7 cuidados básicos para a higiene dos olhos

2 de agosto de 2018
Os hábitos de higiene dos olhos são medidas simples que podem ser incorporadas à rotina como preventivo do estresse visual e de algumas doenças.

A exposição contínua a dispositivos eletrônicos, toxinas e muitas outras partículas ambientais tem um impacto negativo na saúde visual. Embora existam outros fatores relacionados, a falta de higiene ocular pode ser o motivo pelo qual as doenças se desenvolvem.

Visto que os sintomas desses problemas não se manifestam de maneira contundente em seus estágios iniciais, é difícil obter um diagnóstico rápido. Na verdade, na maioria das vezes, eles são detectados quando já estão em um nível avançado ou irreversível. Quais são as medidas que devemos tomar para evitar a deterioração visual?

Embora algumas pessoas ignorem, existem muitos cuidados que podem ser incorporados à rotina para proteger os olhos. O mais importante é começar a aplicá-los de forma recorrente, mesmo se você acreditar que não há fatores de risco. Descubra quais são eles!

Cuidados com a higiene dos olhos que todos devem aplicar

A saúde visual pode ser afetada pelo processo de envelhecimento, infecções, lesões ou problemas médicos, como a diabetes. Além disso, pode desenvolver certas anormalidades devido a alterações genéticas ou deficiências nutricionais. Como proteger os olhos contra esses fatores?

Embora existam patologias cujas causas não podem ser controladas, é bom conhecer os hábitos de higiene dos olhos que minimizam os riscos. Abaixo, analisaremos em detalhes os mais importantes para que você não hesite em colocá-los em prática a partir de agora.

Experimente esses 5 cremes naturais para o contorno dos olhos

1. Faça um exame visual completo

Faça controles regularmente se quiser cuidar da higiene dos olhos

Uma das principais medidas para proteger a saúde dos olhos é realizar um exame visual completo com dilatação das pupilas. Às vezes, as pessoas têm certeza que possuem uma boa saúde visual, ignorando pequenos sintomas que alertam os estágios iniciais de uma doença.

A única maneira de obter o diagnóstico rápido de qualquer anormalidade é com esse tipo de teste. Portanto, embora pareça que tudo está em boas condições, o ideal é solicitar check-ups regulares, pelo menos uma vez por ano.

2. Lave as mãos constantemente

Algo tão simples e básico quanto lavar as mãos várias vezes ao dia pode ajudar a proteger seus olhos contra muitas doenças.

É preciso ter consciência de que as mãos estão em contato constante com muitas superfícies repletas de bactérias; portanto, podem ser o caminho para infecções e desconfortos visuais.

3. Siga uma dieta saudável

A nutrição e a higiene dos olhos andam de mãos dadas. Uma dieta balanceada que contenha vitamina A e antioxidantes pode minimizar a deterioração das membranas. De fato, além dessas substâncias, é recomendável que sua alimentação também contenha ácidos graxos ômega 3, vitamina E e minerais.

A assimilação adequada de todos esses nutrientes reduz o risco de catarata, degeneração macular e envelhecimento. Além disso, ajuda a aliviar os sintomas do estresse visual e cria uma barreira contra o impacto dos raios solares.

4. Mantenha um peso saudável

O que o peso corporal tem a ver com a saúde visual? Bastante! Embora à primeira vista pareça que esses dois aspectos não estão relacionados, os problemas de sobrepeso e obesidade aumentam o risco de deterioração ocular.

Ambas as condições podem causar diabetes, perda da visão ou glaucoma.

5. Evite cigarros

As toxinas do cigarro não só prejudicam a saúde dos pulmões. De fato, a médio e longo prazo eles são responsáveis ​​pelos danos ao nervo óptico, o aparecimento da catarata e a degeneração macular.

É essencial deixar de fumar e evitar qualquer tipo de fumaça.

6. Use óculos de sol

Usar óculos escuros não é simplesmente uma moda, mas sim uma necessidade.

O uso constante deste acessório é uma boa medida de higiene dos olhos. Ele é responsável por fornecer uma barreira protetora contra o impacto produzido pelos raios ultravioleta e pelas toxinas ambientais.

Confira essas 4 dicas imprescindíveis para cuidar dos óculos

7. Deixe os olhos descansarem

Fazer massagem nos olhos envolve cuidar da higiene dos olhos

As pessoas que passam muito tempo em frente ao computador ou qualquer outro dispositivo eletrônico devem descansar os olhos. Fixar os olhos por um longo período em direção ao mesmo ponto provoca ressecamento e estresse visual.

  • O ideal é tentar fazer algum exercício de relaxamento a cada 20 minutos. Isso significa descansar alguns minutos das telas e piscar em diferentes direções para relaxar a visão.
  • Além disso, as luzes das telas e a iluminação geral do local de trabalho devem ser reguladas.

Você ainda não está prestando atenção à saúde dos seus olhos? Como você pode ver, é muito importante seguir alguns cuidados. Embora nem todos tenham sensibilidades ou problemas que indiquem uma deterioração da visão, é essencial seguir essas recomendações para evitar complicações futuras.

Recomendados para você