Como lidar com a dor de garganta?

· 9 de março de 2019
A garganta é quem sofre primeiro frente às alterações bruscas de temperatura. Mas, com algumas dicas simples é possível controlar a dor e, em algumas ocasiões, resolver o problema.

Quando sofremos mudanças bruscas de temperaturas, uma parte de nosso corpo é uma das primeiras a ser afetada. Já deu pra saber de qual parte estamos falando? Nos referimos à garganta, um ímã inesgotável de bactérias e vírus durante 365 dias por ano.

Assim, entre os múltiplos problemas que aparecem junto a dor, devemos destacar a inflamação das amídalas, sensação de coceira e ardor na região e também dor ao ingerir qualquer tipo de alimento.

E você? Já sofreu com algum desses problemas sem saber como resolver? Em seguida, relataremos algumas dicas simples para pôr um fim a ele. Confira.

Dicas para dar adeus à dor de garganta

  • Proteja-se do frio dentro e fora de casa. Caso resolva esse problema o quanto antes, é muito importante permanecer de repouso, em casa, por pelo menos dois dias, para observar uma melhora efetiva. Assim, a garganta não ficará vulnerável, por exemplo, às mudanças bruscas de temperatura e quantidade de bactérias que encontramos no exterior.
  • Água quente. Durante o período de repouso é recomendável que beba água morna com certa frequência. Assim, a sensação de alivio da inflamação se tornará evidente e uma sensação de bem estar surgirá. Além disso, também é bom fazer gargarejos com água morna e um pouco de sal para evitar possíveis infecções.
  • Gengibre e alho. Esse é um método de choque mais direto, mas os efeitos são completamente satisfatórios e mais rápidos. Assim, por um lado, o gengibre ajudará a prevenir problemas de infecção na garganta e também a reduzir a inflamação. Por outro lado o alho, atuará como uma espécie de antibiótico natural que será muito benéfico no combate a germes.
  • Chá verde. Esta mais que provado que esse chá previne todo tipo de doenças, tais como, por exemplo, diabetes, câncer, doenças cardiovasculares ou outros problemas relacionados a infecções (e entre eles, os germes da garganta que costumam aparecer em forma de placas). Além disso, o chá amenizará um pouco a dor de garganta.
  • Analgésicos. Se notar que a dor de garganta é insuportável, é recomendável tomar analgésicos para alivia-la. Não é recomendável o uso de antibióticos, a não ser que seja estritamente necessário. Consulte seu médico para se informar melhor.

E não perca: Tratamento da dor de garganta com água e mel

gengibre e alho são dois ótimos ingredientes para amenizar ou acabar com a dor de garganta

Considerações finais

Definitivamente, a dor de garganta pode ser um mal muito incômodo em longo prazo, mas se cuidarmos como devemos e seguirmos esses procedimento simples, seguramente, nos recuperaremos antes do que imaginamos.

Imagens oferecidas por: somebear e light~n~shadow.

  • Pilla, M. A. C., Amorozo, M. C. D. M., & Furlan, A. (2006). Obtenção e uso das plantas medicinais no distrito de Martim Francisco, Município de Mogi-Mirim, SP, Brasil. Acta Botanica Brasilica, 789-802.