Manter uma dieta balanceada: a chave para um corpo saudável

· 6 de junho de 2018
Além de seguir uma dieta balanceada em que incluímos frutas, verduras, carne e peixe, também é muito importante não esquecer a hidratação adequada.

Os hábitos alimentares podem variar de pessoa para pessoa, dependendo da idade, metabolismo e estado de saúde. Embora existam certas generalidades que devem ser respeitadas, é essencial levar em conta esses fatores individuais para manter uma dieta balanceada.

Durante muitos anos, acreditava-se que era preciso “eliminar” determinados grupos de alimentos da dieta para manter um peso saudável e equilibrado. No entanto, esta crença entrou em colapso e hoje sabe-se que é essencial comer um pouco de tudo.

O problema é que muitos continuam a menosprezar o que comem e, apesar das advertências, continuam a consumir produtos que não fornecem os nutrientes essenciais exigidos pelo organismo.

Como resultado, os casos de sobrepeso e obesidade aumentaram e, é claro, o número de pacientes com doenças crônicas que reduzem a qualidade de vida aumentou.

Por que é importante manter uma dieta balanceada para ter um corpo saudável? O que deve ser levado em conta para adotar uma boa dieta? Nós falaremos sobre isso a seguir.

O que é um plano de dieta balanceada?

Mulher comendo salada

Um plano de dieta balanceada é aquele que, em certa medida, fornece todos os nutrientes essenciais exigidos pelo organismo para funcionar em condições ideais.

É composta por alimentos variados e de alta qualidade, que ajudam a elevar o nível de energia para melhorar o desempenho físico e mental em cada uma das atividades diárias. Uma dieta balanceada deve:

  • Levar em conta o tipo de alimento, mas também as porções, os horários em que são consumidos e a maneira como são preparados.
  • Atender às necessidades do corpo, considerando possíveis doenças, peso corporal e estágio da vida.
  • Não excluir grupos nutricionais, mas moderar certos alimentos que possam ser prejudiciais se consumidos excessivamente.

Por que é importante manter uma dieta balanceada para cuidar do corpo?

“Você é o que você come”… ouvimos essa frase em centenas de oportunidades. Embora muitos tenham decidido menosprezá-la, na realidade ela é bem correta.

Os alimentos são aqueles que contêm os nutrientes que ajudam a iniciar as funções de todo o corpo. Por esse motivo, quanto mais saudáveis, maior a sensação de bem-estar.

Uma dieta saudável, cujo número de calorias não excede o recomendado, ajuda a manter um peso saudável e fortalece as defesas para prevenir doenças.

Ao mesmo tempo, intervém em outros processos vitais que influenciam diferentes aspectos da saúde física, mental e emocional.

Quais são as chaves para manter uma dieta balanceada?

Refeição leve e saudável

Para que a dieta seja balanceada, todos os excessos devem ser evitados. Não se trata de comer em grandes quantidades, nem de reduzir ao máximo a ingestão calórica total.

Coma de forma variada

Variar os alimentos na dieta é crucial para fornecer ao corpo todos os nutrientes necessários para funcionar adequadamente.

Embora seja recomendado moderar o consumo de fontes de gordura e açúcar, elas não devem ser eliminadas completamente do plano de alimentação.

Certifique-se de comer:

  • Frutas e vegetais frescos
  • Carnes magras
  • Cereais integrais
  • Óleos vegetais (oliva, canola ou girassol)
  • Oleaginosas e sementes
  • Peixes e frutos do mar

Controle o tamanho das porções

Até alguns anos atrás, pensava-se que era correto consumir três pratos principais saudáveis. Embora hoje o hábito permaneça em muitas pessoas, recomenda-se dividir as porções entre quatro ou cinco refeições por dia.

  • As pequenas porções ingeridas ao longo do dia controlam a sensação de ansiedade por comer e influenciam positivamente a atividade do metabolismo.

Coma devagar

Dieta equilibrada

O corpo precisa de algum tempo para enviar os sinais de satisfação ao cérebro.

Portanto, na hora de comer, o indicado é fazê-lo devagar, mastigando bem os alimentos.

Beba bastante líquido

Um dos principais erros que as pessoas cometem em sua dieta é não consumir líquido suficiente.

Não podemos esquecer que a água participa de todos os processos vitais do corpo. Portanto, para ter um corpo saudável, é essencial bebê-la todos os dias .

  • Em vez de tomar bebidas açucaradas ou industrializadas, o ideal é consumir de 6 a 8 copos de água por dia.
  • A água pode ser substituída por infusões medicinais ou sucos naturais.

Você quer se sentir cheio de energia? Deseja melhorar sua forma física? Agora que você sabe o quão importante é a alimentação, tente melhorá-la dia após dia.