5 ideias para plantar seus cactos de forma diferente

· 15 de maio de 2018
Os cactos são um tipo de planta muito fácil de cuidar. Requerem poucos cuidados e combinam muito bem com diversos tipos de decoração. A seguir você conhecerá mais a respeito.

A decoração com cactos se transformou em uma tendência. Ainda que estas pequenas plantas tenham chamado a atenção desde a antiguidade, na atualidade ganharam muita fama por serem ideais para ter uma pequena zona verde em casa.

Suas características são o principal atrativo para milhares de pessoas; são de fácil manutenção, retêm água por vários dias, são vistosos e existem de diferentes formas e tamanhos.

O melhor de tudo é que, diferente de outras plantas, são muito versáteis e podem ser semeados de diferentes formas, em qualquer tipo de recipiente. Graças a isso, adaptam-se facilmente tanto a espaços internos quanto externos.

Está pensando em cultivar cactos em casa? Quer aproveitá-los como decoração? É importante que considere alguns cuidados básicos e uma série de ideias para que fiquem realmente fantásticos. Anote!

Conselhos úteis na hora de cultivar cactos

Para aqueles que preferem as plantas chamativas e bonitas, mas que não requerem muitos cuidados, estas são ideais. Apesar de ser preciso ter em conta algumas recomendações na hora de cultivá-los, não é necessário lhes dar atenção o tempo todo.

  • Um espaço com luz e sol. Para mantê-los em bom estado é conveniente lhes prover um espaço iluminado, no qual possam receber luz direta do sol.
    • Se desejar tê-los dentro de casa, coloque-os em janelas ou lugares onde a luz seja forte a maior parte do dia.
  • Boa drenagem. A drenagem é tão importante quanto o sol na hora de conservar estas plantas. Isso quer dizer que tanto os vasos quanto a terra devem evitar o acúmulo de água.
  • Vasos pouco profundos. As raízes dos cactos são muito superficiais e não requerem muita profundidade para serem mantidas.
  • Rego moderado. No que te a ver com o rego, os cactos não são como outras plantas comuns. Ainda que não se trate de deixá-los em plena seca por muito tempo, é primordial regá-los de forma moderada, até que seu terreno volte a se notar seco.

Apesar de seu crescimento ser lento e alguns não requererem muito espaço, é melhor determinar certa distância entre um e outro.

  • Espaço entre plantas. Um dos erros que mais se comete na hora de plantá-los no jardim é colocá-los muito juntos.

Ideias para plantar seus cactos em casa

O melhor destas plantas é que podem ser semeadas de diferentes formas, independentemente do espaço da casa que ocupem. Isso, claro, é uma grande vantagem para quem deseja usá-las como decoração.

1. Crie vasos suspensos

Plantar cactos em casa deixa o lar mais original

Tendo em vista que as raízes dos cactos são bem superficiais, os vasos rasos são ideais para plantá-los. Os materiais deste elemento facilitam sua frenagem e combinam muito bem com a forma da planta. Seja criativa! Combine espécies de diferentes tamanhos e texturas para um impacto maior.

2. Faça um jardim vertical

Os jardins verticais estão na moda. São fáceis de fazer, permitem plantar várias espécies e dão um toque decorativo muito especial.

Lembre-se de que deve usar vasos de pouca profundidade, preferencialmente os mais planos. Assim, além de evitar a retenção de umidade, pode colocá-los em qualquer parede.

3. Use xícaras

Cactos plantados em vasos pequenos

Você tem xícaras velhas que já não usa? Pare de acumular! Estes elementos são ideais para as espécies de cactos pequenos, já que os grandes podem virar devido ao peso. Coloque vários tipos de xícaras em uma bandeja e cultive os cactos. Esta decoração é ideal para a cozinha.

4. Estante com cactos

Uma forma muito original de decorar com cactos é usando uma estante. É uma opção ideal para o quarto de estudos ou o escritório. O aconselhável é que todos os cactos tenham um mesmo tamanho para que fique uma fila uniforme. Porém, é bom escolher diferentes tipos para que a decoração seja mais vistosa.

5. Vaso com tronco de madeira

Cactos em vasos pequenos

Para os que gostam de um estilo mais rústico essa ideia dos vasos com troncos de madeira é ideal. É um estilo apto tanto para interiores quanto para jardins e varandas. A única coisa que deve fazer é esvaziar um tronco e enchê-lo de terra. A seguir, poderá plantar os cactos que quiser.

Tem outras ideias para semear cactos? Não deixe de compartilhá-las conosco!