9 alimentos para limpar artérias e veias

· 20 de dezembro de 2016
Para favorecer a saúde das artérias e evitar problemas de circulação, é conveniente incluir em nossa dieta alimentos que nos ajudem a depurar o sangue e a manter o colesterol sob controle.

Nos últimos anos, aumentou de forma considerável o número de pacientes com problemas de colesterol, triglicerídeos e obstrução nas artérias.

Ainda que os especialistas em saúde e nutrição venham tentando chamar a nossa atenção a respeito, muitos ainda ignoram que, através da sua alimentação, estão se fazendo mal.

O mais preocupante de tudo é que o sedentarismo está piorando esse tipo de problema, e, infelizmente, está resultando em consequências trágicas.

Assim, ainda que, a princípio, sejam doenças silenciosas, com o passar do tempo elas comprometem funções vitais para a saúde.

Felizmente, está comprovado que algumas mudanças na dieta podem contribuir para limpar o sangue e para remover os resíduos que obstruem as veias.

Como sabemos que muitas pessoas se interessam pelo tema, a seguir queremos revelar estes 9 alimentos que poderão ajudá-lo a fazer isso.

1. Alho para limpar as artérias

alho

O alho é um dos condimentos mais utilizados tanto na gastronomia como na medicina alternativa.

Seus principais benefícios são atribuídos a uma substância antioxidante conhecida como alicina, que combate os danos causados pelos radicais livres e pelo colesterol alto.

Esses compostos sulfurosos diminuem os níveis de colesterol ruim (LDL), considerado uma das principais causas da obstrução arterial.

Também é rico em vitaminas, minerais, fibras e outras substâncias que beneficiam a saúde circulatória e cardiovascular.

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2. Aveia

O consumo diário de aveia é um dos melhores hábitos para conservar e melhorar a saúde cardíaca.

Esse alimento conta com carboidratos complexos e pode absorver até sete vezes seu peso em água.

Considerando que é uma fonte natural de fibras solúveis e insolúveis, seu consumo diminui a habilidade do colesterol de se aderir às paredes arteriais.

De fato, está comprovado que quem consome aveia regularmente tem menos tendência a sofrer com o sobrepeso e a obesidade.

3. Pimenta-caiena

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A pimenta-caiena contém uma substância ativa chamada capsaicina, cujo efeito antioxidante impede que o colesterol ruim se oxide nas artérias.

Seu consumo regular melhora a circulação sanguínea, diminui o risco de trombose e ajuda controlar a pressão alta.

É recomendada para pacientes com obesidade ou risco de ataque cardíaco e acidente vascular cerebral (AVC).

4. Limão

Conhecido por ser uma das melhores fontes naturais de vitamina C, o limão é um alimento antioxidante que diminui a pressão alta e a inflamação das artérias.

Graças a seus óleos essenciais, antioxidantes e vitaminas, contribui para limpar as veias e remover o excesso de lipídios acumulados nelas.

5. Romã

Romã

Os fitoquímicos que a romã contém são um poderoso antioxidante que, no organismo, protege o sistema circulatório da oxidação das gorduras.

Seu consumo regular diminui o acúmulo de placa e a formação de coágulos sanguíneos nas artérias.

O melhor de tudo é que estimula a produção de óxido nítrico no sangue, para manter as veias dilatadas e com a pressão adequada.

6. A linhaça

As sementes de linhaça estão no topo da lista dos chamados “superalimentos”, já que suas propriedades nutricionais são muito benéficas para a saúde.

Contam com ácidos graxos essenciais, antioxidantes, proteínas e outros compostos saudáveis que diminuem a inflamação e melhoram a saúde cardíaca.

É uma excelente fonte de ácido alfa-linolénico (ALA), que ajuda a manter as artérias livres de placa e lipídios.

Além disso, a fibra se une às partículas de colesterol ruim para facilitar sua eliminação.

7. Azeite de oliva

Azeite-de-oliva

O uso diário de azeite de oliva extra virgem prensado a frio é uma excelente forma de melhorar a saúde do coração, sobretudo quando se tem colesterol alto.

Esse azeite é uma gordura saudável e tem menos risco de se oxidar, se comparado a outros óleos vegetais.

8. Abacate

Esta deliciosa fruta de polpa verde é caracterizada por seu alto teor de ácidos graxos e antioxidantes que combatem os radicais livres.

Comer uma porção por dia diminui os níveis de lipídios do corpo, melhora o metabolismo e diminui significativamente o risco da aterosclerose.

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9. Tomates

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Este vegetal que tanto utilizamos na cozinha conta com poderosos antioxidantes que diminuem os níveis de colesterol e a placa acumulada nas paredes arteriais.

Ao consumi-los crus em saladas ou sucos, aproveitamos ao máximo todas as suas propriedades, ainda que os efeitos benéficos do licopeno, um de seus antioxidantes, sejam intensificados quando cozinhamos os tomates.

Com que frequência você consome esses alimentos? Procure incorporá-los com mais regularidade à sua dieta para aproveitar todos os seus benefícios.