Salmão com especiarias e arroz integral

9 de março de 2019
Conheça essa receita com salmão e arroz integral e tire proveito de todos os seus benefícios

O salmão é o peixe da moda, sabe por quê? Por ser um alimento rico em ômega 3. Muito utilizado na sábia culinária japonesa, este peixe ocupou espaço definitivo na mesa dos brasileiros.

O ômega 3 é um ácido graxo que promove grandes benefícios à nossa saúde.

O corpo humano não é capaz de produzir esta substância, então, necessariamente,temos que procurá-la na alimentação.

Os benefícios do ômega 3 são muitos. Ele regula o sistema circulatório, prevenindo o entupimento das artérias.

Conheça: 7 alimentos que contêm ômega 3

Coloca em dia o nível de colesterol e triglicerídeos, diminui a pressão arterial, reduz a possibilidade de doenças como a diabetes, câncer, asma e derrames cerebrais.

Pesquisas ainda apontam o ômega 3 como um bom indicativo para a melhora do humor e do sistema imunológico. Veja a seguir uma receita com salmão, bastante saudável para a sua dieta.

Leia também: 6 dicas para fortalecer seu sistema imunológico

Salmão com especiarias e arroz integral

Compre 1,8 kg de salmão, faça cortes na pele do peixe e coloque-o em uma tigela.

Para o tempero do peixe: 1 xícara de chá de vinho branco seco, 2 colheres de chá de cominho moído, sal e pimenta-do-reino a gosto, 2 pauzinhos de canela partidos em pedaços, 2 colheres de chá de cúrcuma em pó e 2 anis-estrelados em pedacinhos pequenos.

Faça uma boa mistura deste tempero e passe no peixe. Deixe agir por 30 minutos, cobrindo o peixe com filme plástico. Coloque-o na geladeira.

Após pegar o tempero, o peixe deve ser assado no forno por 40 minutos. Perceba a hora certa de tirar o peixe do forno, quando sua carne começar a soltar em lascas.

Benefícios do arroz integral

arroz-integral. Pinch My Salt

O arroz integral deveria fazer parte do dia a dia do cardápio brasileiro, que costuma comer necessariamente o arroz branco todos os dias.

As substâncias contidas no arroz integral estão relacionadas a benefícios à saúde, como controle da glicemia (prevenção do diabetes e da obesidade), redução dos níveis séricos de lipídios (gorduras), além de redução da pressão arterial e doenças cardiovasculares.

O arroz branco engorda, o arroz integral não. O arroz integral é rico em proteínas, o arroz branco não. A arma principal do arroz integral é a sua casca, o arroz branco não possui casca.

Está justamente na casca a fonte de todos os nutrientes do arroz integral que fazem toda a diferença na alimentação.

Os nutrientes do arroz integral combatem também a queda de cabelo, ajudam no fortalecimento da unha e na saúde de sua pele, por conter metionina, um ácido essencial ao corpo humano.

Arroz integral com sementes e amêndoas

Cozinhe 3 xícaras de arroz integral conforme instrução na embalagem do produto.

É muito simples; após o cozimento do arroz, misture meia xícara de semente de girassol, meia xícara de semente de abóbora torrada, amêndoas fatiadas e torradas e cebolinha a gosto. Fica tudo uma delícia.

  • Swanson, D., Block, R., & Mousa, S. A. (2012). Omega-3 Fatty Acids EPA and DHA: Health Benefits Throughout Life. Advances in Nutrition: An International Review Journal. https://doi.org/10.3945/an.111.000893
  • Tian, S., Nakamura, K., & Kayahara, H. (2004). Analysis of phenolic compounds in white rice, brown rice, and germinated brown rice. Journal of Agricultural and Food Chemistry. https://doi.org/10.1021/jf049446f