8 conselhos para uma gravidez saudável

· 6 de junho de 2018
Manter uma gravidez de forma saudável para a mãe e o bebê não é complicado. As recomendações básicas são bem simples e os resultados muito fáceis de perceber.

A gravidez é um dos momentos mais emocionantes na vida de uma mulher. Certamente com mudanças e sintoma que em ocasiões podem ser incômodos, mas que rapidamente se esquecem diante das enormes expectativas que a chegada de um bebê gera. Uma gravidez saudável é a antessala da felicidade maior: receber a um filho.

Ter uma gravidez saudável não só é garantia da gestação efetiva e feliz da nova vida, mas também fornece bem-estar físico e emocional à mulher que embarcou nesse extraordinário processo.

Conselhos básicos para alcançar uma gravidez saudável

Uma mulher que planeja engravidar pode preparar seu corpo colocando em prática as seguintes recomendações:

1. Faça um controle médico

Controlespr-e natais ajudam a manter uma gravidez saudável

O controle médico pré-natal é fundamental para cuidar da saúde da mãe e do bebe que está se formando. Logo ao confirmar que está grávida, deve procurar quem será o médico que te proverá estes serviços. A recomendação que familiares ou amigos podem te dar é um bom guia nesse sentido.

O controle pré-natal de uma gravidez de baixo risco é mensal. Se esse não for o seu caso, com certeza precisará encurtar a distância entre uma consulta e outra. Sua situação financeira não deveria te afastar de um bom controle pré-natal, já que em sua comunidade devem existir opções sociais ou públicas as qual pode recorrer.

Leia também: 7 conselhos para engravidar com mais facilidade

2. Mantenha uma boa alimentação

Se trata da saúde de dois seres vivos: a mãe e o bebê. Não se trata de “comer por dois”. Apenas aumentando seu consumo calórico em 300 calorias, já estará oferecendo os teores que o seu corpo precisa para gestar a nova vida.

Inclua em sua dieta alimentos ricos em ácido fólico, vitamina D, ferro, proteínas e gorduras saturadas saudáveis. Evite os peixes ou carnes crus, já que podem conter bactérias prejudiciais para a gravidez.

Ainda, elimine da sua dieta os alimentos altamente processados, tais como salgadinhos, guloseimas, frios, embutidos. Este tipo de alimento costuma ter muito sal e açúcares adicionados.

3. Se mantenha bem hidratada

Beberbastante água ajuda a manter uma gravidez saudável

Para estar bem hidratada o ideal é a água. Evite o consumo de bebidas gasosas e com adoçantes, as quais costumam ter importantes proporções de cafeína. Adicione a sua dieta os sucos e vitaminas de frutas. Prepare diferentes combinações que te permitam desfrutar e aproveitar melhor as propriedades das frutas.

As infusões são boas para se afastar do café, mas selecione bem a erva ou mistura de ervas que você vai usar. Isso porque algumas ervas aromáticas ou medicinais geram contrações intrauterinas. Você pode preparar deliciosas infusões com cascas de frutas cítricas ou com frutas desidratadas.

Visite este artigo: Esgotamento físico na gravidez

4. Se exercite com regularidade

Procure um programa de exercícios adequado para uma gravidez saudável. Se você se exercita periodicamente, contará com a força que precisa para manter bem o peso que vai ganhando. O exercício também favorece o preparo para o parto.

Igualmente, ajuda a superar melhor o estresse e a evitar a retenção de líquidos que afeta a muitas grávidas. Os exercícios de baixo impacto são excelentes opções, dentre estes:

  • Caminhadas periódicas.
  • Natação.
  • Ioga.
  • Pilates.

Se antes de engravidar você não tinha nenhuma rotina de exercícios, não se exceda durante a gravidez. Se implementa uma rotina simples, será mais fácil mantê-la depois do parto. Aproveite que já se colocou em movimento e não o abandone.

5. Tome as vitaminas e suplementos pré-natais

Mulher mantendo uma gravidez saudável

Ainda quando mantenha uma alimentação balanceada, é normal que o médico receite o consumo diário de diferentes vitaminas e de suplementos pré-natais. O ácido fólico é fundamental para evitar má-formação no feto, tais como defeitos do tubo neural (espinha bífida ou anencefalia), defeitos de nascimento (lábio ou palato fendidos) e certos defeitos cardíacos.

O ferro é tomado para evitar a anemia gestacional e o cálcio para favorecer o desenvolvimento dos ossos e dentes. Ainda, é frequente que as grávidas ingiram vitamina D e ácidos graxos essenciais, tais como o ômega 3.

6. Pare de fumar

O cigarro não oferece nenhum benefício à saúde da mulher antes de engravidar, muito depois de engravidar. Fumar durante a gravidez pode causar abortos espontâneos, desprendimento da placenta e parto precoce.

Se você não pode deixar de fumar, peça ajuda ao seu médico. Caso seu parceiro também fume, é um bom momento para que ambos deixem o cigarro. E se não é fumante, evite os espaços onde haja pessoas fumando, já que os gases residuais do fumante também podem afetar ao seu bebê.

7. Evite os riscos ambientais

Mulher resfriada

Estar em contato com produtos químicos, metais pesados (chumbo ou mercúrio), certos agentes biológicos ou radiação, é prejudicial para o desenvolvimento normal de sua gravidez.

Evite o contato ou uso de produtos de limpeza, inseticidas ou dissolventes, já que te expõem a gases tóxicos. Pode manter sua casa limpa e livre de agentes bacterianos com água e vinagre branco, sem pôr em risco a vida do seu filho.

8. Cuide do seu equilíbrio emocional

As mudanças de humor durante a gravidez são normais, graças às mudanças hormonais próprias do processo. E até pode ser que passe facilmente da felicidade total a uma crise de choro sem consolo. Porém, se estas mudanças de humor são exageradas e não te deixam levar uma vida normal, deve consultar seu médico, já que talvez precise procurar por um especialista.

Não é pouco frequente que mulheres grávidas sofram de depressões. O encontro com outras mulheres grávidas, sejam próximas ou desconhecidas, também pode te ajudar a compartilhar experiências e drenar as emoções encontradas.

Ter uma gravidez saudável é possível

A confiança com a qual você pode falar com seu médico ou parteira é fundamental para que leve adiante uma gravidez saudável. Você deve responder a todas as perguntas deles com honestidade, inclusive as que tangem a sua vida sexual e vícios prévios. Igualmente, pergunte-os tudo o que achar conveniente para esclarecer suas dúvidas.

Manter uma boa alimentação, fazer exercícios e cuidar de sua mente e de seu espírito durante a gravidez são práticas que além de te permitirem ter uma gestação feliz, são excelentes hábitos a seguir quando o recém-nascido estiver em seus braços.