Benefícios de caminhar diariamente

· 14 de novembro de 2013
Se você não tem a oportunidade de caminhar durante o dia, você pode substituir o elevador pelas escadas ou cumprir as tarefas do dia a pé, ao invés de ir de carro.

Um estudo publicado recentemente afirma que, para manter a boa saúde, é necessário caminhar diariamente entre mil e dez mil passos.

Benefícios de caminhar diariamente

Não apenas emagrece, como ativa a circulação, nos livrando de varizes, e também tonifica os músculos da perna. Além disso, diminui o risco de ter hipertensão, previne a diabetes e produz efeitos favoráveis sobre o colesterol. A parte dos já mencionados, caminhar relaxa e desobstrui a mente.

Você também se sentirá melhor psicologicamente tornando seu dia à dia mais prazeroso além de se sentir melhor a cada passo.

Da mesma forma, o simples fato de fazer uma curta caminhada permite que nosso coração se fortaleça, reduzindo significativamente a probabilidade de ter problemas a nível cardiovascular. Foi demonstrado que as enfermeiras (que andam muito) têm 35% menos complicações cardíacas do que qualquer outra mulher sedentária da mesma idade.

Leia também: 3 formas simples de melhorar a saúde cardiovascular

Também foi comprovado que a caminhada ajuda o cérebro de maneira considerável, já que a função cognitiva se vê bastante melhorada ao caminhar diariamente. Geralmente, as pessoas da terceira idade podem reduzir o risco de complicações cerebrais. 

Embora pareça inacreditável, caminhar diariamente (aproximadamente 30 minutos por dia) previne consideravelmente a incidência de diabetes tipo 2. Foi comprovado que reduz o risco em aproximadamente 58%.

Da mesma forma, melhora a resistência cardiorrespiratória, pois aumenta a resistência pulmonar, o que faz com que os pulmões fiquem muito mais saudáveis e fortes, resistindo com mais eficácia a infecções virais.

A depressão também pode ser combatida ao caminhar diariamente, uma vez que ajuda a aliviar os sintomas deste problema. 

Recomendamos a leitura: Caminhar modifica seu cérebro quando você sofre de depressão

Finalmente, caminhar reduz o risco de contrair câncer de cólon e mama, já que as caminhadas conseguem melhorar a digestão, evitando que alimentos semi-digeridos e matéria fecal se acumulem.

Dicas para aproveitar os benefícios de caminhar diariamente

Dicas para aproveitar melhor todos benefícios da caminhada

Tente sempre caminhar com uma postura reta e olhando para frente. Observe como você caminha para melhor sua maneira de andar, afinal, a maneira de caminhar é a primeira coisa que os outros notam de longe, e até se pode distinguir alguém pelo seu modo de caminhar.

É melhor caminhar de tênis? Bem, a resposta para essa pergunta é sim. Com uma sola de borracha para evitar escorregões e palmilhas cômodas.

Se você não tem tempo para caminhar durante o dia, ou dar um passeio, sempre que possível, vá para o trabalho à pé, sem pressa, e use as escadas ao invés do elevador.

Procure beber bastante água para evitar a retenção de líquido, use creme hidratante diariamente se for caminhar debaixo do sol e lembre-se: os raios solares também queimam nos dias nublados no verão, portanto, use protetor solar.