Como saber se os óculos de sol são bons?

9 de agosto de 2018
Quer saber se seus óculos de sol são bons? Antes de pôr sua saúde visual em perigo deve ter em conta uma série de aspectos para assegurar que são confiáveis.

Quer saber se seus óculos de sol são bons? Proteger os olhos do sol é algo indispensável para evitar problemas futuros devido aos raios ultravioletas que também lhes afetam, por isso daremos dicas para verificar se eles são de boa qualidade.

Uma vez que saiba todas as chaves para identificar se seus óculos são bons, te animamos a sempre levar em conta para futuras compras ou comentar coma s pessoas mais próximas o que você aprendeu. Toda informação que nos ajude a nos proteger melhor do sol ainda é pouca.

Com tudo isso, recomendamos ir sempre a alguma ótica para comprar seus óculos de sol. Nestes lugares vendem óculos de qualidade que irão te proteger devidamente do sol. Caso você faça os óculos em outro lugar, preste atenção às seguintes dicas. São fundamentais!

Preste atenção se seus óculos de sol levam a marca CE

Para saber se seus óculos de sol são bons deve procurar as iniciais CE neles. Estas são as letras que aparecem bem pequenas nas pernas ou em algum outro lugar de seus óculos. A sigla CE significa “Conformidade Europeia” e é um selo de qualidade que nos garante que os óculos que estamos adquirindo são realmente bons.

Além disso, estas iniciais assinalam que o produto está desempenhando a legislação obrigatória que indica que está em boas condições e que é bom para a sua saúde. Caso a marca CE não exista, desconfie da qualidade dos óculos de sol. Provavelmente não são bons para os seus olhos.

Descubra: 7 cuidados básicos para a higiene dos olhos

Tem proteção UV?

Se seus óculos não têm proteção UV, definitivamente não são boas. O uso que damos aos óculos de sol não deveria ser meramente estético, mas teria que cumprir a função de proteger nossos olhos dos raios ultravioleta que podem incidir neles.

Nossos olhos estão muito expostos ao sol. Assim que, nos preocuparmos em saber se os óculos de sol são bons ou não é imprescindível para garantir que nossa visão esteja bem protegida dos raios solares.

Não só nossa pele pode desenvolver um câncer se não a protegemos dos raios ultravioletas. Isso também acontece com nossos olhos, ainda que talvez não seja tão habitual. Alguns problemas que podemos sofrer de usamos óculos que não são adequados para nos proteger do sol são:

  • Câncer de pálpebras
  • Cegueira por dano na retina
  • Crescimento anômalo de tecido no olho
  • Queimaduras na córnea
  • Predisposição a sofrer cataratas
  • Inflamação da superfície ocular

Como podemos observar, nossos olhos podem sofrer determinados problemas se não os protegemos adequadamente. Por esse motivo, ir a uma ótica confirmará se estamos bem protegidos da radiação. Caso contrário, pode ser que você esteja atentando contra sua própria saúde visual.

De que maneira podemos comprovar que nossos óculos contêm proteção ultravioleta? Uma maneira é verificar o número da categoria de filtro. Este costuma estar entre 0 e 4, que é o grau de absorção que as lentes são capazes de suportar.

Não perca: As 9 consequências de não usar óculos de sol

Óculos de sol de cores

Se estamos expostos aos raios ultravioletas ou realizamos determinadas atividades físicas, por exemplo esqui, é possível que precisemos de um número de filtro alto que nos assegure uma boa proteção.

Testes e controles de qualidade

Outra maneira de saber se os óculos são bons é comprovar se cumprem a normativa. Estes produtos têm que passar por testes e controles rigorosos para determinar que são aptos para um uso seguro. Se não podemos verificar que os óculos de sol cumprem com a normativa exigida, talvez seja melhor escolher outros.

Também é importante atender à informação adicional. Os óculos vêm com o nome da marca, as instruções para seu cuidado ou advertências de uso? Se não trazem nenhum tipo de informação deste tipo, desconfie.

Ainda, uma boa maneira de saber se os óculos de sol são bons é provando. Se ao usar sua cabeça doer ou você sentir enjoo, definitivamente, não compre estes óculos. Se compramos óculos de sol que não são bons talvez façamos um uso que coloque nossa saúde ocular em risco.

Recomendados para você