Como prevenir o câncer de pele?

9 de março de 2019
A exposição aos raios solares de forma contínua e indiscriminada é um risco iminente para contrair um câncer de pele. Veja como prevenir o câncer de pele

A exposição aos raios solares de forma contínua e indiscriminada é um risco iminente para contrair o câncer de pele, sobretudo se a exposição acontecer durante as horas menos recomendadas, sendo pior ainda se for feita sem precauções adequadas. Veja algumas dicas para prevenir o câncer de pele

Prevenir o câncer de pele: banhos de sol apenas em horas adequadas

É melhor prevenir do que remediar. Nunca tome sol entre as dez da manhã e as quatro da tarde. Proteja-se dos raios solares diretos.

Quando estiver na praia, use sombrinhas ou opte por sentar em quiosques, além disso há a opção de utilizar chapéus e óculos de sol.

banho de sol. Aeroflot []v[]

Prevenir o câncer de pele: utilize protetor solar

É muito importante que evitemos as queimaduras que o sol pode causar, e para isso devemos utilizar protetor solar, com um fator que não seja menor do que 15.

Conheça: 7 remédios naturais para tratar queimaduras de sol

Desta maneira, os raios ultravioletas não danificarão a pele.

O fator de proteção solar deve ser escolhido de acordo com o seu tipo de pele, a utilização diária do protetor solar, além de prevenir o câncer de pele, também retardará o envelhecimento da mesma.

Mas atenção, para que o protetor cumpra sua função, é necessário aplica-lo meia hora antes de sair de casa e a cada duas horas se a transpiração for demasiada.

Plenty of Sunscreen on Baby

Prevenir o câncer de pele: evite o bronzeamento artificial

O bronzeamento artificial pode ser extremamente perigoso. As câmaras solares costumam emitir raios ultravioletas 12 vezes mais fortes que a exposição direta ao sol proporciona.

Leia também: Qual é a diferença entre protetor solar, bronzeador e creme solar?

Por isso, quem recorre a essa opção para satisfazer a vaidade de maneira mais rápida terá maior probabilidade de desenvolver qualquer tipo de câncer, como um melanoma, carcinoma basal ou espinocelular.

Prevenir o câncer de pele: fique atento ao seu corpo

From 32 Cute Little Girl in Pink Dances photos set (uncropped) k

Para prevenir o câncer de pele, além dos cuidados quanto à exposição solar e as câmaras de bronzeamento, também é muito importante a detecção de sinais o mais cedo possível para igualmente iniciar um tratamento adequado.

Para isso, é necessário recorrer a um dermatologista pelo menos uma vez ao ano, para que ele realize exames de rotina. Além disso, é importante revisar seu corpo uma vez por mês, digamos, da cabeça aos pés.

Se você notar o surgimento de algum tipo de mancha e a mesma persistir, mudar de tamanho e cor, procure um médico imediatamente.

Seguindo as recomendações anteriores será muito fácil prevenir o câncer de pele. É importante considerar que devemos ter ainda mais cuidados com as crianças, e não deixá-las expostas aos raios solares, já que sua pele é ainda mais delicada.

  • Craythorne, E., & Al-Niami, F. (2017). Skin cancer. Medicine (United Kingdom). https://doi.org/10.1016/j.mpmed.2017.04.003
  • D’Orazio, J., Jarrett, S., Amaro-Ortiz, A., & Scott, T. (2013). UV radiation and the skin. International Journal of Molecular Sciences. https://doi.org/10.3390/ijms140612222