Como fazer um spray antiácaros caseiro

· 22 de fevereiro de 2015
Que tal aprender a preparar um spray antiácaros caseiro, ecológico, não agressivo e super efetivo? Confira a receita neste artigo!

Atualmente os antiácaros industrializados são facilmente encontrados no mercado, mas que tal aprender a preparar um spray antiácaro caseiro, ecológico, não agressivo e super efetivo?

Os ácaros são parentes microscópicos das aranhas. Eles vivem nos nossos colchões, lençóis, travesseiros, cobertores, almofadas, carpetes, cortinas e até móveis estofados. Todos estes objetos acumulam poeira e umidade e são o habitat ideal para estes organismos.

Eles se alimentam de células da pele dos humanos e não bebem água, entretanto a absorvem da umidade do ambiente. Os ácaros prosperam em temperaturas entre 18ºC e 29°C, e em ambientes com umidade maior que 50%.

Quais as consequências de conviver com os ácaros?

A presença destes pequeno parasitas em nossas casas pode causar diversas alergias e inflamações nasais, caracterizadas pelos seguintes sintomas:

  • Espirros
  • Coriza
  • Tosse
  • Coceira e vermelhidão nos olhos
  • Congestão nasal
  • Coceira no nariz, céu da boca e garganta
  • Sinusite
  • Sensação de pressão e dor na face
  • Dificuldade de respirar

Além disso, em casos mais sérios, as alergias causadas pelos ácaros podem até evoluir para um quadro de asma crônica e desencadear ataques periódicos.

Como prevenir o aparecimento de ácaros?

mulher limpando casa antiácaros

Infelizmente não é possível eliminar completamente os ácaros presentes em casa, contudo, podemos reduzir significativamente sua quantidade e prevenir o aparecimento deles seguindo algumas sugestões.

  • Use um desumidificador ou ar-condicionado. Eles ajudarão a manter a umidade relativa do ar do ambiente sempre abaixo de 50%.
  • Proteja os colchões e travesseiros com capas impermeáveis à prova de poeira. Elas podem ser encontradas em algumas lojas de roupa de cama e estabelecimentos especializados. Portanto, são uma opção simples.
  • Lave os lençóis e cobertores uma vez por semana. Atenção a esse ponto, pois é ideal que a lavagem ocorra a uma temperatura de pelo menos 55°C, para matar os ácaros já instalados nas fibras dos tecidos.
  • Substitua roupas de cama feitas de lã ou por outras compostas por materiais sintéticos.
  • Substitua os bichos de pelúcia tradicionais por outros que possam ser lavados. Os tradicionais carregam uma infinidade de ácaros que podem prejudicar a saúde das crianças.
  • Se possível, substitua o carpete do chão por pisos frios (linóleo, cerâmica ou madeira), e remova cortinas de tecido e móveis estofados.
  • Para remover a poeira, use sempre um pano ou esfregão úmido. Em suma, o pano seco só irá espalhar os alérgenos dos ácaros.
  • Para a limpeza, use um aspirador com um saco de microfiltro de camada dupla, ou com um filtro HEPA para deter os alérgenos que passam pelo cano.
  • Use uma máscara quando for passar o aspirador. Isso evitará que você inale alérgenos.
  • E fique longe da área aspirada por pelo menos 20 minutos.

Receitas caseiras de antiácaros

Além das recomendações para prevenir e combater os ácaros, podemos fazer uso de algumas receitas caseiras antiácaros. Elas são simples e funcionam como armas extras na luta contra estes aracnídeos microscópicos. Então, atenção:

Spray antiácaros

Esta solução feita com ingredientes do dia a dia funciona como um inseticida caseiro para eliminar estes organismos indesejáveis dos tecidos e cantos da casa.

Ingredientes:
– 1 borrifador
– 1/2 copo de álcool
– 1/2 copo de água destilada
– 30 gotas de óleos essenciais da sua preferência (eucalipto, lavanda, canela, limão, etc)

Simplesmente misture todos os ingredientes no borrifador e o spray antiácaros já está pronto para ser usado na cama, almofadas, lençóis, cobertores, cortinas e qualquer outro lugar onde se acumule pó.

Contudo, não é recomendável aplicar o spray na presença de crianças menores de 3 anos ou de mulheres grávidas.

Assim, após a aplicação deixe o líquido evaporar antes de usar qualquer um dos objetos que entraram em contato com a mistura.

O spray irá ajudar a reduzir a população de ácaros por um período de cerca de 2 meses, e deve então ser reaplicado para manter seus benefícios.

Óleos essenciais

Outra ideia interessante é usar um difusor para manter a casa sempre aromatizada com óleos essenciais. Dessa forma, garantiremos respirar sempre um ar puro e livre de partículas prejudiciais.

Além disso, há opções com diversas fragrâncias diferentes e odores muito naturais, que tornam o ambiente muito mais fresco e agradável.

antiácaros para eliminar ácaro

Luta contra os ácaros

É importante que tenhamos em mente que a luta contra estes micro-organismos indesejáveis é interminável, assim, nossos esforços devem ser contínuos para tentar livrar nossa casa de sua presença.

Não adianta seguir estas sugestões uma vez ou outra, já que os parasitas certamente voltarão a se impregnar nos tecidos e a prejudicar o bem estar da nossa família.

Dessa maneira, lembre-se de implantar todas estas recomendações periodicamente, dedicando o esforço necessário para manter os ácaros sempre longe de nosso lar.