Óculos de sol: por que é importante usá-los

· 8 de dezembro de 2018
Longe de ser apenas um acessório de moda, os óculos de sol protegem os olhos dos raios solares e são um complemento fundamental tanto na praia como na cidade.

Os óculos de sol são um instrumento óptico para a proteção dos olhos. Cada cristal ou lente tem a função de nos proteger das radiações nocivas do sol e de possíveis desconfortos, como o vento e a poeira. Os óculos de sol não devem afetar a apreciação das cores, e o contraste da imagem na visão.

Os melhores óculos de sol são aqueles que protegem seus olhos dos raios do sol. É comum pensar que os óculos são apenas um acessório para o seu vestuário de verão, mas essa não é sua função principal. Ao comprar óculos de sol você deve verificar se o rótulo especifica a “proteção UVA”.

Durante o verão a radiação solar é intensa e pode causar danos aos olhos, independentemente de você estar na cidade ou na praia. A irritação e o cansaço na vista são os principais sintomas da radiação direta nos olhos.

Hoje em nosso espaço vamos explicar a importância de usar óculos de sol, para que você possa aproveitar o verão sem problemas. Não esqueça de levar seus óculos de sol!

Protegem os olhos contra raios solares

Óculos de sol protegem os olhos dos raios solares

Os óculos de sol são compostos por dois espelhos ligados à uma estrutura de metal ou plástico, que se ajusta ao rosto.

A função do espelho é proteger os olhos dos raios solares, que podem ser prejudiciais à saúde visual.

Se você quer ter bons óculos de sol, deve levar em consideração o tipo de espelho de cada modelo. 

Você não deve simplesmente escolher seus óculos de sol por estética, mas sim pensando que a proteção dos raios solares será essencial.

Existem diferentes tipos de espelhos.

  • O espelho fotocrômico escurece com a luz do sol e ilumina no escuro, isto é, eles dependem da intensidade da luz ultravioleta. Este tipo de óculos é ideal para espaços fechados ou abertos.

Os óculos de sol espelhados oferecem proteção máxima contra os raios ultravioleta (UV) e reduzem o reflexo da luz solar. Estes óculos podem ser usados ​​para atividades ou esportes no mar.

  • Por outro lado, se você tiver dificuldades de visão, como a miopia, os espelhos com antirreflexo ajudarão a neutralizar os raios que passam pelos lados dos óculos.

Os espelhos polarizados são os mais comuns, pois reduzem os reflexos de superfícies como água, neve ou areia. Eles permitem ver as cores de uma forma muito mais natural, e ajudam a ter um maior relaxamento da visão.

Leia também: Conselhos para prevenir as rugas no contorno dos olhos e um sérum natural

Os filtros solares se adaptam ao local

Os filtros solares são a camada protetora da lente, porque são responsáveis ​​por proteger os olhos da radiação solar. Cada filtro se adapta ao lugar onde você usa seus óculos de sol, seja na cidade ou na praia.

O filtro zero é usado em locais com pouca luz, no inverno, com céu nublado. O filtro 1 é ideal para locais iluminados e ensolarados. Por outro lado, os de filtros 2 são para espaços com muita luz, e são ideais para corrida, ciclismo, e para o campo.

A categoria mais comum é o filtro solar 3, porque protegem os olhos em locais com muito sol. Finalmente, dentro do filtro 4 encontramos as lentes para o inverno, onde a proteção é menor, mas a lente é mais escura.

Óculos de sol protegem os olhos contra poeira e partículas

Protegem os olhos contra poeira e partículas

Descubra: 8 formas de proteger os olhos dos danos causados por dispositivos eletrônicos

As lentes solares ajudarão a proteger seus olhos contra a poeira e as partículas transportadas pelo ar.

Na temporada de verão, a brisa é forte e a poeira pode entrar nos olhos. Isso pode causar alergias, enfraquecer a córnea, ou causar problemas na retina.

Qualquer partícula no olho gera desconforto e pode causar irritação na vista. Graças às lentes solares os seus olhos estarão protegidos, e você não sofrerá de problemas visuais a longo prazo.

Os óculos de sol serão seus aliados no verão, porque protegerão seus olhos e você poderá ver sem dificuldades.

Não importa se você está na praia ou na cidade: mantenha seus óculos de sol à mão e aproveite o verão.

 

Bardini, G., Lourenço, D., & Corrêa Fissmer, M. (2012). Avaliação do conhecimento e hábitos de pacientes dermatológicos em relação ao câncer da pele Evaluation of knowledge and habits of dermatological patients with regard to skin cancer. Arquivos Catarinenses de Medicina.