O que você precisa saber sobre o seu metabolismo para perder peso

16 Setembro, 2020
O exercício físico é uma das melhores maneiras de acelerar o seu metabolismo, uma vez que ele continua funcionando horas depois de terminar a atividade.

O termo metabolismo se tornou muito popular entre as pessoas, principalmente devido à sua importância para quem quer perder peso.

O que alguns não sabem é que, além dessas funções, trata-se de um conjunto complexo de processos químicos cuja função principal é transformar os alimentos em fontes de energia.

Suas atividades são decisivas para o funcionamento ideal das células. Na verdade, ele interfere no controle da glicose no sangue, na saúde cardiovascular e em muitas outras funções vitais.

No entanto, maus hábitos e problemas hormonais podem retardar a sua atividade e diminuir a sua capacidade de realizar essas tarefas.

Como consequência, ocorre um notável ganho de peso e, com o passar dos dias, surgem alguns transtornos de saúde que podem afetar a qualidade de vida.

Por isso, é fundamental entender o papel que ele desempenha no nosso corpo e como ele pode ser ativado para promover o controle de peso.

Hoje, queremos destacar alguns aspectos importantes que, quando levados em consideração, são ideais para otimizar suas funções na perda de peso.

Como o metabolismo pode nos ajudar a perder peso?

Ganhar massa muscular é a melhor maneira de acelerar o metabolismo

O papel do metabolismo para perder peso

Uma das principais chaves para aumentar o ritmo do metabolismo é construindo massa muscular através dos exercícios físicos e do consumo de uma dieta balanceada.

Os músculos são metabolicamente mais ativos em comparação com a gordura ou os ossos. Portanto, eles precisam de mais calorias para funcionar.

Assim, o fortalecimento da massa magra do corpo contribui para aumentar o gasto energético, mesmo quando em repouso.

O controle da glicose é a chave para o metabolismo e para perder peso

Todos os alimentos influenciam os níveis de glicose no sangue. Eles são metabolizados para fornecer “combustível” ao corpo.

No entanto, os alimentos ricos em carboidratos simples e açúcares refinados alteram esses níveis, e esses desequilíbrios desaceleram o metabolismo.

Para estabilizar seus níveis, é essencial limitar a ingestão desses alimentos e, em vez disso, aumentar as fontes de proteínas e carboidratos complexos.

O sono interfere no metabolismo

O sono interfere no metabolismo

Ter um sono de boa qualidade é fundamental para evitar distúrbios metabólicos que levam ao ganho de peso.

Durante o período de descanso, que não deve ser inferior a 8 horas, alguns processos são realizados. Estes renovam as energias para o dia seguinte.

  • Além disso, durante esse período, os hormônios que controlam a vontade de comer são secretados. Portanto, é fundamental evitar a ingestão excessiva de calorias.

Dormir menos do que o recomendado aumenta a produção dos hormônios da fome e, com o passar dos dias, favorece o ganho de peso.

O consumo de água é essencial

O consumo diário de água é um dos principais hábitos para otimizar as funções metabólicas.

Na verdade, um organismo desidratado apresenta alterações nesses processos. Com o passar dos dias, ele ganha peso e tende a desenvolver doenças.

A água não contém calorias. Além disso, é um dos melhores suportes para os órgãos que filtram os resíduos do sangue.

A importância de um bom café da manhã para beneficiar o metabolismo e perder peso

A importância de um bom café da manhã

Muitos têm a falsa crença de que pular o café da manhã contribui para a perda de peso. No entanto, isso pode ter o efeito oposto.

O café da manhã é a refeição mais importante, não só porque é uma fonte de energia para o corpo ao longo do dia, mas porque é a chave para um bom funcionamento metabólico.

Passar muitas horas em jejum faz com que o corpo reaja acumulando energia, reduzindo seu rendimento físico e mental.

Às vezes, o metabolismo não funciona corretamente

Infelizmente, para muitas pessoas, as funções metabólicas nem sempre são realizadas corretamente, apesar da prática de hábitos saudáveis.

Isso explica por que alguns perdem peso facilmente, enquanto outros têm que dobrar seus esforços para ver os resultados.

  • Isso se deve ao fato de que alguns hormônios participam da sua função, os quais, quando desequilibrados, retardam seus processos.
  • Além disso, ele também é comprometido pelo acúmulo excessivo de toxinas e pelo desenvolvimento de algumas doenças nos principais sistemas do corpo.
  • Com o passar dos anos, seu ritmo diminui e leva a algumas dificuldades que devem ser enfrentadas.

Você conhecia essas curiosidades sobre o seu metabolismo? Agora que você sabe mais sobre como ele funciona, tente adotar hábitos saudáveis ​​que contribuam para a perda de peso e para ter uma saúde melhor.

Imagem principal cortesia de © wikiHow.com

  • Stokes T., Hector AJ., Morton RW., McGlory C., Phillips SM., Recent perspectives regarding the role of dietary protein for the promotion of musle hypertrophy with resistance exercise training. Nutrients, 2018.
  • Luo HQ., Cao PY., Zuo ZL., Wu K., et al., Sleep duration and abdominal obesity in elderly in china. Sichuan Da Xue Xue Bao Yi Xue Ban, 2017. 48 (4): 584-588.
  • Jeong JN., Effect of pre meal water consumption on energy intake and satiety in non obese young adults. Clin Nutr Res, 2018. 7 (4): 291-296.