Como cultivar alho em casa

O alho é considerado um dos elementos básicos da gastronomia. Trata-se de um tempero que realça os sabores dos alimentos e que é indispensável para preparar vários pratos, de várias partes do mundo. No Brasil, o alho é muito apreciado.

Seu sabor especial o torna um excelente tempero para as refeições. Além disso, tem diversas propriedades medicinais. De fato, o alho regula a pressão alta e também serve para evitar que o colesterol grude nas paredes das artérias. Por isso, é conveniente cultivar alho em casa.

É provável que você se pergunte se realmente vale a pena passar por todo o processo de preparar a terra, plantar e manter um canteiro em casa. A resposta é sim. Não apenas porque é mais saudável, mas porque você pode apreciar melhor o que implica o consumo de diferentes alimentos.

Vantagens de cultivar alho em casa

Alho

  • Você terá total garantia de o alho está livre de pesticidas e agentes tóxicos.
  • Cultivar alho ou qualquer outro vegetal é uma atividade muito educativa, independentemente da idade de quem cultiva. Ensina a ter paciência e a sermos delicados. Também nos ajuda a liberar a tensão e a aprender a nos concentrar no momento. Tudo isso se traduz em um maior bem-estar.
  • Os cultivos caseiros tendem a ter um valor nutricional superior, porque sua concentração de vitaminas e minerais não é afetada por tratamentos especiais, ao contrário de muitos produtos que encontramos no supermercado.
  • O cheiro do alho pode evocar lembranças de pratos deliciosos e momentos agradáveis compartilhados em família ou entre amigos.
  • O custo do cultivo de alho é inferior a longo prazo. Sem dúvida, isso representa uma ótima maneira de economizar.
  • Assim que você começar a colher os primeiros frutos, terá um produto muito fresco.

Elementos para cultivar alho em casa

Alhos brotando

A verdade é que semear e colher alho é muito fácil. O canteiro só terá que ter bastante luz solar e água (você precisará regar com frequência para hidratar a terra).

A primeira coisa que você deve fazer é comprar uma cabeça de alho e separar os dentes, sem retirar a casca. Você pode preparar o terreno com algum fertilizante natural. Faça sulcos na terra, pois é onde você plantará as sementes.

Enterre, então, os dentes de alho a uma profundidade de mais ou menos 10 cm, com a ponta para cima. Você deve enterrá-los com uma separação de cerca de 15 cm entre cada dente. Para cada semente, vai crescer uma cabeça inteira de alho.

É muito simples, não? Há uma série de fatores que devemos levar em conta na hora de preparar a terra e a parte que será dedicada ao cultivo de alho. A seguir, vamos comentar esses fatores em detalhes.

Considerações prévias para cultivar alho em casa

Cabeças de alho

  • A melhor época para plantar alho depende da região em que você mora.
  • Se você plantar em vasos, o volume mínimo destes deve ser de 3 litros. Além disso, a profundidade do vaso deve ser de, pelo menos, 25 cm.
  • Se você plantar em uma horta, a distância entre as linhas de cultivo deve ser de pelo menos 30 cm. Desta forma, os alhos terão espaço suficiente para crescer e você evitará autossabotar sua plantação desde o início.
  • A partir do momento em que terminar de plantar seus alhos, obterá sua colheita em 3 meses e meio.

Para que o cultivo tenha sucesso, você precisa de uma terra muito fértil, razão pela qual recomenda-se adicionar uma camada de compostagem (ou esterco, se o solo for muito leve) para nutrir a terra.

Por outro lado, recomendamos que utilize apenas adubos naturais para dar-lhe tanto densidade no sono quanto uma maior quantidade (e qualidade) de nutrientes.

Manutenção de sua horta de alho

O alho gosta muito de receber sol e água. É por esta razão que deve ser plantado em um local que disponha de uma boa exposição ao sol.

Para manter o solo úmido, é necessário regar o jardim com frequência. Não devemos permitir que a terra fique desidratada, já que isso pode matar o alho.

Lembre-se de que a quantidade de água que você deve adicionar em seu cultivo depende também do tipo de clima do lugar onde se encontra.

Por outro lado, se você regar com muita água, o alho pode adquirir doenças, mas se permitir que a terra seque, os alhos crescerão menores ou, em casos extremos, pode ser que nem sequer deem algum fruto.

Plantar alho é muito simples, mas você tem que saber quais são os aspectos a levar em conta para reduzir o número de dificuldades.

Recomendados para você