6 dicas para fortalecer seu sistema imunológico

· 16 de maio de 2017
Hábitos tão simples quanto manter o organismo hidratado e dormir bem nos ajudam a fortalecer o sistema imunológico, por isso não temos desculpas para não fazê-lo. Nossa saúde depende disso.

O sistema imunológico é o aparelho de defesa que nosso corpo tem para nos proteger diante de infecções, bactérias, ou qualquer coisa que possa nos fazer mal.

Por isso, fortalecer o sistema imunológico deve ser uma das nossas prioridades caso queiramos ficar saudáveis.

Apesar da sua importância, nos ensinaram mais como cuidar de nossos dentes ou pele, mas nem sempre sabemos quais hábitos podem ajudar a fortalecer o sistema imunológico.

Hoje queremos falar justamente disso. Você descobrirá que estas dicas são bem simples e altamente recomendadas para ter uma maior qualidade de vida.

Conselhos para ter um sistema imunológico mais forte

1. Durma bem

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Dormir é mais do que um prazer, é uma obrigação para que seu corpo se mantenha saudável.

Quando dormimos, nossas células se regeneram e o corpo se cura. Isso se deve ao fato dos anticorpos que existem no corpo combaterem as dores, lesões e outras doenças.

Quando não dormimos o suficiente, estamos retirando a oportunidade e o tempo do corpo de conseguir o rejuvenescimento e a reparação.

Agora você já sabe: em sua lista de coisas para fazer para se manter saudável deve estar dormir por 8 horas todas as noites para fortalecer o sistema imunológico.

Leia também: 5 consequências de dormir pouco

2. Coma mais frutas cítricas e vegetais crus, e menos carnes e laticínios

As verduras e frutas geralmente contêm altos níveis de antioxidantes que ajudam a fortalecer o sistema imunológico.

Quando consumimos uma dose saudável de cítricos, podemos ter certeza de que obtivemos a vitamina C e antioxidantes que precisamos.

Ao manter uma dieta rica em vegetais e frutas cruas, nos asseguramos de que o corpo está preparado para evitar as doenças que estão no ambiente.

Seu sistema imunológico depende de um intestino saudável, e se estivermos consumindo alimentos ricos em proteínas como carnes, ovos ou laticínios, notaremos uma dramática redução na saúde imunitária.

Com os alimentos de rápida digestão, como as frutas e verduras, as proteínas são eliminadas com maior rapidez.

3. Faça exercícios diariamente

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O exercício é uma grande ajuda para reduzir as possibilidades de contrair doenças crônicas e epidêmicas.

Se você se queixa de que não tem tempo para fazê-lo, saiba que o exercício físico não precisa tomar muito tempo nem dinheiro.

Pense nisso: o dia tem 24 horas, dais quais 8 são para dormir. O resto do tempo fica disponível para fazer o que desejamos, e certamente você poderá encontrar pelo menos 30 minutos livres.

Basta reservar uma hora por dia para fazer algo que ama: dançar, fazer ioga, caminhar, andar de bicicleta ou correr.

Qualquer atividade ajudará a fortalecer seu sistema imunológico, fará você se sentir melhor e cheio de energia.

Além disso, o exercício está diretamente relacionado com a redução do estresse. Por isso, você não só estará melhorando sua saúde, como também se sentirá mais feliz.

Busque qualquer oportunidade para fazer um pouco de exercício. Sejam por 30 minutos contínuos ou três intervalos de 10 minutos.

4. Mantenha-se hidratado

Lembre-se de que beber pelo menos oito copos de água por dia ajuda a nos manter hidratados e a fortalecer o sistema imunológico.

Esta quantidade é incrivelmente pequena levando em consideração que somos compostos por cerca de 80% de água.

Apesar da grande importância que a água tem em nossas vidas, muitas pessoas estão cronicamente desidratadas, e isso tem um efeito importante no sistema imunológico.

Sem água suficiente no corpo, não podemos eliminar as toxinas e outras impurezas que se acumulam ao longo do dia de forma eficaz.

Se não forem eliminadas, as toxinas são absorvidas em nossa corrente sanguínea e enfraquecem nosso sistema imunológico.

A desidratação causa um mau funcionamento dos órgãos e deixa as portas abertas para as doenças.

5. Mantenha uma higiene correta

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Esta é a dica para fortalecer o sistema imunológico que nos ensinaram desde pequenos. As bactérias, vírus e todos os fatores que podem prejudicar nossa saúde se encontram em todos os lados.

Por isso, ter uma higiene correta é super necessário para nos manter afastados das doenças.

As principais recomendações são:

  • Use pasta de dentes antibacteriana
  • Não leve as mãos à boca
  • Tome banho todos os dias

Lembre-se de que no momento de escolher seus produtos de higiene é preciso se afastar de químicos perigosos ou nocivos.

Escolher elementos naturais sempre será a melhor opção.

Visite este artigo: Como tratar os principais problemas na boca

6. Diga “não” ao cigarro 

Fumar, ou simplesmente inalar fumaça, afeta todos os órgãos do corpo e enfraquece seu sistema imunológico.

Cada vez mais são as cidades onde é proibido fumar na maioria das áreas públicas pelo teor tóxico e nocivo deste hábito.

O tabaco é um dos culpados pela hipertensão e vários tipos de câncer, particularmente os relacionados ao sistema respiratório.

Além disso, se você está tentando fortalecer seu sistema imunológico, o tabaco acabará com todos os seus esforços.