Dieta saciante para emagrecer sem passar fome

25 Agosto, 2020
A dieta saciante é ideal para perder peso com saúde, pois irá ajudá-lo a emagrecer sem passar fome pelas características dos alimentos que a compõem.

Cada vez mais pessoas estão começando a perceber a importância dos alimentos para preservar a boa saúde. A dieta saciante é uma boa opção para as pessoas que querem perder alguns quilos.

Alimentos saciantes são aqueles que permitem manter a sensação de estômago cheio por mais tempo. Controlar essa sensação é uma questão muito séria para quem quer perder peso. Fazer uma seleção adequada dos alimentos vai criar menos picos de fome entre as refeições.

Muitas pessoas recorrem a endocrinologistas ou nutricionistas para estabelecer um plano de dieta adequado para que seu corpo se sinta melhor e para evitar doenças causadas ​​pela má alimentação, não apenas com o objetivo de perder peso ou ganhar massa muscular. 

Felizmente, a dieta saciante é ideal tanto para perder peso quanto para ter uma boa saúde, pois ajuda a emagrecer sem passar fome devido às características dos alimentos que a compõem.

Características alimentares da dieta saciante

Dieta saciante para emagrecer sem fome
Alimentos ricos em fibras, proteínas de qualidade e carboidratos complexos ajudam a nos manter saciados por mais tempo.

Em primeiro lugar, os alimentos saciantes costumam ser ricos em proteínas, pois são os nutrientes que mais ajudam a aumentar a sensação de saciedade e a evitar a fome. Além disso, as proteínas promovem a queima de gordura. Por isso, é importante incluí-las de maneira moderada na dieta para perder peso.

Alimentos ricos em fibras também são muito saciantes. A fibra captura os nutrientes dos alimentos e os mantém mais tempo no intestino antes de digeri-los. Além disso, a fibra também absorve água e aumenta o seu tamanho. Como consequência, a sensação de saciedade permanece por mais tempo.

Outros alimentos caracterizados pela sua capacidade de saciar são aqueles que são grandes ou têm um volume elevado, mas com poucas calorias, como os vegetais de folhas verdes ou as frutas.

Nesse sentido, é importante comer os alimentos inteiros, sem triturá-los nem batê-los no liquidificador. Os líquidos são menos saciantes e são absorvidos mais rapidamente do que os pedaços inteiros, porque você não precisa digeri-los tanto.

Finalmente, os alimentos que contêm um índice glicêmico mais baixo ajudam a manter os níveis normais de glicose no sangue. Como consequência, o apetite será melhor regulado.

A seguir, veremos quais alimentos compartilham algumas dessas características e são ideais para serem introduzidos em uma dieta saciante.

Leia também: 5 melhores frutas que aceleram o emagrecimento de maneira saudável

Peixe

O peixe é um alimento muito saudável
O consumo de peixe, além de fornecer nutrientes muito saudáveis, é uma excelente maneira de aumentar a sua saciedade por mais tempo.

Tanto os peixes brancos quanto os oleosos são alimentos muito saciantes pois contêm um alto teor de proteínas.

O peixe branco, como a pescada, a merluza ou o bacalhau, é caracterizado por seu baixo teor de gordura e alto teor de proteínas. É um peixe leve, mas muito saciante, ideal para manter a fome afastada.

Os peixes oleosos, como o salmão, a cavala ou atum, contêm mais calorias, mas fornecem proteínas de qualidade e gorduras saudáveis ​​em uma proporção maior. Portanto, embora tenham mais calorias, são igualmente saciantes e recomendados para perder peso e gozar de uma boa saúde.

Talvez você também esteja interessado em ler:  Receitas com peixe para cuidar da saúde e conquistar seu paladar

Ovos

O ovo é um alimento altamente nutritivo que deve ser parte da dieta. Embora não forneça fibras, a proteína contida no ovo é considerada um padrão de referência comparada nutricionalmente com outras proteínas em outros alimentos.

São proteínas que proporcionam uma sensação de alta saciedade e também oferecem gorduras saudáveis para o organismo, do tipo  mono e poli-insaturadas.

Frutas e verduras incluídas na dieta saciante

Frutas cítricas
Com uma composição rica em água e vitaminas, as frutas frescas são alimentos saudáveis ​​e altamente recomendados.

Uma dieta saudável e equilibrada deve conter pelo menos cinco porções diárias de frutas e verduras. Algumas são mais saciantes do que outras, como aquelas com alto teor de água.

A melancia, por exemplo, é composta por mais de 90% de água, por isso fará você se sentir cheio. Nesse sentido, a toranja também é uma fruta muito satisfatória. Além disso, fornece efeitos antioxidantes.

Por outro lado, a banana e a maçã são frutas mais calóricas do que as outras duas mencionadas, mas evitarão a sensação de fome por mais tempo. Por esse motivo, são ideais para o café da manhã ou um lanche da tarde.

  • Aranceta, J. (2004). Frutas, verduras y hortalizas. In Archivos Latinoamericanos de Nutricion.
  • Rojas, P. M. C., & Sasso, L. F. Y. (2005). El pescado blanco. Revista Digital Universitaria.
  • Downes FP. (2001). HUEVOS y OVOPRODUCTOS. In Manual de Microbiología de los aalimentos.