5 alimentos naturais que ajudam a controlar a hipertensão

13 de junho de 2018
A hipertensão é uma doença que afeta a saúde do coração, por isso é importante mantê-la em limites saudáveis para regulá-la e levar uma vida mais saudável.

Com cada batida, o coração bombeia sangue para as artérias. Quando a pressão do bombeamento do coração é maior que o normal, estamos falamos da hipertensão. Neste artigo, comentaremos um pouco sobre os alimentos naturais que ajudam a controlar a hipertensão.

Existem duas medidas que devem ser levadas em conta para determinar se a pressão é alta:

  • Uma é a pressão sistólica, que se refere à pressão sanguínea durante o bombeamento do coração.
  • A outra é a pressão diastólica, que se refere à pressão arterial quando o coração está entre um batimento cardíaco e outro.

A pressão arterial é normal quando o monitor de pressão arterial mede 120/80 mmHg. O primeiro número corresponde à pressão sistólica e o segundo à diastólica.

Causas da hipertensão arterial

Como controlar a hipertensão

Diversos fatores afetam o aumento da pressão arterial. Alguns deles estão intimamente ligados a maus hábitos que podem ser modificados:

  • Obesidade
  • Consumo excessivo de álcool
  • Dieta rica em sódio
  • Ingestão de medicamentos como contraceptivos ou antigripais
  • Sedentarismo

Da mesma forma, também existem causas genéticas. Segundo alguns estudos, a hipertensão é hereditária. Esta condição aumenta a morbimortalidade de outras doenças cardiovasculares, tais como:

  • Insuficiência cardíaca
  • Infarto do miocárdio
  • Retinopatia hipertensiva
  • Insuficiência renal crônica
  • Doença cerebrovascular
  • Doença arterial periférica

O quadro de hipertensão arterial aparece de forma assintomática durante os primeiros estágios, portanto, há uma alta porcentagem de pessoas que não sabem que sofrem dessa síndrome.

Alimentos naturais para controlar a hipertensão

Existem alimentos que são excelentes aliados quando se trata de controlar ou aliviar os sintomas de algumas doenças. A seguir, diremos quais deles ajudam a controlar a hipertensão.

1. Suco de limão

A retenção de líquidos no corpo humano nunca é sinal de algo positivo, principalmente se você sofrer de hipertensão. O limão tem propriedades maravilhosas a este respeito, por ser um transportador excepcional de vitamina C. Assim, nos ajuda a combater as toxinas e os agentes que se acumulam pelo armazenamento dos líquidos.

Além disso, a propriedade estrela do suco de limão é sua capacidade diurética e de filtragem. Lembre-se: como o bom fruto que é, contém grandes quantidades de água que se traduzem como a ferramenta ideal para a limpeza segura e natural do organismo.

Para favorecer a purificação e a eliminação de substâncias que possam aumentar a pressão, podemos experimentar esta opção. A prevenção e disciplina é tudo aqui.

Ingredientes

  • 1 xícara de água (250 ml)
  • O suco de 2 limões

Preparação

  • Misture os dois ingredientes, sem adoçar, e consuma com o estômago vazio.

2. Banana

Banana picada

banana é conhecida por ter uma grande quantidade de nutrientes. Podemos destacar seu alto teor de potássio, que ajuda a regular a pressão arterial. Além disso, seu efeito energizante é muito benéfico depois de fazer qualquer rotina de exercícios.

Pelas três características mencionadas acima, recomendamos que você inclua uma banana em sua dieta diária. Idealmente, também é preciso reduzir a quantidade de sódio que você consome. Lembre-se de que isso significa adicionar menos sal à sua dieta, mas também consumir menos alimentos processados.

3. Alho

O alho é o ingrediente estrela no mundo dos remédios naturais. É considerado extremamente útil para tratar uma infinidade de patologias médicas, nutricionais, e muito mais.

No caso da pressão alta ou hipertensão, as propriedades do alho proporcionam benefícios na dilatação das artérias, enquanto ajudam a prevenir a formação de trombos.

  • Pode ser consumido em tabletes (tabletes de alho), adicionando o alho às nossas receitas ou consumindo um dente de alho sem casca diariamente, depois de ter descansado por 6 ou 8 horas em um copo de água.

Você pode deixá-lo de molho enquanto dorme e tomá-lo na manhã seguinte.

4. Azeite de oliva

Desde a época dos egípcios, os benefícios atribuídos à azeitona e seus derivados são bem conhecidos no campo da saúde. No que diz respeito à hipertensão, o azeite de oliva funciona como um regulador natural dentro do corpo, diminuindo o ritmo apressado no qual o sangue está fluindo.

Esta gordura saudável é composta por três mil componentes diferentes. Entre suas excelentes propriedades estão:

  • Ajuda a evitar a oxidação das células
  • Regula e controla melhor a diabetes
  • Reduz o colesterol ruim (LDL)

5. Melancia

Suco de melancia

A melancia ajuda a reduzir a hipertensão naturalmente devido à sua capacidade de alargar os vasos sanguíneos. Essa qualidade também reduz os riscos de acidentes cardiovasculares.

A melancia também fornece L-citrulina e L-arginina, dois aminoácidos que fortalecem o tônus ​​vascular e regulam a pressão arterial.

O seu médico lhe disse que os seus níveis de pressão arterial estão altos, mas você ainda não desenvolveu um problema grave de hipertensão? Felizmente, você tem tempo para evitar complicações, e incluir esta fruta à sua alimentação pode ser uma grande ajuda.

Lembre-se de que os melhores resultados são obtidos quando você é disciplinado e consistente. É a saúde que está em jogo e é preciso ser responsável ao tomar decisões. A má nutrição só vai piorar o estado da doença.

Recomendados para você