Dietas saudáveis e econômicas: alimentos recomendados

Desejar ter uma dieta saudável não significa precisar gastar muito dinheiro, desde que você saiba escolher os alimentos certos para atingir seu objetivo sem apresentar deficiências nutricionais.

Uma dieta saudável e equilibrada não é incompatível com uma lista de compras barata. De fato, basear nossa alimentação em frutas e vegetais nos permitirá seguir uma dieta saudável e pobre em gordura. Além disso, este tipo de comida geralmente é mais barata do que carne ou peixe. Para provar isso, compartilharemos algumas dicas para seguir dietas saudáveis e econômicas.

Alimentos para montar dietas saudáveis e econômicas

Arroz integral

O arroz é um alimento muito difundido em todo o mundo e é o ingrediente base em inúmeros pratos tradicionais de muitos países. Em particular, o arroz integral será mais saudável do que o arroz branco e nos ajudará a manter uma dieta mais saudável.

Arroz integral

De um modo geral, uma porção de arroz nos dará 21% da dose diária recomendada de magnésio, 15% da quantidade de vitamina B6, 4% da quantidade de ferro e 3,5 gramas de fibras.

  • Por outro lado, cerca de meia xícara de arroz integral pode fornecer ao nosso organismo até 1,7 gramas de amido resistente. Este é um carboidrato saudável que nos permite acelerar o nosso metabolismo, contribuindo para a queima de calorias.

Iogurte grego com 0% de gordura

O iogurte grego é um alimento com excelentes valores nutricionais e muitos benefícios para a saúde. Uma porção diária de iogurte grego sem gordura pode fornecer cerca de 23 gramas de proteína para o nosso corpo.

  • Esse alimento até rivaliza com as fontes mais tradicionais de proteína, como a carne ou o peixe.
  • Naturalmente, é importante escolher o iogurte desnatado para evitar a ingestão excessiva de lipídios.

Farinha de aveia

Farinha de aveia

Para evitar o consumo de alimentos refinados, como a farinha branca, podemos substituí-la pela farinha de aveia.

  • A aveia é um alimento barato e fácil de encontrar em qualquer supermercado, que pode servir tanto para fazer farinha caseira ou para acompanhar qualquer café da manhã.
  • Para manter uma dieta mais saudável, será aconselhável evitar a adição de açúcar à aveia e optar por alternativas como estévia, mel ou canela.

Em geral, uma dose contém cerca de 4,6 gramas de amido, o que, como dissemos, nos ajudará a acelerar o metabolismo e promover a perda de peso.

Feijão e grão-de-bico

As leguminosas são alimentos com excelentes propriedades nutricionais, que contribuem para o nosso corpo com boas quantidades de proteínas, vitaminas e outros nutrientes essenciais. Além disso, a maioria é fácil de encontrar a um preço reduzido, por isso são elementos altamente recomendados para serem incluídos em dietas saudáveis ​​e econômicas.

O consumo regular de feijão e grão-de-bico pode nos ajudar a reduzir os quilos extras, o que é especialmente recomendado para pessoas com excesso de peso. Além disso, eles ajudam a diminuir a pressão arterial.

Entre os vários nutrientes benéficos que esses alimentos fornecem estão o ferro e o sódio.

Atum enlatado

Atum enlatado

O atum é um peixe que nos dará uma boa quantidade de proteína. Além disso, é uma excelente fonte de ômega 3 e gorduras saudáveis.

Portanto, ao incorporar o atum enlatado em nossa alimentação, ele nos ajudará a manter uma dieta saudável e uma lista de compras barata, principalmente se optarmos por conservas com óleo de girassol em vez de azeite.

Batata doce

A batata doce irá fornecer ao nosso corpo vitaminas e minerais essenciais. Uma porção de batata doce nos dará 37,7% da quantidade diária recomendada de vitamina A, 15% de vitamina B6 e uma boa quantidade de potássio e fibra.

Além disso, ela contém vitamina C, manganês, vitamina B1, B2 e fósforo. Este produto é muito fácil de encontrar em qualquer mercado, e podemos prepará-lo de maneiras muito diferentes, muitas vezes iguais às batatas comuns.

Portanto, a batata doce é um alimento super recomendado para dietas saudáveis e econômicas.

Maçãs

Entre as frutas, as maçãs são especialmente baratas e altamente recomendadas para contribuir para a perda de peso. É uma fruta cheia de vitaminas, minerais e fibras. Seu consumo regular vai nos ajudar a reduzir o apetite e melhor a ingestão de alimentos.

Em suma, as frutas e legumes são muito mais baratos do que a carne e o peixe. Portanto, favorecer o consumo destes alimentos nos ajudará a manter uma dieta saudável e a reduzir o custo geral de nossa lista de compras.

Estes são produtos perfeitos para incorporar em dietas saudáveis e econômicas.

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