Benefícios de ter plantas em casa

· 3 de maio de 2018
Ter plantas em casa não só purifica o ambiente, mas também pode trazer muitos outros benefícios, tanto externos quanto internos.

Aqueles que se orgulham de cuidar e apreciar a natureza devem considerar a ideia de ter plantas em casa. Sua beleza e aroma justificam sua incorporação na decoração de qualquer ambiente.

No entanto, as plantas fornecem muito mais do que a estética: são seres vivos que promovem a calma, a alegria e a saúde.

Não importa onde estejam, as plantas purificam o ar, liberam oxigênio e fornecem alimentos. Mesmo dentro de casa, as plantas oferecem essas e outras vantagens.

Com elas, “chamamos” a prosperidade, alcançamos uma sensação de serenidade e repelimos os insetos.

Benefícios de manter plantas em casa

Decorar com plantas

As plantas são um recurso prático e econômico para embelezar os espaços. Suas flores, aromas e cores se adaptam a diferentes estilos e tendências. No entanto, vão ainda mais longe: são garantia da boa saúde.

As plantas em casa agem de maneiras diferentes. Estes são alguns dos principais benefícios:

Melhoram a qualidade do ar

As plantas capturam o dióxido de carbono presente no ar, para liberar mais tarde as moléculas de oxigênio que respiramos.

Elas “pegam” os gases, reduzem a poluição, renovam o meio ambiente e reduzem a presença de poeira.

Com elas, obtemos remédios caseiros

Uma infinidade de plantas tem propriedades curativas. São usadas ​​na indústria farmacêutica para fazer medicamentos e em casa para preparar infusões, pomadas e remédios caseiros diferentes.

Além disso, ao umidificar o ar, também mantêm a pele hidratada.

Aliviam o estresse

Ter plantas em casa representa um bom hobby para se desconectar dos problemas do dia a dia e superar a depressão.

Por outro lado, foi comprovado que ajudam a reduzir o estresse no trabalho (15%) e a falta de atenção (70%). Além disso, aumentam o nível de produtividade em 12% .

Evitam problemas respiratórios

Ao reduzir a secura e a quantidade de pó que se acumula, liberam as vias aéreas. Também aumentam a energia, então ajudam as pessoas a se sentirem mais ágeis.

Além disso, são uma boa ideia de decoração para muitos cantos de nossa casa.

Mais vantagens de uma casa com plantas

Decoração com plantas

As plantas regulam a temperatura no lar, uma vez que absorvem a energia do sol para desempenhar suas funções metabólicas. É por isso que têm a peculiaridade de refrescar o ambiente.

Com elas, obtemos alimentos saudáveis ​​e frescos de época, para uma cozinha de alto nível nutricional e com todo o sabor. Seja em grandes plantações no jardim ou em pequenos potes internos, oferecem seus produtos quase sem investimento.

  • Desta forma, ter cebola, couve, tomate, cenoura e pimentões de nossas próprias culturas é mais simples e mais barato.

As possibilidades de cultivo em casa são quase infinitas: de pequenas árvores frutíferas, vegetais, especiarias a plantas aromáticas.

O único requisito é que tenham luz solar em algum momento do dia e água. Os pomares orgânicos são mais saudáveis porque eles não têm substâncias químicas nocivas.

Plantas em casa: quais escolher?

Plantas ideais para ter em casa

Conhecendo os benefícios das plantas, a questão agora é saber qual escolher. As opções são muitas. A partir da localização, se for dentro ou fora da casa, selecionaremos as mais convenientes.

No entanto, se você quiser tirar proveito de seus benefícios para a saúde, estas podem ser boas alternativas:

  • Aloe vera. O aloe vera é útil para a cura de doenças da pele e tem um efeito adstringente e digestivo. Também controla o colesterol e os triglicerídeos, é antidiabético, favorece a absorção de nutrientes, ataca bactérias e aumenta as defesas. Seu poder anti-inflamatório é alto.
  • Gengibre. Esta planta possui propriedades antibióticas e alivia o desconforto causado pela gripe e e resfriado. É antioxidante, antiparasitário e antibacteriano. As dores musculares, de cabeça e articulações podem desaparecer com o gengibre. Também é eficaz para tonturas e náuseas.
  • Eucalipto. Suas folhas são usadas para combater algumas doenças relacionadas ao sistema respiratório. Acelera a cura e é um aliado para reduzir o desconforto causado pelo reumatismo.
  • Hortelã. Asma, alergias, resfriados e tosse podem ser acalmados com esta planta. Também é usado para aliviar a flatulência, dor abdominal e enxaqueca. A hortelã é uma das variedades mais usadas na aromaterapia.
  • Alho. Não serve apenas para dar sabor às refeições. Na medicina natural, é usado para combater a inflamação, melhorar as funções imunológicas, prevenir a ação de células cancerosas e proteger o coração.
  • Tomilho. Devido à sua concentração de vitaminas A e C, cobre, fibra dietética e magnésio, é muito importante tê-lo em casa. Trata a dor, a retenção de líquidos, o desconforto menstrual, a depressão, a ressaca e patologias orais. Além disso, também fortalece a memória e acalma os nervos.