Por que incluir cenoura na sua alimentação

31 de maio de 2018
Embora seja conhecida por sua contribuição de betacarotenos, a cenoura tem muitos outros benefícios para a nossa saúde em geral, e por isso deve ser um alimento regular em nossa dieta.

A cenoura é um vegetal muito saudável e um elemento importante para adicionar a qualquer dieta equilibrada. Incluir cenoura na alimentação irá fornecer múltiplos benefícios ao seu organismo, graças à sua contribuição de nutrientes essenciais.

Entre as variedades de cenoura, existem os tipos branco, amarelo e até roxo. No entanto, as cenouras alaranjadas são as mais conhecidas e mais comuns.

Seu sabor agradável e fresco torna fácil incluí-la em um grande número de receitas, sejam guisados, sopas ou sobremesas.

Propriedades nutricionais da cenoura

Considerando seu peso, a cenoura tem 90% de água, 7% de carboidratos, quase 1 grama de proteínas vegetais e quase 3 gramas de fibra. Além disso, é rica em minerais como:

  • Potássio
  • Sódio
  • Fósforo
  • Cálcio
  • Magnésio
  • Ferro
  • Zinco
  • Iodo
  • Selênio

Quanto às suas vitaminas, a cenoura possui boas quantidades de vitaminas C e A, junto com vitaminas do complexo B (B3, B6, B1, B2, ácido fólico ou vitamina B9). Finalmente, o valor calórico das cenouras é de 35 calorias por 100 gramas.

Com todos os seus nutrientes, a cenoura proporciona benefícios importantes para a saúde. Abaixo, mostraremos alguns dos mais notáveis.

Benefícios de incluir cenoura na alimentação

Evita problemas oculares

Saúde ocular

Este é o efeito benéfico mais famoso da cenoura. Seu alto teor de vitamina A ajuda a evitar problemas nos olhos que, logicamente, afetarão negativamente a visão.

Entre estes problemas, as cenouras impedem o aparecimento de cataratas, a degeneração da mácula lútea e a cegueira noturna.

Naturalmente, a cenoura não pode curar problemas como a miopia ou astigmatismo, mas seus efeitos benéficos nos olhos podem prevenir um grande número de problemas.

Evita doenças cardiovasculares

Incluir cenouras em sua alimentação pode reduzir o risco de doenças cardiovasculares em até 32%. Isto acontece devido às propriedades antioxidantes e vitaminas presentes neste vegetal.

Com isso, ajuda o corpo a limpar as artérias e evita o acúmulo de placas de gordura.

Melhora a saúde dos ossos

Descascar cenoura

A cenoura é rica em cálcio, magnésio e vitamina C. Assim, ao incluirmos esse alimento em nossa dieta, favorecemos uma melhor assimilação do cálcio e uma boa reconstrução e manutenção dos ossos e dos dentes.

Isso, por sua vez, ajudará a evitar possíveis fraturas e perdas de colágeno, pois ajudará a aumentar a resistência dessas partes do corpo.

Promove o controle do colesterol

Junto com os efeitos benéficos da cenoura em relação à boa saúde cardiovascular, este vegetal ajuda o corpo a reduzir o excesso de colesterol no sangue.

Isto acontece devido ao seu alto teor de fibras solúveis, principalmente a pectina, que impede o acúmulo de gordura nas paredes das artérias. Também favorece a eliminação dessa gordura e a redução da pressão arterial.

Benefícios contra a constipação

Mulher com prisão de ventre

Como já falamos, incluir cenoura na alimentação lhe dará uma quantidade considerável de fibras.

Esses nutrientes são muito benéficos contra a constipação, e sua grande quantidade de minerais também ajuda a prevenir e reduzir o desconforto estomacal. Portanto, a cenoura é um alimento altamente recomendado para pessoas com gastrite.

Previne o aparecimento de câncer e tumores

A cenoura cozida contribui para melhorar a absorção do falcarinol no sistema digestivo. Este composto protege nosso organismo do ataque de vários tipos de fungos, o que poderia levar ao aparecimento de alguns tumores.

Além disso, a ingestão de cenouras cruas ajuda a prevenir problemas graves, como o câncer de mama.

Propriedades diuréticas

O alto teor de água nas cenouras e sua grande variedade de sais minerais ajudam na desintegração dos cálculos renais. Isso faz da cenoura um elemento muito comum nas dietas purificadoras.

Por todas estas razões, incluir cenoura na alimentação irá lhe fornecer um grande número de efeitos benéficos e será uma fonte abundante de vitaminas e sais minerais.

Junto com muitos outros vegetais, este alimento é um ingrediente comum em qualquer prato saudável e um elemento essencial em uma dieta equilibrada.

Recomendados para você