente que o açúcar se libere do sangue de maneira mais lenta e não gere nocivos picos de insulina. Além disso, algumas partes das frutas especialmente ricas em fibras, como as cascas, contribuem para saciar nosso apetite de maneira mais efetiva.