As propriedades e os benefícios da cebola

· 10 de dezembro de 2013
A melhor forma de aproveitar os benefícios da cebola é consumi-la crua. Assim, ela estimula o funcionamento do fígado, do pâncreas e da vesícula, ao mesmo tempo em que melhora a atividade digestiva.

Um dos alimentos essenciais na cozinha é a cebola, praticamente podemos comer e cozinhá-la de todas as formas possíveis e serve para condimentar qualquer prato. Hoje falaremos sobre os benefícios da cebola.

Além de suas qualidades culinárias, as propriedades nutricionais e inclusive medicinais da cebola fazem com que ela seja um alimento altamente recomendado.

Nutrientes da cebola

O principal componente da cebola é a água, responsável por 90% de sua composição. Por isso, surpreende que nos 10% restantes encontremos tantos nutrientes e propriedades benéficas.

  • Os óleos essenciais, responsáveis ​​pela maior parte das propriedades da cebola, que discutiremos a seguir, e que também são culpados das lágrimas irritantes que sofremos quando descascamos.
  • Vitaminas do grupo B necessárias para o bom funcionamento do sistema nervoso e imunológico, e também a vitamina E e C, com poderosa ação antioxidante.
  • Vários minerais e oligoelementos, tais como potássio, magnésio, fósforo, cálcio, sódio e enxofre entre outros.
  • Aminoácidos essenciais.
  • Fibra.

Conheça: Os grandes benefícios do magnésio

Os benefícios da cebola
As cebolas são antibióticas e antissépticas, e são um dos melhores alimentos para o sangue, prevenindo a formação de coágulos.

 

Os benefícios da cebola e suas propriedades

Um dos benefícios da cebola mais conhecido é o seu poder diurético, por isso é altamente recomendada em pacientes com insuficiência renal, gota ou hiperuricemia, pedras nos rins, edema ou hipertensão.

Leia também: Remédios naturais e hábitos nutricionais para controlar a hipertensão

Por seu efeito diurético, mas também por ser rica em água e fibras e apresentar baixo teor em gordura e açúcar, é essencial em qualquer dieta. Tem poder expectorante e bactericida além de ser fungicida.

É muito útil em processos como resfriados, tosse, bronquite, dor de garganta e outras doenças respiratórias. De fato, um remédio amplamente utilizado em tais casos é colocar uma cebola cortada pela metade ao lado da cama durante a noite.

Nos últimos anos, também tem sido comprovado os efeitos benéficos no tratamento de asma e alergias.

É um potente cardioprotetor devido às suas propriedades antitrombóticas, hipolipídicas (que é a capacidade de reduzir os níveis de colesterol e triglicerídeos) e age como hipotensor, sempre que consumida de forma habitual.

cebola1

Mais benefícios da cebola

A tão conhecida ação depuradora da cebola deve-se ao fato de que ela é capaz de remover toxinas e fermentos produzidos no estômago após o processo de digestão, que também é importante para estimular o fígado, pâncreas e a vesícula para que secretem as substâncias necessárias.

Estas propriedades só são efetivas quando consumimos a cebola crua.

Pessoas que possuem o estômago delicado, sofrem de azia ou apresentam tendência a flatulência ou inchaço devem evitar o consumo excessivo de cebola.

As propriedades da cebola são inúmeras; comentamos aqui apenas as mais importantes, por isso, recomendamos o consumo diário, de qualquer forma, mas de preferência crua, pois é quando a cebola mantém todas as suas propriedades.