5 formas de eliminar o cheiro de umidade de espaços fechados

· 17 de junho de 2018
A pouca ventilação de alguns espaços fechados da casa é a razão pela qual o cheiro de umidade e odores desconfortáveis ​​são produzidos. Descubra alguns truques naturais para neutralizá-los.
Em muitos dos espaços fechados da nossa casa é necessário usar algumas soluções para eliminar o cheiro de umidade. Muitas vezes essa situação ocorre devido ao desenvolvimento de mofo, e ao acúmulo de poeira que não percebemos a olho nu.

O mais desconfortável é que muitas vezes este é facilmente percebido dentro de casa ou, no caso dos armários, é transferido para as peças de vestuário. Como resultado disso, somos obrigados a fazer uma limpeza profunda, e usar produtos químicos que nem sempre são bons.

Felizmente, existem várias alternativas de origem natural, que nos permitem prevenir e neutralizar esses odores fortes e desagradáveis, ​​que nos incomodam tanto. Embora estejamos acostumados a usar perfumes ou purificadores de ar, essas soluções são mais ecológicas e eficazes.

Você está interessado em experimentá-las? Sabemos que muitas pessoas têm esse problema. Em seguida, queremos compartilhar em detalhes as 6 melhores, e algumas recomendações básicas que podem ajudar a manter a casa livre de umidade.

As melhores maneiras de eliminar o cheiro de umidade da casa

A falta de ventilação de alguns espaços fechados, ou seu contato com fontes de umidade, são as razões pelas quais os odores geralmente aparecem em casa. Esta situação é bastante frequente e, por vezes, afeta o aparecimento de alergias e problemas respiratórios.

Embora muitas vezes não prestemos atenção, nesses locais existem condições adequadas para a proliferação de fungos, ácaros, e outros micro-organismos que prejudicam a saúde. Por isso, uma vez detectado um mau cheiro, é melhor limpar o local, e usar um truque para neutralizá-lo. Anote!

1.- Grãos de café

Grãos de café para eliminar o cheiro de umidade

Grãos de café torrados, ou café moído têm um aroma forte que pode eliminar o cheiro de umidade com alguma facilidade. De fato, recomenda-se usá-los dar um bom aroma à lata de lixo, aos armários, e outros locais com pouca ventilação.

Modo de uso

  • Ponha os grãos de café em um pequeno recipiente, e coloque-os dentro dos espaços desejados.
  • Se você decidir usar café moído, guarde-os em uma sacola de pano antes de colocá-los no local.

2.- Suco de limão

O suco de limão tornou-se popular como um produto de limpeza ecológico com muitos benefícios. Neste caso particular, seu aroma cítrico nos ajuda a eliminar aquele odor de mofo, que se concentra em lugares, como a cozinha ou o banheiro.

Modo de uso

  • Esprema uma quantidade abundante de suco de limão, e misture-o com uma quantidade igual de água morna.
  • Despeje a solução em um frasco de spray, e pulverize sobre as áreas com mau odor.
  • Se você considerar necessário, remova os resíduos com um pano limpo.

3.- Canela

Canela para eliminar o cheiro de umidade

Esta maravilhosa especiaria aromática contém óleos essenciais antimicrobianos que ajudam a eliminar uma grande variedade de micro-organismos. Por outro lado, seu odor pungente se dispersa muito facilmente, e dá um ar mais agradável para áreas pouco ventiladas.

Modo de uso

  • Despeje um pouco de canela em pó em sacos de pano, e coloque-os em um local estratégico, para eliminar o mau cheiro.
  • Se desejar, adquira canela em rama, amarre-a com uma fita e coloque-a onde queira sentir o cheiro.

4.- Sal marinho

É verdade que o sal marinho não tem um aroma como os outros ingredientes mencionados. No entanto, devido ao seu poder absorvente, é uma solução interessante para acabar com a umidade. O ideal é colocá-lo nos locais que acumulam mais mofo, para que haja um melhor efeito.

Modo de uso

  • Encha um prato com uma quantidade abundante de sal marinho, e coloque-o em um dos cantos da parede, ou móveis com umidade.

5.- Baunilha

Baunilha para eliminar o cheiro de umidade de espaços fechados

A essência da baunilha natural é um dos melhores remédios caseiros para eliminar o cheiro de mofo de muitos espaços da casa. Este ingrediente tem um aroma forte, que pode desodorizar lugares como a geladeira, a lixeira, ou as gavetas dos armários.

Modo de uso

  • Aplique um pouco de essência de baunilha na superfície desejada, e esfregue-a com um pano.
  • Use pelo menos 3 vezes por semana, para manter o efeito.

Recomendações básicas para eliminar o cheiro de umidade

Abrir as janelas ajuda a eliminar o cheiro de umidade

A utilização dos produtos mencionados pode ser muito útil para a eliminação de odores em espaços fechados. No entanto, para estes não reaparecerem e você ter melhores resultados, é bom aplicar outras recomendações básicas contra a umidade.

  • Verifique o local para determinar se há vazamentos de água.
  • Mantenha o ar circulando dentro da casa (portas abertas e janelas)
  • Troque regularmente os filtros das aberturas de ar condicionado e aquecimento.
  • Substitua ou repare superfícies porosas que contenham mofo.
  • Não guarde roupas molhadas nos armários.
  • Use um desumidificador, se necessário.

Você sabia dessas maneiras de eliminar o cheiro de umidade? Vá em frente e experimente-as em casa! Verifique se você pode resolver esse problema desconfortável, sem recorrer a soluções químicas.