Remédios caseiros que curam a tosse seca

· 4 de janeiro de 2014
Você está com uma tosse seca que não passa? Leia este artigo e descubra alguns remédios caseiros para tratá-la.

Quando acometidos por uma infecção pulmonar, podemos apresentar crises de tosse seca, que é uma defesa usada pelo organismo para ajudar a eliminar o muco que está obstruindo as nossas vias respiratórias.

Porém, se com o passar dos dias a tosse demorar para desaparecer, é um sinal claro de que alguma coisa não está bem.

Estes sintomas devem ser levados a sério e não podem passar despercebidos, já que podem complicar nosso estado de saúde. Se após experimentar os remédios caseiros que recomendaremos o problema persistir, consulte um médico o mais rápido possível.

Quais são as causas da tosse seca?

As causas da tosse seca podem ser variadas. Pode ser que você tenha apresentado uma crise com catarro muito forte e assim tenha surgido a tosse. Você pode estar sob o efeito de alguma substância que cause irritação, como o cigarro. Também pode ser uma alergia, uma asma ou o uso de algum medicamento como, por exemplo, os que servem para controlar a pressão arterial. Ou ainda, talvez, você viva em ambientes com o ar muito seco. Além disso, o refluxo gástrico também costuma provocar a tosse seca.

Tomar bebidas quentes

A tosse se manifesta devido à garganta irritada. A melhor forma de eliminar este problema é tomando bebidas quentes como: sopas, chás de gengibre, limão ou menta. Esses alimentos são os mais eficazes para combater este problema, já que abrem as vias respiratórias e ajudam a eliminar o muco.

É preciso beber a água em quantidade suficiente e em temperatura ambiente. Também é muito bom tomar banhos quentes antes de dormir.

A cebola

Pique a cebola e acrescente duas colheres de mel em uma vasilha a deixe repousar por meia hora para que libere todo o seu sumo.

Uma colheradas pode ser tomada várias vezes ao dia, como um xarope, o que com certeza não será muito agradável, porém será muito eficiente, tanto para a tosse seca quanto para combater os sintomas da gripe.

Gargarejos com sal

É muito eficiente contra a tosse seca. Em meio copo de água morna, adicione uma colherada de sal e faça gargarejos com esta água. Este é um remédio caseiro muito simples, barato e eficaz, e pode ser usado várias vezes ao dia.

A uva

A uva é excelente para melhorar a capacidade pulmonar, além de ser um expectorante natural muito eficaz. Você poderá consumi-la por vários dias e perceberá a diferença. Também poderá fazer um suco e adoçá-lo com mel para tomar diversas vezes ao dia. Além de ser muito eficaz para eliminar a tosse seca, é bastante refrescante e saboroso.

Leia também: Suco antioxidante e rejuvenescedor de uva, romã e moringa

As amêndoas

As amêndoas são um excelente remédio caseiro para tratar e, consequentemente, acabar com a desagradável tosse seca. A forma de preparar este remédio é bem simples.

Coloque sete amêndoas de molho durante toda a noite, no dia seguinte, retire a casca das mesmas e as amasse até formar uma pasta. Em seguida, acrescente 20 g de manteiga e 20 g de açúcar. Misture tudo muito bem. Tome uma colher de chá duas vezes ao dia durante o tempo em que apresentar a tosse seca ou por uns três dias consecutivos.

tosse seca

Nunca é demais lembrar que você não pode experimentar todos os remédios ao mesmo tempo. Comece com um deles; caso não funcione, experimente outro até encontrar um que proporcione bons resultados.

Você também deve ter em mente a recomendação que fizemos no começo deste artigo, onde falamos que, mesmo experimentando cada um destes remédios caseiros, se a tosse seca persistir e tirar a sua tranquilidade, a melhor saída será consultar um médico de confiança, pois pode se tratar de um problema de saúde muito mais grave.