Truques simples para aliviar os olhos cansados

26 de julho de 2018
Conheça as causas e sintomas da fadiga ocular e aprenda algumas dicas e truques eficazes para aliviar os olhos cansados.

Muitas vezes, as pessoas sofrem de olhos cansados. Levando em conta que a visão é um dos sentidos que mais usamos diariamente, é normal que experimentemos fadiga em maior ou menor grau, dependendo das atividades que realizamos e do tempo que passamos com nossa vista focada.

Como diz o ditado “os olhos são o espelho da alma”; eles fazem parte da nossa carta de apresentação ao mundo. Os olhos cansados ​​nos dizem o quanto nosso estilo de vida é bom ou não: falta de sono, muito tempo no computador, entre outros aspectos. Então, se quisermos evitar passar uma impressão ruim ou preocupar os outros, precisamos cuidar melhor dos nossos olhos.

Por que sentimos os olhos cansados?

A falta de contrle nos óculos pode gerar olhos cansados

Os olhos são órgãos que recebem os raios luminosos provenientes dos objetos com os quais temos contato diário. Então, esses raios são transformados em impulsos elétricos que vão para o sistema da visão que está em nosso cérebro. Para ter uma visão perfeita, os componentes do olho devem ter uma operação correta. Caso contrário, as doenças que podem ser degenerativas começam a aparecer.

Uma das principais causas é o uso prolongado de dispositivos, tais como: computadores, tablets, celulares, televisores, entre outros. Esses sintomas são comuns em estudantes e pessoas que trabalham por longos períodos de tempo na frente de uma tela.

A exposição excessiva à luz forte, como luz solar, refletores, lâmpadas, etc, também é um problema. Este é o caso de pessoas que trabalham na ferraria ou em outros tipos de profissões que incluem o uso da máquina de solda. Se o equipamento de proteção apropriado não for usado, isso causará um impacto considerável na retina e sintomas precoces de desgaste ocular ocorrerão.

Trabalhar em espaços com pouca luz também é um fator importante na fadiga ocular. Isso ocorre quando se trabalha em condições inadequadas com pouca luz e focamos nossos olhos em um único ponto.

Confira esses 6 conselhos para manter os olhos saudáveis

Sintomas da fadiga ocular

É importante reconhecer os sintomas, para não ser confundido com infecções ou outros tipos de desconforto. Por exemplo, podemos sentir os olhos ressecados. Isso cria a necessidade de hidratar os olhos, causa queimação e sensação de aspereza.

Problemas de foco também podem ocorrer. Isso ocorre quando perdemos o foco da visão; fica difícil olhar para um ponto fixo. A irritação é outro sinal. Nesse sentido, há uma sensação desconfortável de queimação e desconforto, que às vezes é acompanhada por um constante lacrimejamento.

Outro dos grandes sintomas da fadiga ocular é a típica visão turva que se traduz como dificuldade de focalizar os objetos (próximos e distantes), mudanças nas cores (por exemplo, uma pessoa pode ver as letras pretas da tela do computador em tons diferentes de cinzas quando os seus olhos estão cansados).

Para aliviar o problema, é melhor tirar um momento para ir a um lugar com pouca luz e exercitar os olhos; isto é, olhe em várias direções (para cima, para baixo, na diagonal, para perto e para longe), pisque mais lentamente e mais frequentemente para promover a lubrificação dos globos oculares.

Você sabe Como ter olhos saudáveis?

Truques naturais para aliviar os sintomas da fadiga visual

1. A energia das nossas mãos

Mulher sem olhos cansados

O simples fato de colocar as pontas dos dedos nas pálpebras por 10 segundos, várias vezes, ajuda a aliviar a fadiga visual. Um exercício simples para aliviar a dor em seus olhos é esfregar as mãos uma na outra e colocá-las por alguns minutos nas pálpebras fazendo uma massagem circular, mas muito suave.

2. Erva-doce para olhos cansados

A erva-doce é uma daquelas plantas com tantas propriedades diferentes que não devem faltar em sua casa. Coloque um litro de água para ferver. E quando a água estiver fervendo, adicione duas colheres de sopa de flores de erva-doce e deixe por quinze minutos.

Deixe descansar, leve à geladeira e aplique compressas desta preparação em suas pálpebras por períodos de quinze minutos, alternando com minutos sem abrir os olhos. Faça este tratamento por vários dias e você verá resultados muito eficazes. Você não sentirá mais dor ou peso nos olhos.

3. Tão simples quanto uma batata

Colocar batata nos olhos ajuda a aliviar os olhos cansados

Um passo muito prático e rápido é usar batatas. Esta deve ter ficado na geladeira, ser cortada em duas fatias e colocadas em seus olhos fechados. Lembre-se de que a batata deve estar fria para fazer efeito. Pode ser qualquer vegetal, mas a batata, além de extrair o calor, refresca a visão. Na verdade, ela é usada contra queimaduras devido à sua capacidade de absorver o calor e regenerar.

4. Compressas de camomila para os olhos cansados

Este é um tratamento ideal e muito comum para aliviar o desconforto dos olhos cansados. Em uma panela, prepare uma infusão de flores de camomila, como é comumente feito. Deixe descansar até que fique morno e coloque em suas pálpebras fechadas, algumas pessoas usam a compressa fria para tirar proveito dos efeitos benéficos das baixas temperaturas.

Recomendados para você