Quais tarefas domésticas contam como atividade física?

· 30 de novembro de 2014
Embora possam nos ajudar a queimar calorias, as tarefas domésticas não podem ser o único exercício físico que realizamos, já que não são suficientemente intensas.

As pessoas que trabalham durante a semana e aproveitam os finais de semana para colocar a casa em ordem e limpá-la, não tem mais desculpas para não realizar essas tarefas domésticas, já que estudos indicam que esse trabalho conta como uma atividade física.

Se nesse momento você está se perguntando quais são essas tarefas, não perca tempo e leia esse artigo para derrubar esse mito e aprender sobre esse tema.

As tarefas domésticas não são esportes

Talvez algumas pessoas tenham feito alguma competição com a vassoura ou esponjas, no entanto isso não se categoriza como um esporte.

As tarefas domésticas não podem ser consideradas como atividades físicas, simplesmente porque o esporte é uma atividade intencional.

Por exemplo, não podemos contar a ida a um shopping e percorrer as lojas como uma caminhada.

A atividade física exige certo gasto de energia e deve ser produzida por todos os músculos do corpo.

Temos que considerar que limpar janelas ou lavar a louça requer esforço físico, mas segundo uma pesquisa da Universidade de Ulster na Irlanda do Norte, não podemos considerar essa atividade como a prática de esporte.

É verdade também que, em alguns casos, as pessoas não dispõem de tempo para as atividades físicas e por esse motivo procuram se exercitar em casa como, por exemplo, subindo as escadas, deslocando-se de bicicleta e não de carro, entre outros.

Por sua vez, as tarefas domésticas, em alguma medida, nos ajudam na queima de calorias, o que não significa que elas se tornaram um esporte em sua vida.

Não é o mesmo que ir à academia meia hora por dia e varrer a casa durante o mesmo período. A diferença consiste em que para obter os benefícios para o nosso corpo, é preciso mais esforço e concentração.

As tarefas domésticas não serão a causa absoluta para o processo de emagrecimento, o que realmente é necessário fazer é conciliar, ou melhor, dedicar-se verdadeiramente a outras atividades como a jardinagem, a manutenção geral da casa como a eletricidade, a canalização, etc.

tarefas de casa

Rotina diária do lar para queimar calorias

Além do que mencionamos anteriormente, as tarefas domésticas podem ajudar a cumprir parte das necessidades de exercícios e proporcionar movimentos ao corpo, algo que necessitamos em alguma medida para nos manter livres do sedentarismo completo e para a melhora de nossa saúde.

Não é por esse motivo que você dará desculpas para não realizar as tarefas da sua casa, sejam elas quais forem.

Um exemplo desse tipo de trabalho caseiro que te resultaria na queima de 500 calorias são uma limpeza geral ou uma mudança.  

limpar a casa com bicabornato

Em que isso o ajudará? Essas tarefas domésticas contribuem para que os músculos das pernas, dos braços, das costas e abdominais fiquem mais tonificados (sempre combinando-os com os exercícios na academia)

Registramos aqui algumas dicas para realizar as tarefas domésticas e se colocar em movimento:

Recolha os objetos do chão

Essa atividade requer que ao recolher algum objeto do chão, você  mantenha suas costas reta, mas abaixe-se como se fosse sentar, dobrando os joelhos até alcançar o chão.

Se quiser se esforçar mais, mantenha essa posição durante uns 15 segundos. 

Este “exercício do lar” é ideal para ser aplicado no quarto das crianças que normalmente deixam os brinquedos espalhados por todos os lados.

O mesmo pode ser feito no jardim ao recolher restos de fezes dos animais ou qualquer outro resíduo necessário na manutenção das plantas.

Comprima seu estômago ao varrer

Quando estiver varrendo sua casa, você pode simultaneamente tonificar o abdômen comprimindo os músculos do estômago e simultaneamente mantenha suas costas retas.

As cerdas da vassoura devem ser movimentadas o mais longe possível do seu corpo, depois a retorne para próximo do corpo, repetindo esse movimento durante cinco minutos e de preferência três vezes ao dia.

Dance enquanto cozinha

Ao preparar o almoço ou o jantar, principalmente se você não gostar de cozinhar, pode aproveitar esse momento para desfrutar de uma boa música.

O ato de cozinhar pode levar mais ou menos meia hora, em que você deverá se manter na mesma posição em pé.

O que você deve fazer para tornar esse momento agradável e produtivo para a sua saúde é colocar músicas que goste e comece a dançar.

Mova todo o seu corpo enquanto organiza os utensílios e prepara os alimentos. Sempre, obviamente, com muito cuidado ao se aproximar do fogão, ao mover alguma panela no fogo ou cortar algum alimento.

Essa atividade pode ajudar na queima de até 400 calorias, dependendo do tempo em que for executada.

Aumente o ritmo de suas tarefas

Qualquer que seja a tarefa da casa que esteja realizando, procure ser mais dinâmico no movimento quando, por exemplo, lavar a louça, limpar as janelas, passar pano no chão, tirar o pó dos móveis ou lavar o banheiro.

Você também pode aproveitar e escutar sua música preferida e mover seu corpo ao ritmo que estiver escutando.

Recordamos que, mesmo que você faça movimentos rápidos, fique sempre atento para não sofrer nenhuma lesão.

tarefas do lar

Lava as janelas por dentro e por fora

Certamente seus ombros irão agradecer. Como é uma tarefa que não se faz todos os dias, talvez uma vez por semana, a cada quinze dias ou uma vez ao mês, devido ao acúmulo de sujeira, essa atividade fará que você se movimente e a execute com força.

Se você leva pelo menos meia hora sem abaixar os braços e com movimentos circulares, poderá queimar até 150 calorias. O mesmo funciona na limpeza dos espelhos.

Leia também: Como melhorar a flacidez nos braços

Cuide do seu jardim

Além de ser uma atividade bonita porque você estará em contato com a natureza e ao ar livre,  também servirá como um exercício físico.

Para mexer na terra, faça o mesmo ao varrer a casa,;para colher na horta, realize as famosas sentadinhas, lembra? Abaixe com os joelhos flexionados.

Para regar as plantas, carregue um recipiente maior e lembre-se sempre de manter as costas retas.

jardim na primavera

Limpe o chão com a mão

Primeiro escolha uma boa esponja e, com o auxílio de um recipiente com água e produto de limpeza e suas luvas, abaixe. De joelhos, esfregue o chão até remover aquela manchinha que você deixou para tirar depois.

Mas, caso prefira executar essa tarefa em pé, utilize a vassoura, mas faça a atividade da mesma forma de quando varreu ou rastreou seu jardim. O mesmo se aplica no momento de passar o aspirador.

Descubra: Como saber seu estado de saúde através dos pés?

Lave você mesmo o seu carro

Além da vantagem de economizar dinheiro, você estará fazendo um pouco de exercício.

Os movimentos devem ser estendidos (quando lavar o teto, estique bem os braços), o que fará com que você alongue as costas e os braços.

Faça as famosa sentadinha ao limpar os pneus e as partes inferiores do seu veículo.

Lave a roupa à mão

roupa pendurada

É verdade que toda máquina de lavar se encarrega da limpeza de nossas roupas, no entanto nem todo tipo de tecido pode ser colocado neste eletrodoméstico como, por exemplo, as roupas de seda ou algodão, as de uso dos bebês ou delicadas.

Nesses casos, você deve lavá-la à mão antes de introduzi-las na máquina. Você também poderá esfregá-las para remover manchas com o auxílio de uma escova própria para os tecidos.

Esses movimentos são os mesmos que fazemos para lavar a louça e panelas com gorduras.