7 benefícios de tomar banho com água fria todas as manhãs

Se não estivermos acostumados a tomar banho com água fria, podemos diminuir gradualmente a temperatura da água e sempre tentar terminar com essa opção
7 benefícios de tomar banho com água fria todas as manhãs

Última atualização: 16 Fevereiro, 2021

Um banho com água fria não é algo que motive a maioria das pessoas. Pelo contrário, basta imaginar que já ficamos com preguiça e sentimos calafrios. No entanto, se soubéssemos dos grandes benefícios que proporciona à saúde, poderíamos decidir experimentar essa simples terapia caseira.

Descubra neste artigo os 7 efeitos positivos que, de acordo com a sabedoria popular, você obterá ao tomar banho com água fria pela manhã, assim como algumas dicas para fazer isso do jeito certo.

7 benefícios para a saúde

Embora não haja evidências suficientes sobre esse benefício, acredita-se que introduzir ramos de eucalipto no banho pode contribuir para o controle do estresse.

1.   Acelera o metabolismo

Ao tomar banho com água fria, a temperatura do corpo diminui, então o organismo aumenta o gasto de energia para mantê-la. Desta forma, aceleramos o metabolismo e queimamos mais calorias. Isso pode ser muito benéfico para pessoas com metabolismo lento.

2. Regula a temperatura corporal

Ao acelerar o metabolismo, o corpo ativa uma função natural para equilibrar a temperatura diante das mudanças externas. Esse hábito é muito saudável, já que estamos acostumados ao efeito contínuo da temperatura artificial (ar-condicionado, fogão, etc.).

3. Ativa a circulação

Os banhos com água fria aumentam a frequência cardíaca e provocam uma contração dos músculos, dois efeitos que causam a ativação da circulação em todo o corpo. Isso nos dá uma sensação imediata de bem-estar, assim como muitos benefícios para a saúde a longo prazo.

Em outras palavras, a aplicação de água fria em qualquer parte do corpo provoca uma contração dos vasos sanguíneos que reativa a circulação por todo o corpo. Essa ação provoca um “descongestionamento” dos órgãos.

Em uma pesquisa, foi possível observar que “o resfriamento pós-exercício, por exemplo, com a imersão em água fria, mostrou efeitos cardiovasculares e hormonais benéficos durante a recuperação do exercício em um ambiente quente.”

4. Melhora a pele

Costuma-se dizer que a água fria é o melhor tratamento de beleza para a pele, pois tem um efeito tensor e reafirmante que combate a flacidez e as rugas. Além disso, ajuda a eliminar células mortas e evitar estrias e celulite.

5. Elimina líquidos

O efeito da água fria sobre os vasos sanguíneos ativa a circulação e a drenagem linfática do organismo, o que tem um efeito positivo, facilitando a eliminação de fluidos. Isso beneficia tanto as pessoas que sofrem de inchaço e sensação de peso, quanto aquelas que têm inflamações nas articulações.

A hidroterapia faz uso da água em várias temperaturas para proporcionar alívio e maximizar o bem-estar de pessoas com várias doenças.

6. Cabelo brilhante

Além de melhorar a saúde e a aparência da pele, a água fria também beneficia o cabelo se o expusermos às baixas temperaturas apenas alguns segundos ou na região da nuca. Conseguiremos um cabelo mais brilhante e também evitamos a queda. No entanto, a temperatura da água acima da cabeça deve ser fresca, não gelada.

7. Fortalece o sistema imunológico

Ao melhorar a função do sistema linfático, a água fria também melhora as defesas do organismo. Dessa forma, considera-se que tanto os banhos completos com água fria quanto uma última ducha com água fresca antes de sair do banho ajudam a fortalecer o sistema imunológico. 

De acordo com um estudo recente, “banhos rotineiros (de água quente para fria) resultou em uma redução estatística em licenças médicas autodeclaradas, mas não nos dias de licença médica em adultos sem comorbidade grave”. Portanto, é necessário aprofundar o assunto para obter dados mais concretos e tirar conclusões.

Como devemos tomar o banho com água fria?

Para aproveitar os benefícios da água fria, dizem que o ideal é sempre começar com os pés, visto que entrar bruscamente em baixo da corrente de água fria pode ser prejudicial para a saúde, principalmente para os pulmões e para o coração.

  • Devemos começar com os dois pés e ir subindo até o pescoço e o rosto, mas evitando o resto da cabeça.
  • Também podemos fazer uma rota alternativa, subindo da perna direita até o pescoço e depois descer até o pé esquerdo.
  • O tempo do banho com água fria pode durar entre 30 segundos e 1 minuto. Também podemos alterná-lo com água quente.

Conselhos importantes

Aqui destacamos algumas dicas importantes para realizar os banhos com água fria do jeito certo:

  • Embora a água fria tenha todos esses benefícios para o organismo, devemos sempre evitar a área da cabeça.
  • Se você costumar tomar banho sempre com água muito quente, recomendamos fazer a mudança gradualmente. Podemos diminuir aos poucos a temperatura e alternar entre a água fria e quente.
  • Para obter as propriedades saudáveis ​​que detalhamos, os banhos frios são muito benéficos pela manhã, graças ao seu poder estimulante.

Por outro lado, à noite a água quente (em uma temperatura suportável) é mais adequada, o que nos ajuda a relaxar e a descansar melhor.



  • Butts CL, McDermott BP, Buening BJ, et al. Physiologic and Perceptual Responses to Cold-Shower Cooling After Exercise-Induced Hyperthermia. J Athl Train. 2016;51(3):252–257. doi:10.4085/1062-6050-51.4.01
  • Buijze GA, Sierevelt IN, van der Heijden BC, Dijkgraaf MG, Frings-Dresen MH. The Effect of Cold Showering on Health and Work: A Randomized Controlled Trial [published correction appears in PLoS One. 2018 Aug 2;13(8):e0201978]. PLoS One. 2016;11(9):e0161749. Published 2016 Sep 15. doi:10.1371/journal.pone.0161749
  • Goto Y, Hayasaka S, Kurihara S, Nakamura Y. Physical and Mental Effects of Bathing: A Randomized Intervention Study. Evid Based Complement Alternat Med. 2018;2018:9521086. Published 2018 Jun 7. doi:10.1155/2018/9521086