Ervas medicinais para melhorar a circulação das pernas

· 24 de dezembro de 2014
As ervas medicinais, somadas a uma dieta saudável e uma rotina de exercícios, são o complemento ideal para melhorar a circulação nas pernas.

Pernas cansadas? Você chega em casa com uma dolorosa pressão nas pernas e não sabe o que fazer? Isso se trata de uma realidade muito comum que afeta grande parte da população. Hoje falaremos sobre algumas ervas medicinais para melhorar a circulação das pernas.

Câimbras, sensação de formigamento, dormência… tudo isso esta associado a uma má irrigação sanguínea, que favorece assim esses sintomas. Uma forma de solucionar esses problemas consiste em utilizar alguns remédios naturais simples.

Convidamos você a conhecer um pouco mais sobre o assunto.

Infusões curativas para melhorar a circulação das pernas

Infusões curativas para melhorar a circulação das pernas

Já sabemos que se a o sangue não chega adequadamente a todos os órgãos, sistemas e células do nosso corpo, não teremos uma saúde adequada. É assim com as vitaminas e minerais, por exemplo, que nutrem nossos ossos, nosso cabelo, nossas unhas e também músculos e as articulações de nossas pernas.

Leia também: Vitaminas saudáveis que melhoram a visão

Os problemas de circulação se devem, basicamente, a um estilo de vida nada adequado, onde há falhas na alimentação, falta de exercícios adequados, etc. O fator genético também pesa muito, além das mudanças hormonais e do estresse

Nossos vasos sanguíneos deixam de ser elásticos e a gordura tende a se acumular, impedindo o trânsito correto do sangue, originando, assim, na sensação de pernas pesadas, inchaços e as habituais varizes.

Mas, felizmente, com um pouco de esforço, uma dieta correta e exercícios, podemos melhorar essa situação. E, sem dúvidas, um complemento ideal para conseguir são as ervas medicinais. Assim, o que você acha de conhecer algumas infusões que podem ajudá-lo a melhorar a circulação das pernas?

 1. Dente-de-leão

Excelente infusão curativa. Você já o incluiu em sua dieta? Pois faça isso. O dente-de-leão é muito rico em taninos e propriedades calmantes; maravilhoso para melhorar problemas periféricos como a má circulação das pernas.

O ideal seria tomar entre uma e duas xícaras ao dia (no café da manhã e no meio da tarde). Para preparar a infusão, é importante buscar as flores. Você pode encontrar infusões já prontas para serem consumidas em lojas de produtos naturais.

É muito simples fazer a infusão: ferva uma xícara de água com uma colherzinha de dente-de-leão e deixe repousar por cinco minutos. Além disso, também pode-se fazer banhos relaxantes com esta planta.

Ou seja, da mesma forma que se faria a infusão para beber, você também pode umedecer uma toalha e esfregar nas pernas.

2. Alecrim

Massagem nas pernas para melhorar a circulação

Planta aromática que normalmente usamos como condimento para carnes e arroz. Mas você sabia que é uma excelente planta para melhorar a circulação sanguínea?

Descubra: Conselhos para controlar a má circulação sanguínea

É utilizada também para realizar tônicos e massagens, pois atua aliviando dores e a sensação de cansaço. Recomendamos uma infusão ao dia, pela manhã. Não é preciso mais que dois ramos e deixar que repousem por uns dez minutos em água fervente.

Coe e adicione um pouco de mel de abelha para melhorar o sabor.

3. Cavalinha

Não será difícil encontrar essa infusão. Está na moda e têm muitas aplicações para a saúde. Você pode comprá-la nas grandes lojas de produtos naturais especializadas. É ideal para reduzir o colesterol, evita o endurecimento das artérias e favorece  a circulação do sangue.

Basta tomar uma xícara depois da sua principal refeição, seja o café da manhã, almoço ou janta. O importante é ser contante e tomar essa infusão uma vez ao dia sem falta. Você verá que pouco a pouco suas pernas estarão muito mais descansadas e com menos pressão.

4. Espinheiro alvar

Espinheiro alvar ajuda a circulação das pernas

É considerada a planta do coração por excelência. É magnífica para tratar os transtornos cardíacos e para melhorar a circulação coronária. Você pode encontrá-la em farmácias ou em lojas de produtos naturais. Ela é muito conhecida, assim como seus efeitos.

Melhora a circulação, regula as possíveis arritmias que você possa ter, assim como as taquicardias. Como tomá-la? É muito fácil, basta consumi-la depois de sua principal refeição.

Ferva uma xícara de água com uma colherzinha de espinheiro, deixe repousar por cinco minutos, filtre e beba pouco a pouco. Você se sentirá muito bem.

5. Folhas de oliva para melhorar a circulação das pernas

Você conhecia esse remédio? É uma receita muito antiga para melhorar a circulação das pernas. As folhas de oliva têm um efeito hipotensor devido à sua atividade como vasodilatador periférico e diurético.

Geralmente é utilizada para baixar a tensão, prevenir anginas do peito e arritmias cardíacas.

Se combinado, por exemplo, com o espinheiro alva, seu efeito será magnífico. Para a infusão, basta ferver duas folhas de oliva com uma xícara de água. Deixe repousar por cinco minutos e tome junto com uma colher de mel. É um remédio herdado de nossos avós!

6. Gilbardeira

Infusão de melissa ajuda na circulação das pernas

Você a conhece? Trata-se de um potente tônico venoso muito conhecido. Para encontrá-la, é preciso ir a farmácias homeopáticas ou a herbários onde seja seguro a procedência.

É muito efetivo e é utilizado, entre outras coisas, para prevenir a aparição das varizes, hemorroidas, pernas cansadas, inchaço das pernas e tornozelos… é simplesmente excelente.

Para se prevenir de doenças utilizando essa erva, basta tomar até duas xícaras ao dia da infusão da planta seca, fervida com uma colherzinha da mesma.

Você ainda pode encontrá-la tanto em pastilhas quanto na forma de creme, para que seja possível realizar massagens com ela para tratar as pernas cansadas.